Síndrome do intestino irritável

Introdução

Pesquisas relataram que 10 a 15% da população apresenta sintomas da síndrome, com predominância nas mulheres. Os sintomas da SII são desconforto ou dor abdominal, alteração do hábito intestinal, muco nas fezes, urgência retal, distensão abdominal e flatulência.4

Este conjunto de sintomas desagradáveis e dolorosos foi chamado de Síndrome do Intestino Irritável ou 'SII'.

Embora os pesquisadores médicos ainda não tenham certeza do que exatamente causa esta síndrome, ela permanece uma condição com impacto fortemente negativo sobre a qualidade de vida da pessoa acometida. A natureza imprevisível da dor, diarreia e outros sintomas pode exercer uma influência profundamente perturbadora na vida pessoal e profissional do paciente.

Esta seção do site do Buscopan® apresenta os sintomas, causas em potencial e abordagens úteis para essa condição.

bowel

Embora as causas exatas da SII ainda não sejam conhecidas, os especialistas definiram uma lista dos principais sintomas da síndrome. Uma pessoa é diagnosticada com SII se:

  • sofreu, no ano passado, de dor ou desconforto abdominal acompanhado por mudanças na evacuação normal por pelo menos 3 meses;
  • fez exames para doenças, alergias ou intolerâncias que explicariam os sintomas; no entanto, não obteve melhora.
head

Pessoas que sofrem de Síndrome do Intestino Irritável frequentemente apresentam efeitos negativos sobre seu humor geral em resultado da dor e do desconforto. Diarreia, constipação, flatulência e distensão na barriga afetam o senso de bem-estar e autoconfiança da pessoa acometida. Essa condição pode também levar a cefaleias por tensão, fadiga e outros problemas físicos e psicológicos.

Critérios para síndrome do intestino irritável

Somente um médico é capaz de fornecer um diagnóstico. O questionário abaixo investiga os principais critérios para o diagnóstico de SII. Quanto mais perguntas que você responder com ‘sim,’ maior a possibilidade de que seu médico possa diagnosticá-lo com SII.

  • Você tem cólicas, espasmos abdominais, distensão (estufamento) abdominal ou muco nas suas fezes?
  • Você observou mudanças na frequência de suas fezes e/ou na consistência de suas fezes (ou mesmo alternando entre diarreia e constipação)?
  • Os sintomas melhoram após você evacuar?
  • Você apresenta esses sintomas há pelo menos três meses?
  • Você vê a conexão entre esses sintomas e situações estressantes e/ou tensão psicológica?
  • Você realizou testes para outros transtornos digestivos que podem ser possíveis causas para os sintomas, mas eles resultaram negativos?

Se você respondeu uma ou mais dessas perguntas com ‘sim,’ consulte um médico..

belly

Embora a SII afete as vidas de milhões no mundo todo, infelizmente, os cientistas ainda não conseguem apontar a sua causa. Uma hipótese é que as pessoas que sofrem de SII têm uma sensibilidade elevada no trato digestivo. As pessoas acometidas pela SII tendem a apresentar reações mais agudas ao alimento, estresse e outros fatores, o que pode interferir no funcionamento do intestino.

Embora a causa original da SII ainda seja desconhecida, há fortes evidências de que o problema seja agravado por dois fatores importantes: alimentos irritantes e estresse. Buscopan® fornece alívio para dor e cólicas abdominais ao relaxar os músculos lisos dos órgãos abdominais.

Antes de tentar tratar os sintomas de SII, é muito importante obter aconselhamento de um médico. O diagnóstico da SII só pode ser dado após todas as outras possíveis causas físicas terem sido descartadas.

A boa notícia é que pessoas acometidas por SII têm muitas opções para aliviar os sintomas. Há também muitas coisas que se pode fazer para reduzir o impacto da SII na vida de alguém. E é importante lembrar que a SII geralmente não é uma condição duradoura: para a maioria das pessoas, a gravidade da SII diminui ao longo do tempo. Também é bom lembrar que a SII não é uma doença de risco à vida.

Tratando os sintomas

Dependendo dos sintomas apresentados, existem algumas opções de tramento disponíveis a serem indicados pelo médico.

Sintoma Medicação Efeito
Dor e cólicas (frequentemente
acompanhadas por distensão abdominal,
constipação e/ou diarreia)
Antiespasmódicos
(por exemplo: Buscopan®)
Alivia cólicas e desconfortos abdominais dolorosos
Diarreia Medicamentos antidiarreia Estimula a formação de fezes mais firmes
Constipação Laxantes Estimula a evacuação natural
Flatulência e inchaço Medicamentos antiflatulência Reduz a pressão de gás aprisionado
Prevenindo os sintomas

Você pode ler mais sobre isso na sessão de Perguntas Frequentes.

Aprenda sobre nossas linhas de produtos e escolha o mais adequado para seu tipo de dor.

VEJA OS PRODUTOS