Cólicas

Chocolate é bom para cólica menstrual? Descubra os benefícios!

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Será que chocolate é bom para a cólica? Essa é uma pergunta bastante comum. Afinal, os sintomas da tensão pré-menstrual, a famosa TPM, afetam tanto o corpo quanto o humor.

Assim sendo, para se sentirem mais dispostas e reconfortadas, muitas mulheres recorrem a esse maravilhoso docinho feito de cacau. Mas será que o chocolate é bom para cólica mesmo?

Bem, vamos por partes! Primeiro, é válido saber a relação da cólica com o chocolate.

A cólica é um sintoma natural da menstruação, causada pelo movimento dos músculos do útero para expulsar o endométrio do seu interior. Algumas mulheres sentem um desconforto leve, já outras sentem dores muito intensas, o que gera suspeita de doenças mais graves.

Por isso, as mulheres buscam não só alternativas para amenizar as cólicas, mas também alimentos que deem prazer1. O aumento do apetite acontece devido a elevação dos níveis de progesterona que regula o ciclo menstrual.

Mas existem evidências científicas de que o chocolate é bom para a cólica? Será que o chocolate aumenta o fluxo menstrual? E comer chocolate menstruada, faz mal?

Descubra essas e outras respostas neste artigo!  

Boa leitura!

Afinal, chocolate é bom para cólica?

Alguns estudos obtiveram resultados positivos que colaboraram para afirmar que sim, chocolate é bom para cólica.

Mas existe uma especificidade: é o chocolate amargo, com concentração de cacau acima de 70%, que pode reduzir as cólicas e dores associadas à menstruação.

Um primeiro exemplo vem de um estudo feito na Indonésia com 50 adolescentes em idade escolar que comparou os efeitos do chocolate amargo vs. o chocolate ao leite.

Na comparação, o grupo que ingeriu 40 gramas de chocolate amargo nos três primeiros dias depois da menstruação, 69% tiveram menos cólicas em comparação ao grupo que ingeriu 40 gramas de chocolate ao leite no mesmo período2.

Outro estudo de uma universidade da Índia dividiu um grupo de 90 estudantes em três: as que comeram 120 gramas de chocolate amargo durante três dias após o início do período menstrual, as que comeram 120 gramas de chocolate ao leite pelo mesmo período e as que não tiveram o chocolate incluído na rotina.

O grupo que comeu chocolate ao leite obteve melhora em relação às cólicas, porém o grupo do chocolate amargo obteve uma redução no sintoma muito superior2.

Mesmo sendo estudos com amostragem pequena, é possível comprovar que o chocolate é bom para a cólica e ainda ajuda a trazer a sensação de prazer, o que melhora bastante o humor nesse período incômodo para muitas mulheres.

Como o chocolate pode aliviar as cólicas?

Agora que já vimos as evidências de que o chocolate é bom para cólica, a próxima dúvida é: por que ele tem esse efeito no organismo? A resposta está nos nutrientes que compõem o chocolate amargo.

A menstruação acontece quando o útero libera o seu revestimento (o endométrio) quando não acontece a fecundação do óvulo naquele mês. Para auxiliar a expulsão, o organismo libera prostaglandinas que agem na contração do útero, causando as cólicas menstruais.

O magnésio, um mineral presente na composição do chocolate amargo, é o responsável pelo alívio das cólicas por ajudar a relaxar os músculos, diminuindo as contrações e a dor uterina3.

Outras evidências apontam que o magnésio também pode inibir a produção de prostaglandinas, que são as responsáveis por estimular as contrações4.

Isso explica porque o chocolate amargo (rico em magnésio) é mais eficaz nos estudos que chocolate ao leite.

Uma porção de 28 gramas de chocolate amargo em concentração de cacau 70-85% de cacau contém 15% do valor diário (VD) de magnésio. A mesma quantidade de chocolate ao leite fornece apenas 4% do VD.

Então, qual quantidade ingerir para usufruir dos benefícios?

Os estudos sugerem que comer entre 40 e 120 gramas de chocolate amargo diariamente durante o período menstrual pode ajudar a reduzir a cólica, pois tenda a aumentar a ingestão de magnésio, o que contribui para relaxar os músculos e aliviar dores2.

Comer chocolate menstruada faz mal?

Não, você pode comer chocolate durante a menstruação. Porém, é melhor não exagerar na quantidade de chocolate ao leite e de outros doces. Isso porque, o açúcar é um alimento inflamatório que em excesso pode causar maior retenção de líquido, o que tende a piorar as cólicas6.

Chocolate aumenta o fluxo menstrual?

Não, o chocolate não aumenta o fluxo menstrual. O aumento do fluxo está mais relacionado a possíveis doenças, como adenomiose e miomas no útero7. Então, caso note um aumento grande em seu fluxo, converse com seu ginecologista!

Chocolate é bom para TPM?

É bom, pois ele pode ajudar a reduzir o desconforto no período, uma vez que sua ingestão traz conforto e prazer2.

Que outros alimentos podem ajudar nas cólicas?

Agora que você já sabe que pode comer chocolate durante a menstruação sem culpa e que ele não faz mal para o organismo, listamos mais opções de alimentos que são ricos em magnésio e outros micronutrientes bons para cólica.

No grupo de micronutrientes com propriedades anti-inflamatórias que contribuem para o alívio da dor estão as vitaminas B1, D, E e K, cálcio, zinco e boro4.

Alguns exemplos de alimentos ricos nesses nutrientes que podem aliviar as cólicas menstruais são:

  • banana2;
  • laranja2;
  • abacate2;
  • vegetais de folhas verdes2;
  • grãos integrais como arroz integral e cereais integrais2;
  • leguminosas como feijão preto e lentilha2;
  • nozes e sementes como amêndoas e sementes de girassol2;
  • iogurte (fortificado com vitamina D)2;
  • salmão2;
  • frango2;
  • tofu2.

Mantendo um estilo de vida equilibrado, com atividades físicas regulares e uma alimentação rica em vegetais, gorduras boas e proteínas, é possível ter ciclos menos dolorosos.

Outro ponto importante é manter o corpo hidratado, ingerindo água ao longo do dia e evitar alimentos ricos em carboidratos refinados, açúcares e álcool.

Além do chocolate amargo, o magnésio pode vir de outros alimentos como abacate, nozes, semente de abóbora, espinafre, banana, entre outros.

Quando procurar o médico?

Quando a dor não é forte e também não surgem outros sintomas durante o período menstrual que podem ser um sinal de alerta, é normal ter cólicas durante a menstruação.

No entanto, as mulheres que sentem dores muito fortes e que impedem de fazer as atividades diárias, têm fluxo menstrual bastante volumoso e difícil de controlar, devem procurar um ginecologista de confiança.

Períodos menstruais muito dolorosos podem significar condições de saúde mais sérias como a endometriose. Essa condição pode melhorar com tratamento, cirurgia em alguns casos e mudanças no estilo de vida. Então, ter orientação é fundamental.

1. Period cramps got you down? Try these 6 foods to soothe the pain [Internet]. Healthshots. 2020. Disponível em: https://www.healthshots.com/intimate-health/menstruation/period-cramps-got-you-down-try-these-6-foods-to-soothe-the-pain/. Acesso em agosto/2022.2. Does Chocolate Relieve Period Cramps? [Internet]. Healthline. 2022. Disponível em: https://www.healthline.com/nutrition/does-chocolate-help-cramps#basics. Acesso em agosto/2022.3. Uberti F, Morsanuto V, Ruga S, Galla R, Farghali M, Notte F, et al. Study of Magnesium Formulations on Intestinal Cells to Influence Myometrium Cell Relaxation. Nutrients. 2020 Feb 22;12(2):573. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7071389/. Acesso em agosto/2022. 4. Saei Ghare Naz M, Kiani Z, Rashidi Fakari F, Ghasemi V, Abed M, Ozgoli G. The Effect of Micronutrients on Pain Management of Primary Dysmenorrhea: a Systematic Review and Metau2010Analysis. Journal of Caring Sciences. 2020 Mar 1;9(1):47–56. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7146731/. Acesso em agosto/2022. 5. Bula do produto Buscopan® drágeas. Disponível em: https://www.buscopan.com.br/produtos/buscopan. Acesso em agosto/2022.6. Eating sugar during periods can legit make them worse. Here’s how [Internet]. Healthshots. 2020. Disponível em: https://www.healthshots.com/intimate-health/menstruation/eating-sugar-during-periods-can-legit-make-them-worse-heres-how/. Acesso em agosto/2022. 7. Mayo Clinic. Menorrhagia (heavy menstrual bleeding) - Symptoms and causes [Internet]. Mayo Clinic. 2017. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/menorrhagia/symptoms-causes/syc-20352829. Acesso em agosto/2022.