Como identificar e cuidar do cansaço mental?
Você já se sentiu esgotado mentalmente? Passou por um período de desequilíbrio, acompanhado por uma sensação de desgaste que perdurou por mais de um dia? Se a resposta for sim, não se preocupe. Pesquisas apontam que o cansaço mental fez parte da rotina de metade dos brasileiros em 2022.
O estudo em questão, encomendado pela Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata), revelou mais. As mulheres são maioria no grupo, representando 57% dos entrevistados que declararam ter passado por momentos de estresse extremo.
Quer entender mais sobre o quadro presente na realidade de tantos brasileiros? Então continue a leitura. Nas próximas linhas, você vê tudo o que preparamos sobre cansaço mental: conceito, causas e dicas para evitar.
O que é cansaço mental?
Cansaço mental é o nome dado ao processo de desgaste que acontece em razão do estresse e de um elevado volume de informações recebido pelo nosso cérebro.¹
Trata-se de um estado psicobiológico ocasionado por longos períodos com alto volume de atividade cognitiva. Quem sente cansaço mental, em geral, o reconhece como “exaustão” e “falta de energia”. ²
É importante ter em mente que o estado de esgotamento mental tem relação próxima com o quadro de estresse. Este, por sua vez, representa uma reação natural do organismo a situações de perigo ou ameaça.
Quando o estresse persiste e atinge níveis elevados, ele pode levar à fase de exaustão.5
Causas do cansaço mental
Um dos responsáveis pelo aumento da cansaço mental tem nome e sobrenome: Síndrome de Burnout.
De acordo com a classificação do Ministério da Saúde ³, o Burnout é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico no ambiente de trabalho.
Ele é ocasionado, em geral, pelo excesso de atividades laborais. Por isso, é bastante comum entre pessoas que atuam em ambientes de pressão e alto nível de responsabilidade, como os profissionais da saúde.
Aliás, um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul indicou que, nessa área de atuação, o Burnout e o estresse fazem parte da rotina dos profissionais. Veja a seguir alguns dos resultados encontrados 4:
- Técnicos de enfermagem (201 profissionais entrevistados): 68,2% com alto nível de burnout e 68,7% com depressão clinicamente significativa;
- Médicos (346 profissionais entrevistados): 45,6% com alto nível de burnout e 42,9% com depressão;
- Enfermeiros (150 profissionais entrevistados): 60% com alto nível de burnout e 55,9% com depressão;
- Psicólogos (126 profissionais entrevistados): 39,7% com alto nível de burnout e 33,6% com depressão.
Situações como a pandemia do novo coronavírus, cujo ápice ocorreu em 2020 e 2021, são exemplos de gatilhos que podem levar os profissionais a quadros de profunda estafa, caracterizados como Burnout.
Quais os sintomas de cansaço mental?
Seja qual for sua área de atuação ou intensidade da jornada de trabalho, o cansaço mental pode ser uma realidade.
Caso identifique algum dos sintomas abaixo, redobre a atenção. Isso porque eles podem ser os primeiros sinais de quadros graves de estresse ou Burnout.
Veja a seguir alguns dos comportamentos e sintomas que caracterizam quadros de exaustão mental, estresse e Síndrome de Burnout: ³
- Dor de cabeça frequente;
- Dificuldades de concentração;
- Cansaço físico e mental constante;
- Negatividade;
- Mudanças no apetite;
- Insônia;.
- Pressão alta.
- Dores musculares.
- Problemas gastrointestinais;
- Dor na barriga;
- Oscilações nos batimentos cardíacos.
- Sentimentos de fracasso e insegurança;
- Falta de vontade de sair da cama ou de casa;
- Sensação de incompetência;
- Alterações repentinas de humor;
- Tendência ao isolamento.
O que o cansaço mental pode causar?
O cansaço pode parecer inofensivo. Mas se não for observado com atenção e diagnosticado com ajuda médica, pode levar a quadros mais graves.
Em alguns casos, a estafa gera hipertensão, gastrite, baixa imunidade entre outras patologias 6.
Além disso, o cansaço mental, provocado pela intensidade do ritmo de trabalho. pode provocar o surgimento do Burnout, gerando lapsos de memória, apagões e até impotência para executar as tarefas mais simples.
Quando ignorado, o quadro de Burnout pode ocasionar um estado de depressão profunda, o que potencializa a importância da busca por apoio profissional logo quando percebidos os primeiros sintomas 6.
Como aliviar o cansaço mental?
Adotar práticas rotineiras saudáveis ajuda a entender como acabar com o cansaço mental. Afinal, um dos caminhos para sentir alívio no quadro é reconhecer e tratar sinais e sintomas logo em suas primeiras manifestações.
Sendo assim, ao se perceber em situações de elevado estresse ou desequilíbrio emocional, coloque em prática nossas dicas para melhorar cansaço mental:
- Descanse adequadamente (no mínimo 8 horas diárias de sono)³;
- Fuja da rotina com atividades de sua preferência;
- Divirta-se e coloque leveza nos seus dias;
- Estabeleça limites que facilitem o seu gerenciamento de atividades no trabalho e em casa;
- Faça atividades físicas regularmente;
- Em momentos de elevado cansaço, evite o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco;
- Procure acompanhamento psicológico para compreender e trabalhar seus sentimentos.6
Caso perceba desconfortos corporais, como dores na barriga, musculares ou de cabeça, busque medicamentos antiespasmódicos e analgésicos para aliviar os sintomas. Entre em contato com o seu médico de confiança e cuide-se com antecedência!
ONDE COMPRAR
Há mais de 50 anos atuando contra a dor na barriga, Buscopan é o medicamento para dores na barriga mais prescrito pelos médicos1.
É especialista em dor na barriga porque possui o ativo específico que age no local das contrações, aliviando a dor.
Indicado para dores na barriga leves, Buscopan da caixinha verde, é adequado para crianças acima de 6 anos e adultos. Mais informações sobre o produto, você confere na bula de Buscopan.
Buscopan. butilbrometo de escopolamina. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas estomacais e intestinais, cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários. MS 1.7817.0890. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 07/2022.Referências Consultadas:
- 1. IQVIA PMB MAT JAN/22
- 2. Bula do Produto Buscopan
Sobre o autor
Buscopan
Buscopan® é uma medicação antiespasmódica que alivia especificamente desconforto e dor abdominais devido a cólicas e espasmos.
Buscopan® oferece um alívio direcionado de seus desconfortos e cólicas abdominais. Ele age onde a dor se desenvolve - no abdômen. Buscopan® funciona diretamente sobre os músculos de seus intestinos para aliviar as cólicas e espasmos que causam o desconforto. Com Buscopan®, você pode confiar que está visando o foco de seu desconforto e cólicas e aliviar o problema.
2. Marcora SM, Staiano W, Manning V. Mental fatigue impairs physical performance in humans. Journal of Applied Physiology. 2009 Mar;106(3):857–64.