Dicas

Evite a constipação: 5 alimentos que prendem o intestino

Imagem dio post Evite a constipação: 4 alimentos que prendem o intestino

Quem nunca sentiu constipação em algum momento da vida que atire a primeira pedra! Afinal, estima-se que esse desconforto atinja cerca de 20% da população mundial, sendo uma das maiores reclamações em consultórios médicos ¹.

Geralmente, os sintomas da constipação intestinal são mais vistos em mulheres e pessoas da terceira idade, podendo acometer outros sexos e idades também ¹.

Mas, a boa notícia é que tem como reverter essa situação e soltar o intestino por meio da alimentação e de outros medicamentos que reduzem a sensação de estufamento e dor na barriga. Vamos lá?

Leia até o final e aprenda o que é constipação, quais são seus sintomas e suas causas, como melhorá-la e quais são os principais alimentos que prendem o intestino. Boa leitura!

O que é constipação?

A constipação intestinal é um sintoma multifatorial que envolve dificuldades na hora de evacuar. Ela envolve fezes mais duras e secas, grande esforço para eliminar as fezes, baixa frequência de evacuações ou sensação de evacuação incompleta. Geralmente, é causada por pouco consumo de água e fibras alimentares ¹.

Ela é classificada em primária e secundária, sendo que a secundária é proveniente de alterações endócrinas e neurológicas e/ou devido à ingestão inadequada de elementos que dificultam a evacuação ¹.

A constipação também pode ser definida como ¹:

  • constipação de trânsito normal: é a forma mais comum de constipação. Quando o tempo de passagem dos alimentos pelo intestino grosso é normal, mas há o desconforto no abdômen, flatulência e a presença de fezes duras ou sensação de evacuação insuficiente;
  • constipação de trânsito lento: acontece mais em mulheres no começo da puberdade, que chegam a evacuar apenas uma vez por semana. O trânsito lento geralmente está relacionado ao consumo de carnes ou de alimentos que prendem o intestino;
  • patologias do ato evacuatório: já os distúrbios de evacuação podem ser diversos e envolver disfunção do assoalho pélvico ou esfíncter anal, constipação obstrutiva, medo da dor ao defecar, fissura anal, hemorroida, distúrbios alimentares etc.

Quais são os sintomas da constipação intestinal?

Os sintomas mais relatados por pacientes que apresentam queixa de dificuldade de evacuar satisfatoriamente são fezes endurecidas, flatulência, desconforto no abdômen, sensação de inchaço ou de evacuação insuficiente, baixa frequência de defecação ou esforço excessivo ao evacuar ¹.

É importante perceber o funcionamento do próprio corpo, porque, de acordo com especialistas, deve-se evacuar, no mínimo, três vezes por semana ¹.

Quais as causas da constipação intestinal?

A constipação pode ser multifatorial e reunir causas distintas, como sedentarismo, má alimentação, alterações emocionais e psicológicas, patologias fisiológicas e baixo nível socioeconômico ¹.

Quais alimentos que prendem o intestino?

Sabemos que a refeição saudável é a base para uma boa digestão. Por isso, é preciso ficar de olho na ingestão de alimentos que prendem o intestino e certamente estão comprometendo o seu metabolismo.

Veja cinco exemplos que podem estar atrapalhando sua vida:

Banana Verde e frutas não maduras

Como um dos alimentos mais nutritivos do planeta, a banana é rica em potássio, fósforo, cálcio e ferro. Por colaborar na fermentação do intestino grosso, esses fatores mantêm a integridade da parede da mucosa intestinal, fazendo com que o intestino permaneça preso durante um longo período ⁴.

Em geral, as frutas não maduras têm alta quantidade de tanino, que interfere no funcionamento do intestino e desencadeia constipação ³.

Maçã sem casca

A pectina, mesmo tipo de fibra presente na casca de frutas críticas e no morango, faz com que a maçã consiga retardar o esvaziamento gástrico e aumentar o volume das fezes ³.

Leite de vaca

A intolerância ao leite de vaca pode contribuir para o surgimento da constipação, especialmente em crianças com hipersensibilidade alimentar, o que causa defecações dolorosas ⁵.

Refrigerante

O alto teor de açúcar no refrigerante resulta no PH ácido em sua composição, levando ao excesso de problemas gastrointestinais, como a constipação. Além disso, as bebidas gaseificadas e industrializadas estimulam o aumento de peso ⁴,

Goiaba

A goiaba é rica em fibra solúvel, que é dissolvida em água e facilmente eliminada. Isso ajuda a reduzir a velocidade do funcionamento do intestino ³.

Outros alimentos

Destaque para esse outros alimentos que prendem o intestino: limão, cenoura cozida, caldo de arroz, farinha branca, batata, comidas prontas, carnes vermelhas, doces, frituras, suco de caju, fast food, chá preto e mate ³,⁴.

Como melhorar a constipação?

Há várias formas de aprender como melhorar a constipação. Produtos com fibras alimentares são importantes para a prevenção e o tratamento da constipação, pois elas retêm água e aumentam o volume do bolo fecal ¹,².

É possível encontrá-las em farelo de trigo, cereais integrais e em suplementos de fibras, todos utilizados com frequência por consumidores ¹.

Portanto, para soltar o intestino também inclua no seu cardápio alimentos laxativos como verduras cruas (vegetais folhosos) mamão, laranja e ameixa preta e farelo de trigo ¹.

Além disso, é necessário ¹,²:

  • beber bastante líquido diariamente, como água, sucos naturais e chás (30 a 50ml/kg);
  • consumir suplementos de fibras, emolientes e laxantes de acordo com orientação médica;
  • praticar atividade física regularmente, especialmente a natação e a caminhada;

FAQ

O que provoca a constipação?

A constipação intestinal pode ser causada por vários fatores, como má alimentação, ausência de atividade física, distúrbios psicológicos e patologias fisiológicas ¹. E ainda o consumo de determinados alimentos que prendem o intestino, como frutas não maduras, maçã sem casca, refrigerante, goiaba, carnes vermelhas etc ³,⁴.

Quais os tipos de constipação?

Em resumo, há três tipos de constipação: de trânsito normal (a forma mais encontrada, que causa flatulência, desconforto abdominal, fezes endurecidas e sensação de evacuação incompleta); de trânsito lento (quando a pessoa evacua uma vez por semana); e a patologia do ato evacuatório (que inclui distúrbio gastrointestinal) ¹.

Buscopan® ajuda a melhorar a constipação intestinal?

O Buscopan® tradicional é indicado para quem apresenta sintomas que podem ser causados pela constipação intestinal, como dor leve e cólica na barriga ⁶.

Recomendado para adultos e crianças acima de seis anos, ele possui ação antiespasmódica, que ajuda a reduzir ou a eliminar espasmos e desconfortos abdominais  ⁶.

O Buscopan® age diretamente na melhora do funcionamento dos músculos intestinais ⁶. Se quiser conhecer melhor todos os seus benefícios, leia mais sobre a nossa caixinha verde!