Dicas Publicado em: 09/09/2024 - Atualizado em: 09/09/2024

O que é intoxicação alimentar? Que cuidados tomar?

Imagem do post Quais são os melhores cuidados para evitar a intoxicação alimentar?

Podemos definir o que é intoxicação alimentar como uma condição causada pelo consumo de alimentos contaminados por agentes patogênicos - vírus ou bactérias¹.

Na maioria dos casos, o quadro clínico apresenta sintomas leves, que incluem desconforto e cólicas abdominais, náuseas, vômito e diarreia².

Entretanto, de acordo com o agente causador, a intoxicação pode gerar sintomas mais graves e demandar atenção médica.5

Quer entender mais sobre o assunto e como se prevenir? Então, vem com a gente!

Neste post, explicamos o que é intoxicação alimentar, os sintomas, quais são suas causas, como tratar e o que fazer para se prevenir. Continue conosco e boa leitura!

Resumo

  • A intoxicação alimentar é uma condição causada pelo consumo de alimentos contaminados por bactérias, fungos, vírus e outros microrganismos, bem como por toxinas produzidas por esses agentes¹.
  • Diante de um quadro de intoxicação alimentar, os sintomas podem surgir horas após o consumo do alimento contaminado. Contudo, em alguns casos, pode levar dias ou, até mesmo, semanas para que os primeiros sinais apareçam².
  • A intoxicação alimentar causa dor na barriga devido à irritação e inflamação do trato gastrointestinal que as toxinas presentes no alimento contaminado provocam².
  • As toxinas são, geralmente, o subproduto de bactérias que cresceram e se multiplicaram nos alimentos - malconservados, estragados ou malcozidos - antes de sua ingestão¹.
  • A infecção intestinal, por outro lado, se refere à ingestão de microrganismos patogênicos vivos, como bactérias, vírus ou parasitas, que depois colonizam o intestino e causam inflamação¹.
  • A prevenção da intoxicação alimentar, de modo geral, está muito ligada às condições de higiene e durante a manipulação, armazenamento, preparo e consumo dos alimentos5.

Conteúdos relacionados

O que é intoxicação alimentar?

A intoxicação alimentar é uma condição causada pelo consumo de alimentos contaminados por bactérias, fungos, vírus e outros microrganismos, bem como por toxinas produzidas por esses agentes.5

De modo geral, essa contaminação ocorre devido ao mau armazenamento desses alimentos ou pela falta de cuidados com a higiene em sua manipulação e preparo, o que permite o desenvolvimento dos agentes causadores da intoxicação.2

O que causa intoxicação alimentar?

O que causa intoxicação alimentar são as toxinas ingeridas a partir de alimentos contaminados. Essas toxinas podem ser produzidas por bactérias, fungos, vírus e outros microrganismos.5

Entre os principais causadores dessa patologia, estão5:

  • bactérias e toxinas bacterianas;
  • peixes e mariscos;
  • cogumelos;
  • protozoários;
  • toxinas de alimentos.

Quais são os sintomas de intoxicação alimentar?

Diante de um quadro de intoxicação alimentar, os sintomas podem surgir horas após o consumo do alimento contaminado. Contudo, em alguns casos, pode levar dias ou, até mesmo, semanas para que os primeiros sinais apareçam.²

De modo geral, os sintomas de intoxicação alimentar costumam afetar o estômago e os intestinos; a diarreia é o mais comum. Além deste, também estão entre os sintomas²:

  • dores abdominais e cólicas;
  • náuseas;
  • vômito;
  • febre.

Intoxicação alimentar causa dor na barriga?

Sim, a intoxicação alimentar causa dor na barriga devido à irritação e inflamação do trato gastrointestinal que as toxinas presentes no alimento contaminado provocam².

A dor pode variar de leve a intensa e frequentemente acompanha outros sintomas, como náuseas, vômitos e diarreia².

Esse desconforto se concentra no abdômen, mas pode afetar outras regiões da barriga. A intensidade e a duração dependem da quantidade de toxina ingerida e da sensibilidade individual².

Qual a diferença entre intoxicação alimentar e infecção intestinal?

A principal diferença entre intoxicação alimentar e infecção intestinal é que, enquanto esta resulta da colonização de microrganismos vivos, aquela tem como agentes causadores as toxinas já presentes no alimento¹.

As toxinas são, geralmente, o subproduto de bactérias que cresceram e se multiplicaram nos alimentos - malconservados, estragados ou malcozidos - antes de sua ingestão¹.

A infecção intestinal, por outro lado, se refere à ingestão de microrganismos patogênicos vivos, como bactérias, vírus ou parasitas, que depois colonizam o intestino e causam inflamação¹.

Esses patógenos entram no corpo por meio de alimentos ou água contaminados, ou pelo contato com superfícies infectadas¹.

Os sintomas da intoxicação alimentar tendem a se apresentar mais rapidamente, enquanto as infecções intestinais podem demorar mais para se manifestar¹.

Em infecções intestinais bacterianas, utilizam-se antibióticos para combater o agente causador. Na intoxicação alimentar, esses medicamentos não costumam ser eficazes¹.

Quanto tempo dura um quadro de intoxicação alimentar?

De modo geral, uma intoxicação alimentar comum pode durar entre 1 e 10 dias, a depender das condições de saúde do paciente e da toxina responsável pelo quadro.²

Como saber se você está com intoxicação alimentar?

Um médico especialista determina o diagnóstico de intoxicação alimentar com base nos sintomas que o paciente apresenta e na análise da substância ingerida.³

O profissional também pode requerer testes laboratoriais, como exames de sangue, fezes e urina, seja para identificar a substância causadora da infecção ou para descartar outros tipos de condições.4

Como prevenir a intoxicação alimentar? 9 dicas

A prevenção da intoxicação alimentar, de modo geral, está muito ligada às condições de higiene e durante a manipulação, armazenamento, preparo e consumo dos alimentos.5

Confira algumas dicas e cuidados importante, que podem te ajudar a prevenir esse tipo de quadro2, 5:

  1. lavar muito bem as mãos com água e sabão antes e depois do manuseio e preparo dos alimentos;
  2. higienizar com água quente e sabão as superfícies e utensílios para cortar e preparar os alimentos;
  3. cozinhar bem os alimentos, uma vez que a alta temperatura costuma ser eficiente na eliminação da maior parte dos microrganismos nocivos para nossa saúde;
  4. armazenar carnes, peixes e frutos do mar separadamente dos outros alimentos;
  5. ter atenção especial ao armazenamento de alimentos que necessitem de ambiente refrigerado ou congelado;
  6. jamais descongelar alimentos à temperatura ambiente. O mais seguro é realizar esse processo na geladeira, mas você também pode utilizar a função de degelo do micro-ondas ou deixar água fria corrente sobre o alimento;
  7. sempre manter os alimentos crus separados dos que já estão prontos para consumo, a fim de evitar contaminação cruzada;
  8. evitar o consumo de qualquer alimento suspeito de contaminação;
  9. evitar frequentar estabelecimentos cujas práticas de higiene não pareçam confiáveis.

Veja também: Dicas de alimentação no verão: veja o que ingerir no período!

O que é bom para tratar a intoxicação alimentar?

Como na maioria dos casos o paciente se recupera após alguns dias, o tratamento da intoxicação alimentar se resume à hidratação, a fim de repor os líquidos perdidos. Já em casos de desidratação acentuada, é preciso recorrer ao hospital para a hidratação intravenosa.²

Entretanto, tudo depende do tipo de toxina ingerida. Quadros mais sérios podem gerar sintomas mais graves e demandar atenção médica com urgência, a fim de identificar o causador e, assim, definir a necessidade de remédio para intoxicação alimentar e o tratamento adequado.5

Já para o alívio dos desconfortos, é possível recorrer a outros medicamentos.

Buscopan: onde comprar remédio para dor na barriga?

Recomenda-se o Buscopan® da caixinha verde, por exemplo, para dor leve e cólica na região da barriga, pois promove alívio rápido e prolongado.6

Sua fórmula contém Butilbrometo de Escopolamina 10mg, que têm ação antiespasmódica e contribui para o relaxamento da musculatura dos órgãos da barriga, o que alivia os movimentos involuntários (espasmos) e, consequentemente, a dor. 7

Essa medicação age no abdômen e atua diretamente sobre os músculos dos intestinos para minimizar as cólicas e espasmos que causam o desconforto.6

Você pode comprar o Buscopan, para os seus fins previstos na bula, em farmácias e drogarias, tanto físicas quanto on-line.

Lembre-se de que cabe ao médico definir qual é o melhor remédio para intoxicação alimentar.

Bebê com dor na barriga? Vai de Buscopan Gotas

ONDE COMPRAR

Há mais de 50 anos atuando contra a dor na barriga, Buscopan é o medicamento para dores na barriga mais prescrito pelos médicos1.

É especialista em dor na barriga porque possui o ativo específico que age no local das contrações, aliviando a dor.

Indicado para dores na barriga leves, Buscopan da caixinha verde, é adequado para crianças acima de 6 anos e adultos. Mais informações sobre o produto, você confere na bula de Buscopan.

Buscopan. butilbrometo de escopolamina. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas estomacais e intestinais, cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários. MS 1.7817.0890. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 07/2022.
Referências Consultadas:
  1. 1. IQVIA PMB MAT JAN/22
  2. 2. Bula do Produto Buscopan

Sobre o autor

Buscopan

Buscopan® é uma medicação antiespasmódica que alivia especificamente desconforto e dor abdominais devido a cólicas e espasmos.

Buscopan® oferece um alívio direcionado de seus desconfortos e cólicas abdominais. Ele age onde a dor se desenvolve - no abdômen. Buscopan® funciona diretamente sobre os músculos de seus intestinos para aliviar as cólicas e espasmos que causam o desconforto. Com Buscopan®, você pode confiar que está visando o foco de seu desconforto e cólicas e aliviar o problema.

Conheça o autor