Pediátrico

Como aliviar cólica de bebê recém-nascido? Técnicas + posições + remédios

Imagem dio post Como aliviar cólica de bebê recém nascido

Como aliviar cólica de bebê recém-nascido? A primeira coisa a se fazer nesse caso é procurar um pediatra que verifique a origem dos sintomas e que, assim, constate se são dores normais ou se existe algo que deva ser investigado e tratado.

Feito isso, o médico irá indicar as melhores formas para tratar a cólica do bebê recém-nascido.

Mas é claro que existem algumas coisas simples que você pode fazer em casa para ajudar a prevenir e aliviar esse desconforto. Neste artigo, listamos as técnicas mais recomendadas por especialistas.

O que causa cólicas em bebês recém-nascidos?

Desde o nascimento até o terceiro mês, as cólicas costumam ser frequentes nos bebês. Embora existam muitos estudos sobre cólicas em recém-nascidos, ainda não há um consenso entre os pesquisadores sobre o que causa essas dores².

No entanto, os diversos estudos conseguiram determinar que alguns fatores contribuem para a manifestação da cólica. Um deles é a imaturidade do trato intestinal dos recém-nascidos² e a dificuldade do sistema digestivo em lidar com o alimento¹.

Essa imaturidade faz com que as paredes do intestino se contraiam naturalmente de forma descontrolada (movimentos peristálticos). Esses movimentos dão muitos gases, provocando as dores¹. Leva um tempo até que o corpo do bebê acerte o ritmo dos movimentos peristálticos.  

A cólica ainda pode ser causada por hipertonicidade congênita, alergias, tensão dos pais e meio ambiente².

Outra hipótese para essas dores na barriga dos recém-nascidos é a ingestão de ar durante as mamadas devido ao fato do bebê mamar muito rápido ou sua posição na hora da mamada².

Também pode ser que o bebê apresente alergia a algum alimento específico que faça parte da dieta materna¹. Nesse caso, é necessária uma investigação médica mais aprofundada.

Como aliviar cólica de bebê recém-nascido?

Faça massagens

A principal técnica de como aliviar a cólica de bebê recém-nascido é fazendo uma massagem na barriga com movimentos circulares¹.

Essa é uma das habilidades mais úteis para aliviar a dor do bebê, produzindo ação imediata, curativa e preventiva. ³

Você pode ainda usar um óleo apropriado para bebês para potencializar os efeitos da massagem.

Posicione bem o bebê na hora da mamada

Para evitar que o recém-nascido engula o ar junto com o leite materno durante as mamadas, fique atento à posição do pequeno na hora de amamentar. O ideal é posicioná-lo em um ângulo mais inclinado¹.

Evitar o uso da mamadeira e de chupetas também pode colaborar na prevenção da cólica já que eles podem aumentar a quantidade de ar ingerido pelos bebês¹.

Faça exercícios no bebê

Outra forma de aliviar cólica de bebê recém-nascido é realizando um exercício usando as perninhas da criança para ajudar a dissipar os gases¹.

Deite o bebê de barriga para cima, segure suas perninhas e faça movimentos de dobrar e esticar, como se ele estivesse pedalando. Essa compressão vai ajudar a dissolver e soltar os gases¹.

Faça compressas quentes

Primeiro, passe uma fralda de tecido e aplique-a ainda quente na barriga da criança. O calor irá ajudar a vasodilatação, facilitando o fluxo do sangue, relaxando os músculos e aliviando a cólica¹.

Se preferir, pode utilizar uma bolsa de água morna, mas tome cuidado para que a temperatura não esteja quente demais¹.

Um banho morno também ajuda a aliviar as dores, relaxando o bebê e diminuindo a tensão muscular¹.

Dê chá para o bebê

Alguns estudos apontam que o uso de chá medicinal alivia os sintomas da cólica nos bebês². Os mais indicados são os chás de camomila e erva-doce.

A mãe deve evitar tomar leite de vaca

Caso as cólicas no bebê estejam muito frequentes, é recomendado que a mãe suspenda a ingestão de leite de vaca². 

Se após essa suspensão, o recém-nascido parar de sentir cólicas, isso pode ser um indício de que talvez ele tenha uma intolerância a alguma proteína do leite de vaca. Nesse caso, é importante realizar uma investigação junto o médico da criança.

Posições para aliviar cólica de bebê

Deite-o sobre seu antebraço

A posição para aliviar cólica de bebê mais recomendada é colocá-lo de bruços sobre o antebraço enquanto realiza movimentos circulares em suas costas¹.

O seu antebraço irá realizar uma leve pressão na barriga da criança, ajudando a soltar os gases. E o carinho nas costas vai relaxá-lo¹.

Apoie o bebê no seu pescoço

Coloque a cabeça da criança entre seu queixo e peito. Enquanto isso, vale balançar seu corpo para frente e para traz enquanto canta uma música monótona bem baixinho.

A vibração da sua voz passando por sua garganta irá ajudar a tirar a tensão do seu bebê.

Como aliviar cólica de bebê recém-nascido com remédio?

O Buscopan gotas é adequado para bebês a partir do primeiro mês de vida, além de poder ser usado por crianças e adultos. Essa versão de Buscopan, assim como todas as outras, possui butilbrometo de escopolamina, ativo que alivia as dores na barriga, mas antes de dar qualquer medicamento para o seu bebê, consulte o pediatra.

A dose de Buscopan é baseada no peso corpóreo para crianças de até 6 anos. Por exemplo, crianças de 1 a 6 anos: 0,3mg/kg/dose a 0,5mg/kg/dose, repetidas 3 vezes ao dia. Para facilitar o cálculo de quantas gotas dar para o seu bebê, utilize nossa calculadora de dosagem.

A bula do produto você pode consultar clicando aqui.

BEBÊ COM DOR NA BARRIGA? VAI DE BUSCOPAN

 

Bebê com dor na barriga? Vai de Buscopan Gotas

ONDE COMPRAR

O Buscopan gotas é adequado para bebês a partir do primeiro mês de vida, além de poder ser usado por crianças e adultos1. Essa versão de Buscopan, assim como todas as outras, possui Butilbrometo de escopolamina, ativo que alivia as dores na barriga.

A dose de Buscopan é baseada no peso corpóreo para crianças de até 6 anos. Por exemplo, crianças de 1 a 6 anos: 0,3mg/kg/dose a 0,5mg/kg/dose, repetidas 3 vezes ao dia. Para facilitar o cálculo de quantas gotas dar para o seu bebê, utilize nossa calculadora de dosagem.

A bula do produto você pode consultar clicando aqui.

Buscopan. butilbrometo de escopolamina. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas estomacais e intestinais, cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários. MS 1.7817.0890. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 07/2022.
Referências Consultadas:
  1. 1. Bula do Produto Buscopan Gotas