Cólicas

Saiba tudo sobre cólica de rim e veja como aliviar a dor

Imagem dio post Cólica de rim

Segundo estimativas, 20% da população mundial já teve ou terá cólica de rim ao longo da vida e, em 50% dos casos, haverá recorrência. Os homens sofrem três vezes mais de cólica renal do que as mulheres, principalmente entre os 30 e 60 anos³.

Esse mal-estar engloba um conjunto de sintomas desencadeados por uma obstrução aguda do sistema excretor renal. A causa mais frequente é a litíase renal¹.

A dor se apresenta de forma aguda e é descrita como um dos eventos dolorosos mais intensos da existência humana³. Por isso, frequentemente, leva o indivíduo a buscar atendimento emergencial².

Causas da cólica de rim

A principal causa da cólica de rim é o estilo de vida da atualidade, que inclui má alimentação e sedentarismo. Esses maus hábitos levam a doenças como obesidade, Diabetes Mellitus (DM) e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), que são fatores de risco para a cólica renal4.

A principal causa da cólica de rim são os cálculos que obstruem o ureter. Em seguida, o líquido preso ao cálculo provoca uma dilatação do ureter, que ativa os receptores nervosos da lâmina própria.

Devido a essa distensão do ureter, a atividade peristáltica aumenta com o objetivo de eliminar o líquido bloqueado pelo cálculo. No entanto, esse aumento da peristalse leva a uma grande produção de ácido lático, que irrita as fibras nervosas tipo A e C, aumentando a dor do indivíduo4.

A formação do cálculo renal é um processo complexo e causado por muitos fatores, entre eles: a hereditariedade, profissão, clima, nutrição, sexo, idade, raça, alterações no sistema urinário, infecção urinária, más-formações, genética e desequilíbrio metabólico4.

Como saber se estou com cólica de rim?

Para tentar identificar o que está sentindo, muitas pessoas se perguntam onde dói a cólica de rim. Geralmente, ela ocorre de maneira súbita com forte dor na lombar4.

Depois, essa dor pode se irradiar para flancos, face interna da coxa, fossas ilíacas, testículos, uretra ou grandes lábios, dependendo da localização do cálculo4.

Sintomas de cólica nos rins

Outros sintomas da cólica nos rins são4:

  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Urina rosada – se houver alguma lesão nas vias urinárias;
  • Retenção urinária;
  • Febre;
  • Calafrios;
  • Suor excessivo.

O que fazer para aliviar a cólica de rim?

Para aliviar a dor da cólica de rim, você deve:

  • Beber muito líquido: no mínimo dois litros por dia para estimular a formação da urina e o bom funcionamento dos rins, facilitando a eliminação da pedra;
  • Evitar comer alimentos ricos em oxalato, como espinafre, cacau, chocolate, beterraba, amendoim, nozes, mariscos e frutos do mar, refrigerantes, café e alguns chás, como o chá preto, mate ou verde, já que essa substância pode aumentar a formação de pedras nos rins;
  • Evitar consumir muita proteína, alimentos com vitamina C e eliminar o sal da dieta;
  • Tomar chá de quebra-pedra, que ajuda a evitar a formação de grandes pedras;
  • Usar bolsa de água quente na região da dor. O calor ajuda a dilatar os canais urinários, facilitando a passagem do cálculo, além de promover o alívio da dor.

Cólica de rim - O que tomar?

Os remédios mais indicados para cólica de rim são os antiespasmódicos, analgésicos não opioides, Anti-Inflamatórios Não Esteroidais (AINEs) e narcóticos4.

Por isso, o Buscopan Composto é o medicamento mais indicado para trazer alívio rápido e prolongado para a cólica de rim.

Por conter dipirona em sua composição, Buscopan Composto possui um forte efeito analgésico, além de sua ação antiespasmódica garantida pelo butilbrometo de escopolamina, ativo específico que alivia as contrações na barriga.

Para identificá-lo, é só buscar pelo Buscopan da caixinha roxa. Entenda melhor o funcionamento de Buscopan Composto.

ENCONTRE ALÍVIO NO BUSCOPAN COMPOSTO!

Para potência no alívio da dor na barriga, vai de Buscopan Composto!

ONDE COMPRAR

Líder e top of mind em cólicas e dores na barriga1, a família Buscopan lançou o Buscopan Composto pensando nas pessoas que sofrem com dores intensas na barriga.

Por conter Dipirona em sua composição, Buscopan Composto possui um forte efeito analgésico, além de sua ação antiespasmódica garantida pelo Butilbrometo de escopolamina, ativo específico que alivia as contrações na barriga.

Para identificá-lo, é só buscar pelo Buscopan da caixinha roxa. Entenda melhor o funcionamento de Buscopan Composto.

Buscopan composto. butilbrometo de escopolamina e dipirona. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas intestinais, estomacais, urinárias, das vias biliares, dos órgãos sexuais femininos e menstruais. MS 1.7817.0891. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 07/2022.

Referências Consultadas:
  1. 1. Bula do Produto Buscopan Composto