Alergia alimentar: entenda melhor sobre as causas. | Buscopan
Dicas

Alergia alimentar: entenda melhor sobre as causas.

Imagem do post Alergia alimentar: entenda melhor sobre as causas.
&quotVegetais"

Alergia alimentar

Quando pensamos em alergia alimentar, frequentemente nos vêm à cabeça pessoas que comem frutos do mar e têm uma reação imediata, ficando vermelhas, inchadas e até com dificuldade para respirar. No entanto, as alergias e intolerâncias alimentares podem dar sinais mais sutis que precisam ser observados.Primeiro, é preciso diferenciar os dois problemas. A alergia é uma resposta do sistema imunológico a determinada proteína do alimento, enquanto a intolerância costuma ser causada pela produção insuficiente ou ausente de enzimas digestivas para determinado alimento, não havendo a participação do sistema imunológico.
&quotVegetais"

Sintomas da alergia alimentar

Náuseas, vômitos, dor abdominal e diarreia costumam aparecer em poucos minutos ou até duas horas após a ingestão do alérgeno alimentar. Em crianças pequenas, o vômito imediato nem sempre ocorre e algumas apresentam vômito intermitente, acompanhado de déficit de desenvolvimento.1Os alimentos que geralmente provocam este tipo de reação, tanto na infância quanto na fase adulta, são leite de vaca, ovo, amendoim, soja, trigo e frutos do mar.Muitas pessoas sentem incômodos como dor na barriga e distensão abdominal, mas não associam ao consumo de determinado alimento. Para identificar o alérgeno, é preciso ir a um médico especialista e fazer uma investigação minuciosa.
&quotVegetais"

Outros sintomas

Além do desconforto gástrico, as manifestações alérgicas são acompanhadas de manifestações em outros órgãos-alvo, como pele, surgindo na forma de urticárias e dermatites, e pulmões, aparecendo como asma e rinites.1