Dicas

Sintomas da ansiedade no corpo: identifique os principais

Imagem dio post Conheça os principais sintomas que a ansiedade causa no corpo

Coração disparado, crise de pânico, sensação de angústia. Esses são alguns dos sintomas da ansiedade no corpo, patologia cada vez mais presente em nossa vida.

Para você ter uma ideia, estima-se que 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente devido à depressão e à ansiedade.

E muito se engana quem acredita que ansiedade e depressão impactam apenas países e pessoas com menos condições.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT/ONU) afirma que, ao contrário do que se pensa, o impacto da Saúde Mental sobre o trabalho é tão relevante nos países de baixa renda quanto nos desenvolvidos.

Mas, afinal, como identificar os sintomas da ansiedade no corpo? O que fazer para contornar a situação e buscar o bem-estar?

Continue a leitura deste artigo e descubra.

O que causa crise de ansiedade?

Existem diversos gatilhos para uma crise de ansiedade. Geralmente, preocupações, tensões ou medos que impedem a pessoa de relaxar podem desencadear a sensação. ¹

Além disso, o quadro geralmente surge a partir de fatores, como:

  • sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer;
  • preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho;
  • medo extremo de algum objeto ou situação em particular;
  • medo exagerado de ser humilhado publicamente;
  • falta de controle sobre os pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade;
  • pavor depois de uma situação muito difícil. ¹

Além de fatores como os que pontuamos na lista acima, questões genéticas, como o histórico de ansiedade na família,² podem contribuir para o surgimento da patologia.

Em crianças, o risco pode ser considerado mais prejudicial do que em adultos em razão do grande impacto emocional. Diferentemente das demais faixas etárias, as crianças não conseguem reconhecer seus medos como irracionais.3

Quais os sintomas da ansiedade no corpo?

A ansiedade se manifesta, sobretudo, a partir de alguns sintomas físicos, como perda de sono, aumento ou redução do apetite, palpitações, etc. 4

Se você convive com crianças, entender como saber se ela tem uma crise de ansiedade pode ser fundamental. Isso porque, em muitas situações, os pequenos podem não conseguir explicar suas emoções com clareza.

Nesse sentido, é importante se atentar à incidência de indicadores que podem apontar para a ansiedade, tais como:²

  • dor de cabeça;
  • dor na barriga;
  • dor nas pernas;
  • alteração nos padrões de sono e apetite.

Além disso, mudanças comportamentais podem sugerir um quadro de ansiedade, como:

  • perguntar aos pais se o que eles estão falando é verdadeiro;
  • se recusar a começar uma nova atividade;
  • insistir que a mãe revise as lições da escola para ter certeza de que não há erro;
  • se aborrecer com uma colega de escola que a acusou de mentir em alguma situação.³

A incidência exagerada de situações como as do exemplo anterior é chamada de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). O misto de preocupações excessivas e crônicas causa inquietação, fadiga fácil, tensão muscular acima do normal, dificuldade de concentração e de sono.3

Como controlar a ansiedade?

Entender quais os sintomas da ansiedade no corpo é o primeiro passo para controlá-la. Entretanto, também é importante conhecer as diferentes linhas de tratamento indicadas.

Existem três tipos de tratamento para os transtornos de ansiedade:¹

  • medicação (sempre com acompanhamento e receita médica);
  • psicoterapia com psicólogo ou com médico psiquiatra;
  • combinação dos dois tratamentos (medicamentos e psicoterapia).

Entre os medicamentos mais indicados, os antidepressivos inibidores de serotonina são reconhecidos como a primeira solução para controlar a ansiedade. 5

Devido à importância farmacológica e aos resultados obtidos satisfatoriamente em crianças a partir de 8 anos, a Fluoxetina tornou-se um dos antidepressivos mais manipulados no tratamento de transtornos neurológicos.6

Com efeito benéfico, as plantas medicinais, também conhecidas como medicamentos fitoterápicos, são recomendadas para relaxar a mente e o corpo de quem sofre com ansiedade.

Nomes como Kava-Kava e Passiflora Incarnata - da família do maracujá - apresentam propriedades eficazes em tratamentos de longa duração.6

Por fim, a terapia é um método respeitado principalmente para os cuidados com crianças e adolescentes ansiosos. Isso porque ela consegue suavizar o comportamento decorrente do estresse vindo do transtorno.6

Como ajudar alguém com ansiedade?

Além de identificar os sintomas da ansiedade no corpo, saber como ajudar alguém que enfrenta o quadro pode ser útil. Isso porque, em muitos casos, a escuta ativa ajuda a minimizar as sensações de angústia e a observar a situação de forma menos emocional.

A seguir, pontuamos algumas dicas que auxiliam no acolhimento a uma pessoa com crise de ansiedade.7

  1. Disponha-se a ouvir de forma compreensiva e paciente, evitando críticas e o uso de palavras duras;
  2. Ajude sem pressionar, respeitando as limitações da pessoa;
  3. Mantenha calma e posicione-se como um ponto de apoio;
  4. Evite focar no que a pessoa sente, redirecionando a atenção a outros detalhes, como a técnicas de respiração e a outros exercícios de concentração.

Com atenção aos sintomas da ansiedade no corpo e um diagnóstico precoce e preciso, é possível obter resultados satisfatórios no controle da patologia.

Em muitos casos, a melhora é perceptível após algumas semanas de tratamento, o que reforça a importância do contato com um profissional especializado.

1. BVS - Ministério da Saúde - Dicas em Saúde [Internet]. bvsms.saude.gov.br. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/224_ansiedade.html Acesso em dezembro de 2022.2. Transtornos de ansiedade podem estar relacionados a fatores genéticos [Internet]. Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/transtornos-de-ansiedade-podem-estar-relacionados-a-fatores-geneticos Acesso em dezembro de 2022.3. Asbahr FR. Transtornos ansiosos na infância e adolescência: aspectos clínicos e neurobiológicos. Jornal de Pediatria. 2004 Apr;80(2).4. ABP. Como diferenciar a ansiedade normal da ansiedade prejudicial? [Internet]. ABP. 2022 Disponível em: https://www.abp.org.br/post/como-diferenciar-a-ansiedade-normal-da-ansiedade-prejudicial Acesso em dezembro de 2022.5. Silva A, Carvalho D. UniAGES Centro Universitário Bacharelado em Farmácia ANSIEDADE E DEPRESSÃO NA PANDEMIA: o uso de substâncias na busca pela qualidade de vida Paripiranga 2021 [Internet]. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/14497/1/TCC%20%20revisado%20Adriano%20Carvalho%20OFC%20pdf.pdf Acesso em dezembro de 2022.6. Fluoxetine E, El T, De L, Depresión En P, Ciudad R, Da Fonseca Prietsch. ESTUDO DA PRESCRIÇÃO DO ANTIDEPRESSIVO FLUOXETINA NO TRATAMENTO PARA A DEPRESSÃO NA CIDADE DE PELOTAS STUDY OF THE PRESCRIPTION OF THE ANTIDEPRESSANT FLUOXETINE IN TREATMENT FOR DEPRESSION IN PELOTAS CITY ESTUDIO DE LA PRESCRIPCIÓN DE LO ANTIDEPRESIVO. 2015;XII(2):52–71. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/download/25350/pdf/153189 Acesso em dezembro de 2022.7. Como ajudar alguém ansioso? [Internet]. abaetetuba.ifpa.edu.br. Disponível em: https://abaetetuba.ifpa.edu.br/o-que-e-rss/2-uncategorised/584-como-ajudar-alguem-ansioso. Acesso em dezembro de 2022.