Pediátrico Publicado em: 17/11/2023

Recém-nascido com dor na barriga: o que fazer?

Imagem do post Como aliviar sintomas de recém-nascido com dor na barriga? O que fazer? Qual o medicamente recomendado? Entenda tudo sobre o tema!

O que fazer com recém-nascido com dor na barriga? Esses sintomas são muito comuns em bebês nos primeiros meses de vida e os pais devem estar preparados para agir da melhor forma para proporcionar alívio ao filho.

A ocorrência de cólicas e gases na região abdominal geralmente faz o recém-nascido responder às dores com choro, já que ele ainda não tem capacidade de se comunicar. Dessa forma, os pais precisam encontrar meios específicos para conter esse problema.

Essas queixas de dores costumam começar na segunda semana após o nascimento e podem se estender até os seis meses de vida.

Esse fenômeno é conhecido como cólica do lactente. Em muitos casos, os pais não entendem nem qual é a razão por trás do choro e podem se sensibilizar por achar que não conseguem lidar com a paternidade ou maternidade¹

O fato é que os pais precisam receber instruções da equipe médica para entender a situação e proceder da melhor forma possível para aliviar as cólicas dos bebês. Afinal, a família é a primeira cuidadora e é imprescindível que ela esteja preparada, principalmente, para esses desafios mais corriqueiros. ²

Portanto, caso você seja pai ou mãe esteja de frente a um recém-nascido com dor na barriga, o que fazer então para aliviar essas dores? No fim das contas, por que o bebê sente cólica? Leia o conteúdo até o fim para saber a resposta para essas perguntas!

Recém-nascido com dor na barriga: o que fazer?

Antes de iniciarmos a explicação, é importante deixar claro para os pais que a cólica em recém-nascido é uma condição autolimitante e que geralmente dura pelo menos até o terceiro ou quarto mês de vida do bebê. Isso é, esse problema não está associado a nenhuma outra doença ou descuido por parte dos pais.¹

Dito isso, um dos meios mais disseminados e indicados para aliviar as dores de cólica em recém-nascidos é a massagem. Essa prática é simples e deve ser repassada aos responsáveis da criança pela equipe médica ou enfermeiros. ²

Vale salientar que as cólicas geralmente vêm acompanhadas de flatulências e as técnicas de massagem devem ser utilizadas com o intuito de aliviar tanto as dores, como a liberação dos gases.

Alguns movimentos que os pais devem utilizar são:

  • Esfregar a barriga com movimentos delicados para esquentá-la e relaxar a musculatura;
  • Massagear a barriga no sentido horário;
  • Eliminar os gases com o movimento de bicicleta com as perninhas;
  • Fazer compressas de água morna com ervas para relaxar os músculos do abdome. ³

Em algumas pesquisas, foi notado que ainda é muito comum a utilização de chás sem prescrição médica para aliviar os sintomas, mas é importante sempre consultar um médico. ²

O que dá cólica em recém-nascido?

E por que o bebê sente cólica? Existem duas causas que estão diretamente relacionadas a esse problema.

A primeira é a imaturidade do trato intestinal do recém-nascido. O intervalo entre o nascimento da criança até o seu terceiro mês de vida representa a fase de adaptação entre o sistema nervoso, o aparelho digestivo e o ambiente fora do útero da mãe. ¹

A outra causa mais comum para as cólicas em recém-nascidos é a ingestão de ar durante a amamentação, que gera um acúmulo de gases na região abdominal e flatulência. ¹

Outra possibilidade que pode intensificar as dores de cólica é a ingestão de lactose em caso de o bebê ter intolerância ao nutriente. ¹

E como identificar se o bebê está chorando por cólica ou por outro motivo? A cólica em crianças de até seis meses costuma trazer outros sintomas associados, que são:

  • Atividades motoras contraídas;
  • Pernas elevadas,
  • Abdômen distendido;
  • Excessiva eliminação de gases²

Vale salientar também que quando um bebê está chorando, há 80% de chances da causa ser fome. Nesse caso, a mãe pode amamentar a criança e, se ela interromper o choro após a alimentação com o leite materno, a causa provavelmente não era cólica. ³

Qual o melhor remédio para dor na barriga do recém-nascido?

O que fazer com recém-nascido com dor na barriga caso as massagens não derem certo?  

Uma boa solução é procurar uma orientação médica e pedir o melhor remédio para o bebê. Afinal, nem todos os medicamentos são compatíveis com o organismo de um recém-nascido.

Pode dar Buscopan para recém-nascido?

Recomendamos que você busque uma orientação médica para certificar a possibilidade de dar Buscopan Pediátrico para menos de um ano.

Como a família é o primeiro estágio de cuidados com a saúde da criança, é preciso que os responsáveis sejam sempre bem instruídos e tomem medidas de acordo com o sugerido pelo médico.

E, caso as dores na região abdominal persistam, o recém-nascido deve ser acompanhado por pediatra para que ele faça um diagnóstico mais aprofundado e trace um tratamento mais eficaz.

Quer ver mais artigos sobre cuidados com a saúde? Fique então de olho em todas as novidades do blog do Buscopan. Até a próxima!

Sobre o autor

Buscopan

Buscopan® é uma medicação antiespasmódica que alivia especificamente desconforto e dor abdominais devido a cólicas e espasmos.

Buscopan® oferece um alívio direcionado de seus desconfortos e cólicas abdominais. Ele age onde a dor se desenvolve - no abdômen. Buscopan® funciona diretamente sobre os músculos de seus intestinos para aliviar as cólicas e espasmos que causam o desconforto. Com Buscopan®, você pode confiar que está visando o foco de seu desconforto e cólicas e aliviar o problema.

Conheça o autor