Cólicas

Paracetamol é bom para cólica? Entenda para que serve esse medicamento!

Imagem dio post Paracetamol é bom pra cólica

Paracetamol é bom para cólica e pode ser um grande aliado em caso de dores leves ou moderadas. Mas por que será que esse medicamento tem efeito sobre a cólica? Como o paracetamol sabe onde está doendo?

Neste artigo, você irá tirar todas as suas dúvidas sobre esse medicamento tão presente no nosso dia a dia.

O que é paracetamol?

Para compreender por que o paracetamol ajuda na cólica é preciso entender primeiramente o que é paracetamol.

Cientificamente falando, paracetamol é um anti-inflamatório não esteroidal. Já na linguagem mais popular, ele é um analgésico comum, devido sua capacidade de aliviar dores, e um antitérmico, por suas propriedades de combate à febre.

O paracetamol não tem o poder de identificar que parte do corpo está doendo. Ele, na verdade, é absorvido e distribuído pelos tecidos. Por circular por todo o corpo, em algum momento ele atinge seu alvo, aliviando as dores do local.

Esse medicamento age bloqueando os processos orgânicos que causam a dor. Normalmente, ele leva entre 15 a 30 minutos para diminuir a sensibilidade de dor e seu efeito permanece por até seis horas.

O paracetamol é indicado em adultos para a redução da febre e alívio temporário de dores leves a moderadas, e seus efeitos colaterais são mínimos. Ele serve para vários tipos de dor, desde dor de cabeça, de dente, musculares até dores associadas a artrites e cólicas.

Paracetamol é bom para cólica?

O paracetamol ajuda a aliviar a cólica, já que reduz a dor ao afetar as prostaglandinas, substância liberadas pelo corpo em resposta a lesões. Ao bloquear as prostaglandinas, a informação de que algo está errado não chega ao cérebro e o corpo fica menos ciente da dor.

Esse analgésico pode ser adquirido facilmente em qualquer farmácia, já que não precisa de prescrição médica. No entanto, a Anvisa alerta que o uso indiscriminado do paracetamol pode causar eventos adversos graves, como hepatite medicamentosa.¹

 As doses máximas recomendadas por dia são:

  • Adultos e crianças acima de 12 anos podem consumir até 4 gramas do medicamento por dia¹;
  • Crianças entre 2 e 11 anos não devem utilizar mais que 50-75 mg/kg em 24 horas¹;
  • Para crianças abaixo de 11 kg ou 2 anos ou com menos de 20 kg, o ideal é consultar um médico antes de usar.¹

Em todo caso, se mesmo após o consumo de paracetamol para cólica a dor persistir por mais de três dias, procure um médico para investigar as causas.

Tipos de cólicas

O paracetamol é bom para todos os tipos de cólicas. Os três tipos de cólicas mais comuns são:

Cólicas menstruais

As cólicas menstruais são divididas em primária e secundária. A primária é a mais comum e normalmente aparece nos primeiros dias de menstruação. Ela é causada pela prostaglandina liberada pelo corpo durante o processo menstrual e é responsável pela contração do útero.²

Já as cólicas menstruais secundárias são um pouco mais preocupantes, já que são provocadas por doenças ou distúrbios, como endometriose, mioma, problemas com o uso de DIU, alterações do útero e dos ovários ou doença inflamatória pélvica.²

Cólicas intestinais

Outro tipo de cólica é a intestinal causada pelo mal funcionamento do intestino, pelo excesso de gases ou pelo aumento do esforço do órgão.

Geralmente, é uma dor cíclica, que aumenta a intensidade aos poucos até atingir um pico e melhorar.

O paracetamol é bom para cólicas desse tipo também!

Cólica em gestante

Esse tipo de cólica é muito comum e acontece normalmente no início da gravidez, quando está ocorrendo a implantação no útero do óvulo fecundado.

Já as cólicas do final da gravidez estão relacionadas ao aumento de peso do bebê.

Apesar desses três serem os tipos mais comuns de cólica, todos os órgãos ocos do corpo que têm a capacidade de se contrair podem causar cólicas, como rins, intestino, a vesícula biliar e o útero.

Remédio para cólica

O mais indicado remédio para cólica é, sem dúvida, o Buscoduo. Esse medicamento tem dupla ação: analgésica e antiespasmódica, justamente por conter tanto butilbrometo de escopolamina quanto paracetamol em sua composição.

PARA ALIVIAR RAPIDAMENTE SUA DOR NA BARRIGA, ESCOLHA BUSCODUO!

Com ação dupla: analgésica e antiespasmódica, o Buscoduo, o da caixinha laranja, é indicado para cólicas e dores na barriga de intensidade moderada.

Sua fórmula contém butilbrometo de escopolamina 10 mg e paracetamol 500mg, por isso proporciona alívio rápido e prolongado! Saiba mais sobre Buscoduo!