O que é dor na parede do estômago ?
A sensação de dor na parede do estômago pode gerar sintomas e causas bem variadas e diferentes entre si, como espasmos de cólica, queimação, enjoo, pontadas ou até desconfortos provocados por distensões. ¹
Diante desse cenário, é muito importante saber identificar cada um desses problemas entendendo quais são os sintomas de dor no estômago em cada uma de suas variáveis. Afinal, desconfortos nessa região podem tanto ser gerados por processos simples, como acúmulo natural de gases, como indicar casos mais complexos e graves, como câncer no estômago.
É justamente pensando em orientar você da melhor maneira possível, que preparamos esse artigo sobre dor na parede do estômago. Nele, você vai entender suas causas, sintomas e que tipo de tratamento você deve procurar. Confira!
Quais as causas da dor na parede do estômago?
A dor na parede do estômago pode tanto ser uma breve consequência da sua última refeição, como também pode ser resultado de uma causa mais grave, como quadros decorrentes de outros problemas de saúde.
Mas, afinal, como saber quais as causas da dor no estômago para, assim, buscar o melhor tratamento? Caso elas sejam persistentes e incapacitantes, o paciente deve buscar a ajuda de um gastroenterologista para ter um diagnóstico mais claro e receber o tratamento adequado.
Entretanto, há outros meios mais simples de identificar a causas da dor do estômago. E qual seria? Identificando seus sintomas.
Vamos falar das causas e sintomas de doenças comuns que geram dor no estômago para que você as conheça melhor!
Gastrite
A gastrite, por exemplo, é causada pela infecção da bactéria Helicobacter pylori, assim como também pode ser agravada pelo excesso de bebidas alcoólicas, tabagismo e até mesmo pela gastrite autoimune, versão da doença que se manifesta quando o sistema imune gera anticorpos que agridem o próprio estômago. ²
Quais os principais sintomas do dor na parede do estômago provocada pela gastrite?
- Cólicas intensas;
- Azia e queimação;
- Náuseas;
- Perda de apetite²
Refluxo
Já o refluxo, por sua vez, é causado pelo retorno de conteúdo ácido do estômago para o esôfago. Esse fenômeno é ocasionado por alguma alteração no esfíncter, órgão localizado entre o esôfago e o estômago. Elementos que podem levar à ocorrência do refluxo são:
- Tabagismo;
- Anti-histamínicos ou antidepressivos
- Presença de hérnia de hiato;
- Consumo de alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas, cigarro e bebidas cafeinadas ou gasosas. ³
Os principais sintomas do refluxo são azia e queimação que vão da boca do estômago até a garganta; enjoo e vontade de vomitar; dor torácica e tosse seca. O refluxo também pode levar a problemas pulmonares, como bronquite, pneumonia e asma. ³
Gases estomacais
Excesso de gases no estômago se manifesta durante o processo de digestão de certos alimentos ou quando engolimos ar enquanto falamos durante as refeições. Em suma, sua causa é geralmente comportamental. 4
Comer rápido, mascar chicletes, consumo de bebidas gaseificadas e consumo de alimentos que geram algum tipo de intolerância também resultam nesse problema. Quais os sintomas da dor no estômago provocada por gases estomacais?
- Distensão abdominal e barriga dura;
- Arrotos frequentes;
- Cólica em ondas que causam desconforto;
- Dentre outros.4
Gastroenterite
A gastroenterite é uma inflamação na parede de estômago. Ela surge a partir de infecções de vírus e bactérias, como o rotavírus e a Salmonella, respectivamente. Ela é altamente contagiosa e uma boa higiene, principalmente das mãos, é fundamental para evitar a transmissão para pessoas próximas.
E quais os sintomas da gastroenterite?
- Diarreia;
- Dor de cabeça;
- Febre;
- Náuseas;
- Dor de barriga, entre outros.5
Como aliviar a dor na parede do estômago?
O BuscoDuo, pertencente à família Buscopan, promove o alívio rápido e prolongado das cólicas, dores e desconforto na barriga. O butilbrometo de escopolamina, um de seus componentes, diminui as contrações da musculatura dos órgãos dos sistemas digestivo, urinário e genital, o que inclui as contrações do útero conhecidas como cólicas menstruais, e o paracetamol alivia a dor. Seu efeito se inicia dentro de 30 a 60 minutos após a ingestão do comprimido revestido e dura por cerca de 4 horas.6
Caso os sintomas persistam, é importante buscar o acompanhamento médico de ume especialista para ele fazer uma bateria exames e avaliar as possíveis causas. Assim, é possível fazer um diagnóstico mais preciso para um tratamento mais personalizado.
ONDE COMPRAR
Com ação dupla: analgésica e antiespasmódica, o Buscoduo da caixinha laranja, é indicado para cólicas e dores na barriga de intensidade moderada.
Sua fórmula contém Butilbrometo de escopolamina 10mg e paracetamol 500mg, por isso proporciona alívio rápido e prolongado! Saiba mais sobre Buscoduo!
Buscoduo. butilbrometo de escopolamina e paracetamol. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas, dores e desconforto na barriga. MS 1.7817.0889. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 07/2022.Referências Consultadas:
- 1. Bula do Produto Buscoduo
Sobre o autor
Buscopan
Buscopan® é uma medicação antiespasmódica que alivia especificamente desconforto e dor abdominais devido a cólicas e espasmos.
Buscopan® oferece um alívio direcionado de seus desconfortos e cólicas abdominais. Ele age onde a dor se desenvolve - no abdômen. Buscopan® funciona diretamente sobre os músculos de seus intestinos para aliviar as cólicas e espasmos que causam o desconforto. Com Buscopan®, você pode confiar que está visando o foco de seu desconforto e cólicas e aliviar o problema.