O que é gastroenterite? Entenda causas, sintomas e cuidados

Saber o que é gastroenterite, e como tratar corretamente, é uma maneira de cuidar bem de você e da sua família.
O motivo é que a gastroenterite é uma inflamação no estômago e no intestino que causa vômito e diarreia, condições essas que, em casos extremos, podem levar a um quadro de desidratação, a qual é bastante nociva, especialmente para bebês, crianças e idosos1.
Em geral, essa resposta do corpo a vírus, bactérias, parasitas, e outros agentes que afetam esses dois órgãos do aparelho digestivo, não costuma ser tão impactante em adultos saudáveis. Ainda que apresentem os sintomas que citamos, bem como desconforto e cólica abdominal, o quadro nesse grupo de pessoas tende a não evoluir para uma situação mais grave2.
Por outro lado, a gastroenterite está entre as principais causas de hospitalização e mortalidade, em todo o mundo, de crianças menores de 5 anos3.
Motivos como esses reforçam as razões pelas quais você deve saber o que é gastroenterite, como ela ocorre, sintomas, quais medicamentos tomar, entre outras informações relacionadas e relevantes.
Siga a leitura deste artigo e confira, agora, tudo sobre esse tema!
Afinal, o que é gastroenterite?
Gastroenterite é uma inflamação que atinge o revestimento gástrico (estômago) e os intestinos grosso e delgado2. Entre as principais e mais características respostas que o organismo dá a essa situação, estão os episódios de vômito e diarreia. 1
Por conta disso, o ponto de maior atenção que se deve ter com uma pessoa que está com gastroenterite é quanto ao risco de desidratação. 1
A desidratação acontece quando o corpo perde grandes quantidades de água6. Durante um quadro de inflamação no estômago e no intestino, essa condição pode facilmente acontecer, decorrente da tentativa do corpo de expelir o que está fazendo mal para o seu funcionamento1.
No que e refere ao diagnóstico da gastroenterite, ele é feito com base na avaliação médica dos sintomas apresentados2, somado à:
- análise do histórico de alimentação dos últimos dias2;
- realização de viagens recentes2;
- identificação dos medicamentos consumidos2;
- exame de fezes2 (não tão comumente);
- sigmoidoscopia2, que é um exame realizado para avaliar a parte inferior do intestino grosso (também não tão exigido para essa condição)
Dica de leitura: "O que é mucosa do estômago? Saiba tudo!"