Dor na Barriga

Quais são os alimentos que estufam a barriga?

Imagem dio post alimentos que estufam a barriga

Sua barriga fica mais inchada que o normal depois de comer comidas com ingredientes específicos? Isso acontece porque existem alimentos que estufam a barriga devido ao seu processo de digestão.

Em pessoas que possuem tendência ao estufamento, o inchaço é não só perceptível, mas também bastante incômodo. As sensações de pressão, de estômago muito cheio mesmo sem ter feito uma refeição volumosa e de dor na barriga são comuns.

Quando o inchaço na barriga está ligado à alimentação e não existem sinais que indiquem uma doença digestiva mais séria, a melhor saída é fazer uma revisão na dieta e excluir os alimentos que não são bem tolerados.

Quer saber quais são os alimentos que causam os gases que deixam a barriga dura? E o que pode ser barriga estufada? Continue lendo e descubra! Boa leitura!

Por que a barriga incha?

A barriga incha porque certos tipos de alimentos produzem uma quantidade de gases maior durante o seu processo de digestão ou por causa de algum problema digestivo1. Se consumidos em grande quantidade e/ou tiverem uma digestão lenta, o efeito é ainda mais expressivo.

Quando uma pessoa tem uma predisposição maior ao estufamento, o excesso de gases produzidos resulta no inchaço da barriga. Porém, é importante destacar que as pessoas não reagem da mesma forma em relação aos alimentos que estufam a barriga.

Estudos comprovam que a diferença na concentração de gases entre uma pessoa que incha muito e outra que não incha é pequena2. Então, essa é uma particularidade de cada organismo.

Outra dúvida comum é se os gases deixam a barriga dura. Na verdade, a reposta para essa pergunta também é: depende do organismo. Ou seja, algumas pessoas podem ter essa sensação.

Barriga estufada dói?

A barriga estufada por causa do excesso de gases pode doer, pois acontece um aumento da pressão interna, o que também faz com que a barriga fique dura, podendo causar distensão abdominal.

7 alimentos que estufam a barriga

O inchaço é muito comum. Cerca de 16% a 30% das pessoas relatam esse sintoma regularmente e, na maioria dos casos, é por causa de algo na dieta3.

Reunimos uma lista com os alimentos que estufam a barriga e também damos dicas de substituições. Confira!

1. Feijões e lentilha

O feijão e a lentilha são leguminosas ricas em proteínas, carboidratos, fibras, além de várias vitaminas e minerais.

O que os coloca na lista de alimentos que estufam a barriga são os alfa-galactosídeos, um dos tipos de açúcares presentes nestes alimentos. Eles são carboidratos de cadeia curta que são fermentados por bactérias intestinais no cólon. O subproduto deste processo são os gases.

Em pessoas com doenças como síndrome do intestino irritável, por exemplo, a digestão causa inchaço, flatulência, cólicas e até diarreia3.

Para facilitar a digestão e evitar o estufamento, é recomendado deixar o feijão e a lentilha de molho, trocando a água algumas vezes antes de cozinhá-los ou substituí-los por outros tipos de grãos como a quinoa ou pela lentilha mais clara (tem menos fibras).

2. Bebidas com gás

As bebidas com gás como refrigerantes e cervejas também entram na lista de alimentos que estufam a barriga. O motivo é a alta concentração de dióxido de carbono presente nelas e, consequentemente, quanto mais bebemos mais gases ingerimos.

A consequência é que todo esse excesso de gás fica preso no intestino e pode causar um inchaço bastante descartável e até cólicas.

Provavelmente, você já imagina qual é a indicação para substituir essas bebidas, não é mesmo? Água pura é sempre a melhor opção, além de chás, sucos e água saborizada com frutas.

Se não quiser eliminar, reduza ao máximo o consumo de bebidas com gás e evite bebê-las em grande quantidade.

3. Trigo

O trigo é um dos tipos de cereais mais consumidos, principalmente em forma de farinha para preparar pães, macarrão, tortilhas, pizzas, bolos, biscoitos, panquecas, entre outros.

O motivo dessas preparações estarem na lista de alimentos que estufam a barriga é que o trigo contém uma proteína chamada glúten.

Dessa forma, quem tem a doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, tem grandes problemas digestivos. Os principais sintomas são inchaço, gases, diarreia e dor de estômago3.

Quem não tem problemas com glúten, não precisa fazer substituições, mas o mercado é rico em opções para os celíacos como farinha de aveia pura, de quinoa, de amêndoa ou de côco.

4. Vegetais crucíferos

Os principais vegetais crucíferos são brócolis, couve-flor, repolho, couve de bruxelas, agrião, couve, rúcula, nabo, entre outros.

Esses alimentos, apesar de causarem estufamento na barriga em algumas pessoas, são ricos em fibras, vitamina C e K, ferro e potássio.

Para facilitar a digestão e evitar o inchaço, o recomendado é preparar esses vegetais cozidos, ao invés da versão crua. Eles também podem ser substituídos por outros como espinafre, pepino, alface, batata-doce e abobrinha.

5. Cebola

Outro dos alimentos que estufam a barriga é a cebola. Ela é rica em frutanos, fibras solúveis que podem causar inchaço em pessoas que são sensíveis ou intolerantes, especialmente a cebola crua.

Uma alternativa para reduzir esses efeitos digestivos é sempre cozinhar a cebola ou substituí-las por ervas frescas e outras especiarias.

6. Leite e derivados

O leite e seus derivados —  leite, queijo, cream cheese, iogurte e manteiga — são alimentos nutritivos e excelentes fontes de proteína e cálcio.

Porém, 75% da população não consegue digerir a lactose, o açúcar do leite3. Quem tem essa característica possui intolerância à lactose e tem problemas como inchaço, gases, cólicas e diarréia ao ingerir esses tipos de alimento.

Nesses casos, o ideal é consumir produtos que não contém lactose e substituir o leite por opções vegetais como leite de amêndoas, arroz, castanha de caju, entre outros.

7. Maçã

A maçã é uma fruta bastante popular, rica em fibras, vitamina C e antioxidantes. Porém, a frutose e o alto teor de fibras que são fermentados no intestino grosso podem causar gases e inchaço em algumas pessoas.

Uma alternativa de preparo é consumi-la cozida ao invés de comer a fruta in natura. Algumas substituições possíveis são banana, mirtilo, toranja, tangerina, laranja ou morango.

Se você tem problemas com barriga estufada, algum alimento dessa lista pode ser o culpado. Lembrando, que não é necessário cortar alimentos que não causam nenhum mal. Então, observe sua reação ao que você consome diariamente e faça apenas as trocas necessárias.

Agora que você já sabe o que estufa a barriga e por que a barriga incha, divida seu conhecimento. Para tanto, basta compartilhar esse texto com seus amigos!