Pediátrico

Quais são os alimentos que causam cólicas no bebê que as mamães devem maneirar no consumo?

Imagem dio post Alimentos que causam cólicas no bebê

Diversos estudos já constataram que. de fato, algumas proteínas da alimentação da mãe passam para o leite materno e podem causar diversos sintomas no bebê, sendo o principal deles: a cólica.

Mas quais são os alimentos que causam cólicas no bebê? Os principais são os produtos lácteos, a soja, o trigo, ovos, os crucíferos, as frutas cítricas, o café e o chocolate¹.

Somente esse fator já seria suficiente para ressaltar a importância de a lactante seguir uma dieta adequada a sua situação.

No entanto, além de haver alimentos que tendem a causar mais cólicas nos bebês, quando a mulher está amamentando, devido à produção de leite, há um aumento de 30% das necessidades energéticas e de 40% das necessidades proteica¹. 

Ou seja, nos seis primeiros meses após o parto, a mulher precisa consumir aproximadamente 500 kcal a mais por dia do que consumia anteriormente¹.

Neste artigo, detalhamos os alimentos que devem ser evitados pelas mães e por quê. Assim, você terá em mãos o conhecimento necessário para fazer melhores escolhas alimentares no seu dia a dia. 

Como identificar cólicas em bebê?

Antes de entender mais sobre os alimentos que causam cólicas no bebê, é importante conseguir identificar os sinais desse incômodo.

Uma das definições da cólica no neném é a "regra dos três": quando o bebê bem alimentado e aparentemente saudável chora mais de três horas por dia, mais de três dias na semana e por mais de três semanas seguidas¹.

Outra característica é o choro excessivo e imprevisível que não cessa com a amamentação. Quando sente cólica, o bebê também tende a arquear as costas, flexionar as pernas sobre o abdômen e ficar ruborizado¹.

Geralmente, as cólicas aparecem após a segunda semana de vida e desaparecem em torno do quarto mês¹.

Quais alimentos causam cólicas no bebê?

Abaixo, listamos as 5 principais classes de alimentos que mais causam cólicas em bebês.

Alimentos alergênicos

Os alimentos alergênicos são aqueles que comumente desencadeiam alergia nas pessoas. Na dúvida se seu bebê tem ou não alergia a algum tipo de comida, o melhor é evitar essa classe de alimentos até que ele possa ser testado.

Os principais causadores de alergias alimentares nos seres humanos são: leite de vaca, ovos, frutos secos, trigo, soja e peixe².

Como há muitos casos de pessoas intolerantes à lactose, evitar produtos derivados do leite, de modo geral, pode ajudar bastante a reduzir as crises de cólica do seu bebê.

Bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas podem alterar a composição do leite, fazendo com que seu bebê tenha menos horas de sono e irritabilidade4.

Dependendo da quantidade de álcool consumida pela lactante, esse componente pode, até mesmo, afetar o desenvolvimento das funções motoras da criança4.

Vegetais crucíferos e grãos

Entre os alimentos que causam cólicas no bebê também estão os vegetais crucíferos como brócolis, cenoura e couve-flor. Isso acontece porque eles possuem carboidratos fermentáveis que já foram associados a incômodos e mal-estar em recém-nascidos em diferentes estudos5.

A redução do consumo desses vegetais, assim como de grãos como trigo e centeio, que também contêm carboidratos fermentáveis, pode melhorar o sono do bebê e reduzir a agitação e o tempo de choro5.

Cafeína

O excesso de cafeína tem sido relacionado por cientistas ao aumento das cólicas e à dermatite atópica nos pequenos. Por isso, se possível, evite o consumo de café, chás pretos e chocolates6.

Adoçantes industrializados

Outra classe de bebidas e alimentos que causa cólicas nos bebês é a que contém adoçantes industrializados, como refrigerantes e sucos. Como esse ingrediente pode passar para o leite materno, ele pode causar vômitos e náuseas nos pequenos, além de cólicas7.

Dieta para lactante para evitar cólicas no bebê

A melhor dieta para evitar cólicas nos pequenos é reduzir ou cortar o consumo de alimentos que causam gases no bebê como os mencionados anteriormente.

Outros alimentos que devem ser evitados são¹:

  • Soja;
  • Ovos;
  • Amendoim;
  • Castanha;
  • Repolho;
  • Frutas cítricas.

Estudos confirmam que crianças cujas mães evitam esses alimentos e, adicionalmente, realizam suplementação de cálcio e vitamina D, apresentaram menos crises de cólica e menor período de choro².

O que fazer quando o bebê está com cólica?

Mesmo cortando os alimentos que causam cólicas no bebê, vez ou outra ele irá sentir esse incômodo na barriga, já que a cólica também é produzida pelo desenvolvimento natural do aparelho digestivo da criança.

Por isso, quando o desconforto surgir, você pode:

  • Massagear a barriga do bebê com movimentos circulares;
  • Realizar exercícios com ele, dobrando e esticando suas perninhas em seu abdômen. Isso ajudará a dissolver e soltar os gases que possam estar em sua barriguinha;
  • Fazer compressas quentes com bolsa de água morna ou uma fralda de tecido;
  • Dar ao bebê chá de camomila ou de erva-doce.

Você pode ainda recorrer ao Buscopan Gotas. Esse medicamento é adequado para bebês a partir do primeiro mês de vida, além de poder ser usado por crianças e adultos. Essa versão de Buscopan, assim como todas as outras, possui butilbrometo de escopolamina, ativo que alivia as dores na barriga.

A dose de Buscopan é baseada no peso corpóreo para crianças de até 6 anos. Por exemplo, crianças de 1 a 6 anos: 0,3mg/kg/dose a 0,5mg/kg/dose, repetidas 3 vezes ao dia. Para facilitar o cálculo de quantas gotas dar para o seu bebê, utilize nossa calculadora de dosagem.

A bula do produto você pode consultar clicando aqui.

BEBÊ COM DOR NA BARRIGA? VAI DE BUSCOPAN