Pediátrico

Tratamentos para cólica do lactente: o que fazer para aliviar o sintoma?

Imagem dio post tratamentos para cólica do lactente

O choro inconsolável de um bebê que está cólica é uma situação desafiadora que pais e cuidadores precisam lidar. Os tratamentos para cólica do lactente são usados como medidas de controle do sintoma, que é comum nos recém-nascidos.

Geralmente, a cólica começa logo no primeiro mês de vida, atingindo o pico de incidência depois de seis semanas. O sintoma regride espontaneamente até desaparecer entre o terceiro e o quarto mês de idade1.

A cólica predomina em 40% dos lactentes de ambos os sexos2. Por isso, os pais devem buscar orientação com o pediatra tanto para identificar o sinal quanto para tratá-lo da maneira correta.

Para te ajudar nessa fase, explicamos neste artigo as principais informações sobre cólicas: o que é, sintomas, causas e formas de tratar até que ela diminua naturalmente.

Boa leitura!

O que é cólica do lactente?

A cólica do lactente é caracterizada por uma crise de choro e dor abdominal que acontece nos primeiros meses de vida dos bebês. A ocorrência é comum e provoca períodos de choro longo e repetitivo, além de muita agitação2.

A "regra dos três" de Wessel é o critério mais utilizado para ter certeza que o choro significa mesmo cólica.

Para o pesquisador, as principais características da cólica do lactente são: choro com duração de pelo menos 3 horas por dia, 3 dias na semana e durante 3 semanas, no mínimo, nos primeiros 3 ou 4 meses de vida2.

Quais os sintomas da cólica do lactente?

Os principais sintomas da cólica do lactente são:

  • crises repetidas de choro alto e gritante2;
  • episódios de irritabilidade e angústia2;
  • rosto vermelho2;
  • flexão das pernas2;
  • arqueamento das costas2;
  • punhos cerrados2;
  • eliminação de gases2;
  • abdômen rígido2;
  • dificuldade para se acalmar2.

A cólica pode ocorrer em qualquer momento do dia, mas os episódios costumam acontecer com mais frequência à tarde ou no começo da noite2.

O que causa cólica no lactente?

As causas da cólica no lactente ainda são conhecidas. Entre as hipóteses levantadas, estão: as condições do ambiente em que o bebê vive, inclusive, as características biológicas, psicológicas e sociais da família3.

Outros fatores que influenciam o aparecimento do sintoma são a imaturidade do sistema nervoso central, intolerância à lactose, alterações nos hormônios gastrointestinais e oscilações na motilidade e na colonização do intestino do bebê3.

O fato de a cólica desaparecer naturalmente com o crescimento, indica que o sintoma pode estar relacionado ao desenvolvimento do sistema digestivo que acontece nos primeiros meses de vida3.

Alguns comportamentos específicos da rotina como alimentação em excesso, alergia alimentar e estresse emocional podem piorar a cólica2.

Quais os tratamentos para cólica do lactente?

Os tratamentos para cólica do lactente são procedimentos que ajudam a tranquilizar os pais, afinal, o sintoma é comum, a irritabilidade é passageira e vai se resolver em médio prazo. As recomendações abaixo são do Departamento Científico de Gastroenterologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) para controle do sintoma. Confira:

1. Segurar o bebê no colo

O conforto do bebê durante a crise de cólica é fundamental para que ele se sinta confortado e consiga relaxar até o desconforto passar. A recomendação da SBP é colocar o lactente em contato direto com a barriga da mãe, do pai ou cuidador para aliviar a dor3.

2. Enrolar o bebê em uma manta ou cobertor

Ao enrolar o bebê em uma manta ou cobertor, ele ficará aquecido, o que ajuda na sensação de conforto e no relaxamento dos músculos. Somado ao contato direto com um adulto, é uma forma de tratamento para cólica do lactente bastante eficaz3.

3. Flexionar as pernas do bebê sobre a barriga

Uma das técnicas para aliviar a cólica do lactente é flexionar as pernas do bebê sobre a barriga e pressioná-las levemente por 10 segundos. O movimento pode ser repetido diversas vezes e ajuda a liberar gases e a aliviar a cólica3.

Leia mais: Como aliviar cólica de bebê recém-nascido? 6 técnicas simples

4. Dar um banho morno ou aplicar compressas na barriga

Um banho morno ou compressas na barriga também são tratamentos caseiros simples para auxiliar na redução da cólica/choro no lactente. O bebê vai se sentir mais confortável e menos agitado3.

5. Reduzir estímulos para o bebê

O bebê já está inquieto, então, evite barulhos altos (ex: televisão, música) e lugares com muita gente que superestimulam a criança e pioram a sensação de desconforto. De preferência, fique em casa para proporcionar os tratamentos adequados3.

6. Criar um ambiente tranquilo

Outra forma de tratamento para cólica do lactente é criar um ambiente tranquilo. Para que o choro não seja o único som, coloque uma música ambiente suave, como sons instrumentais, piano ou ruído branco, que distraem e relaxam a criança e quem está provendo os cuidados3.

7. Estabelecer uma rotina

A rotina de sono do bebê, assim como os horários para banho, sonecas, passeios e brincadeiras, são fundamentais para que os hábitos do dia a dia proporcionem bem-estar e qualidade de vida para os pequenos3.

Converse sempre com o pediatra

O pediatra da criança é o melhor conselheiro dos pais e cuidadores nos primeiros meses de vida. Por isso, manter um contato próximo e conversar sobre o que acontece nessa fase ajuda a conhecer outros quadros comuns como a disquesia do lactente.

Além disso, não introduza chás, troque a marca do leite, caso o bebê tome fórmula, ou use remédio para cólica infantil sem orientação. Caso seja indicado, existem medicamentos seguros para cuidar da saúde do seu bebê3.

O Buscopan Pediátrico é a nova versão de Buscopan feita especialmente para cuidar dos lactentes a partir do primeiro mês de vida. A fórmula é livre de açúcar, corantes e possui o butilbrometo de escopolamina, que proporciona alívio de cólicas e gases4

A embalagem vem acompanhada de uma seringa dosadora que ajuda a dar o remédio para os pequenos na dosagem recomendada. Consulte seu médico para saber quando usar4.