Lançamento

O choro inconsolável de um bebê que está cólica é uma situação desafiadora que pais e cuidadores precisam lidar. Os tratamentos para cólica do lactente são usados como medidas de controle do sintoma, que é comum nos recém-nascidos.
Geralmente, a cólica começa logo no primeiro mês de vida, atingindo o pico de incidência depois de seis semanas. O sintoma regride espontaneamente até desaparecer entre o terceiro e o quarto mês de idade1.
A cólica predomina em 40% dos lactentes de ambos os sexos2. Por isso, os pais devem buscar orientação com o pediatra tanto para identificar o sinal quanto para tratá-lo da maneira correta.
Para te ajudar nessa fase, explicamos neste artigo as principais informações sobre cólicas: o que é, sintomas, causas e formas de tratar até que ela diminua naturalmente.
Boa leitura!
A cólica do lactente é caracterizada por uma crise de choro e dor abdominal que acontece nos primeiros meses de vida dos bebês. A ocorrência é comum e provoca períodos de choro longo e repetitivo, além de muita agitação2.
A "regra dos três" de Wessel é o critério mais utilizado para ter certeza que o choro significa mesmo cólica.
Para o pesquisador, as principais características da cólica do lactente são: choro com duração de pelo menos 3 horas por dia, 3 dias na semana e durante 3 semanas, no mínimo, nos primeiros 3 ou 4 meses de vida2.
Os principais sintomas da cólica do lactente são:
A cólica pode ocorrer em qualquer momento do dia, mas os episódios costumam acontecer com mais frequência à tarde ou no começo da noite2.
As causas da cólica no lactente ainda são conhecidas. Entre as hipóteses levantadas, estão: as condições do ambiente em que o bebê vive, inclusive, as características biológicas, psicológicas e sociais da família3.
Outros fatores que influenciam o aparecimento do sintoma são a imaturidade do sistema nervoso central, intolerância à lactose, alterações nos hormônios gastrointestinais e oscilações na motilidade e na colonização do intestino do bebê3.
O fato de a cólica desaparecer naturalmente com o crescimento, indica que o sintoma pode estar relacionado ao desenvolvimento do sistema digestivo que acontece nos primeiros meses de vida3.
Alguns comportamentos específicos da rotina como alimentação em excesso, alergia alimentar e estresse emocional podem piorar a cólica2.
Os tratamentos para cólica do lactente são procedimentos que ajudam a tranquilizar os pais, afinal, o sintoma é comum, a irritabilidade é passageira e vai se resolver em médio prazo. As recomendações abaixo são do Departamento Científico de Gastroenterologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) para controle do sintoma. Confira:
O conforto do bebê durante a crise de cólica é fundamental para que ele se sinta confortado e consiga relaxar até o desconforto passar. A recomendação da SBP é colocar o lactente em contato direto com a barriga da mãe, do pai ou cuidador para aliviar a dor3.
Ao enrolar o bebê em uma manta ou cobertor, ele ficará aquecido, o que ajuda na sensação de conforto e no relaxamento dos músculos. Somado ao contato direto com um adulto, é uma forma de tratamento para cólica do lactente bastante eficaz3.
Uma das técnicas para aliviar a cólica do lactente é flexionar as pernas do bebê sobre a barriga e pressioná-las levemente por 10 segundos. O movimento pode ser repetido diversas vezes e ajuda a liberar gases e a aliviar a cólica3.
Leia mais: Como aliviar cólica de bebê recém-nascido? 6 técnicas simples
Um banho morno ou compressas na barriga também são tratamentos caseiros simples para auxiliar na redução da cólica/choro no lactente. O bebê vai se sentir mais confortável e menos agitado3.
O bebê já está inquieto, então, evite barulhos altos (ex: televisão, música) e lugares com muita gente que superestimulam a criança e pioram a sensação de desconforto. De preferência, fique em casa para proporcionar os tratamentos adequados3.
Outra forma de tratamento para cólica do lactente é criar um ambiente tranquilo. Para que o choro não seja o único som, coloque uma música ambiente suave, como sons instrumentais, piano ou ruído branco, que distraem e relaxam a criança e quem está provendo os cuidados3.
A rotina de sono do bebê, assim como os horários para banho, sonecas, passeios e brincadeiras, são fundamentais para que os hábitos do dia a dia proporcionem bem-estar e qualidade de vida para os pequenos3.
O pediatra da criança é o melhor conselheiro dos pais e cuidadores nos primeiros meses de vida. Por isso, manter um contato próximo e conversar sobre o que acontece nessa fase ajuda a conhecer outros quadros comuns como a disquesia do lactente.
Além disso, não introduza chás, troque a marca do leite, caso o bebê tome fórmula, ou use remédio para cólica infantil sem orientação. Caso seja indicado, existem medicamentos seguros para cuidar da saúde do seu bebê3.
A embalagem vem acompanhada de uma seringa dosadora que ajuda a dar o remédio para os pequenos na dosagem recomendada. Consulte seu médico para saber quando usar4.
4. Link da página do produto com as informações gerais
Lançamento