Dicas

Quais são os melhores exercícios para eliminar gases?

Imagem dio post Quais são os exercícios físicos que ajudam a eliminar gases?

Os exercícios para eliminar gases são ótimas opções para fazer quando comemos em excesso e ficamos com a sensação de estufamento na barriga. Ou então quando algum alimento nos causa um certo desconforto, gerando arrotos, azia e flatulências.

Determinadas atividades e esportes agem positivamente sobre o trato gastrointestinal, aliviando sintomas como dores e distensão abdominal, flatulência e cólica ¹.

Pode até não parecer, mas as atividades físicas alteram diretamente o funcionamento do intestino e podem ajudar a resolver distúrbios gastrointestinais. Elas agem sobre a diversidade da microbiota intestinal, estimulando a concentração de bactérias “do bem”, que são essenciais para a saúde das mucosas do estômago e do intestino ².

Se você quiser entender melhor sobre os benefícios dos exercícios para eliminar gases, quais são as posições e as atividades mais indicadas e o que fazer quando há acúmulo de gases na barriga, leia este texto até o final e aprenda!

O que são os gases?

Os gases são resultado do processo de digestão e, por isso, são comuns após as refeições. A fermentação de alimentos e bebidas, realizada por bactérias no estômago, produz gases que, geralmente, são facilmente eliminados por arrotos e flatulências ⁴.

Para ter uma ideia, as pessoas, em média, soltam gases de 13 a 21 vezes por dia ⁴. As principais causas são ⁴:

  • arrotos: ingestão de ar ou gás de bebidas gaseificadas;
  • flatulências: gases hidrogênio, metano e dióxido de carbono gerados pelas bactérias no estômago e no intestino, consumo de determinados alimentos ou alguma síndrome de má absorção.

Por que o esporte é aliado contra os gases intestinais?

O esporte, como um todo, tem dois lados quando se trata de digestão. Dependendo da frequência realizada, o nível de flatulências também pode aumentar ¹.

Positivamente, os exercícios fortalecem o trato gastrointestinal, regularizando os distúrbios da motilidade do cólon, e também diminuem o fluxo sanguíneo do intestino  ¹.

Além disso, o esporte contribui para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas em indivíduos com sintomas de doenças gastrointestinais ¹.

Isso porque a ativação do cérebro, após a realização de uma atividade, reduz a ansiedade e o estresse emocional. E esses transtornos psicológicos são uma das principais causas de alguns distúrbios gastrointestinais, como prisão de ventre ou retenção de gases ¹.

Um estudo realizado com esportistas constatou que 32% dos atletas que se queixam de problemas gastrointestinais são considerados estressados ¹.

E quais são os malefícios das atividades físicas para sistema digestivo?

O prejuízo se reflete ao fato de que os exercícios aeróbicos intensos e de longa duração provocam vômitos, náuseas, diarreia, perda de apetite, azia, além de acelerar os movimentos intestinais e a cólica abdominal, fatores primordiais para incitar os gases ¹.

Esse reflexo é medido em triatletas e maratonistas, pois, o mesmo estudo afirmou que 20 a 50% das pessoas que praticam esportes sofrem com algum tipo de sintoma no trato gastrointestinal ¹.

Na verdade, os problemas causados pelos exercícios intensos e prolongados são multifatoriais, e dependem de ¹:

  • redução ou aumento do fluxo sanguíneo intestinal;
  • liberação de hormônios gastrointestinais;
  • estresse mecânico causado no trato gastrointestinal;
  • desidratação;
  • fatores psicológicos;
  • idade;
  • sexo;
  • nível de treinamento;
  • qualidade da alimentação.

Leia também: Descubra alimentos que podem piorar gases e dores na região da barriga

Como liberar gases?

Há várias atividades e posições para soltar gases de modo mais rápido e eficiente, e reduzir o desconforto sentido na barriga. Continue a leitura e veja dicas de exercícios para eliminar gases, massagens e algumas mudanças de hábitos de vida.

Exercícios para eliminar gases

Exercícios de baixa intensidade protegem o trato gastrointestinal de doenças, como o câncer de cólon e a constipação intestinal ¹.

O grande exemplo são as pessoas com distensão abdominal, aqueles que sofrem com a invasiva sensação de inchaço. Normalmente, elas deixam de se queixar de gases intestinais após a realização de algum esporte de baixa intensidade ¹.

Por isso, especialistas indicam certos exercícios para eliminar gases. Veja os mais recomendados ³:

  • abdominais;
  • prática de yoga;
  • caminhada.

A caminhada estimula o peristaltismo intestinal, que é o movimento responsável por transportar o bolo fecal e os gases no intestino. Portanto, andar é ótimo para potencializar o bom funcionamento do sistema digestivo e, claro, soltar gases ⁵.

Além de caminhar por 20 a 30 minutos, quando sentir que há acúmulo de gases na barriga, pode-se também pular corda ou fazer alongamentos para eliminá-los e reduzir dores e distensão do abdômen  ⁵.

Posições para soltar gases

Outra opção para soltar gases é praticar algumas posições que estimulem sua eliminação. Veja abaixo alguns exemplos práticos e escolha a sua posição preferida ³.

Posição 1

  • deite-se de barriga para cima, flexione seus joelhos e puxe suas coxas contra a barriga, abraçando as pernas com os braços;
  • exerça uma leve pressão das pernas contra o abdômen;
  • se desejar, pode fazer um movimento de balanço enquanto abraça as pernas.

Posição 2

  • ajoelhe-se no chão e leve os glúteos até os calcanhares, projetando a barriga e o peito nas coxas;
  • mantenha os braços esticados à frente;
  • deixe os quadris levementes levantados e o abdômen comprimido em cima das pernas.

Massagem para soltar gases

Sabia que também uma maneira prática e rápida de eliminar gases é por meio de massagem abdominal? Há várias formas de fazê-la e estimular o movimento peristáltico.

Como, por exemplo, sentar-se com as costas retas e os pés apoiados no chão e massagear o abdômen da esquerda para a direita, por 30 minutos após as refeições. Se preferir, voce pode ficar na posição agachada (cócoras) para acelerar o processo ⁶.

Além dessa, conheça o passo a passo de outra massagem para soltar gases ⁵:

  1. Deite-se com a barriga virada para cima e faça movimentos leves com a palma das mãos da base da barrufa (púbis) até o tórax (repetir 10 vezes);
  2. Coloque as mãos nas costas e massageie por cima dos quadris até a virilha (repetir 10 vezes);
  3. Aumente a pressão da massagem em cima do intestino grosso, como se estivesse espremendo um tubo de pasta de dente que está no final: coloque uma mão sobre a outra na parte inferior direita do abdômen (perto da virilha) e deslize-as pela barriga em direção ao tórax;
  4. Repita esse movimento para baixo (do tórax para perto da virilha), mas descendo pelo lado esquerdo. (duração: dois minutos).

Mais dicas de como liberar gases

Por fim, quando sentir algum sintoma do acúmulo de gases, pode-se consumir alguns tipos de chás, duas ou três vezes ao dia ³,⁵:

  • erva-cidreira;
  • erva-doce;
  • hortelã-pimenta;
  • camomila;
  • gengibre.

Saiba mais: Gases na gravidez: causas, prevenção e como eliminá-los

Como evitar gases intestinais?

Melhor do que aprender como eliminar os gases é evitar o seu acúmulo no sistema digestivo, não é mesmo?

Para isso, especialistas indicam diversas mudanças no estilo de vida que impactam diretamente a saúde do trato gastrointestinal. Entre elas, citamos ⁵:

  • hidratar-se adequadamente todos os dias;
  • alimentar-se em pequenas refeições, fracionando–as durante o dia;
  • mastigar devagar;
  • evitar cigarro e bebidas alcoólicas;
  • não mascar chicletes;
  • evitar consumo de certos alimentos, como feijão, brócolis, repolho, lentilhas, maçãs, ameixas, couve-flor etc.

FAQ

Qual o melhor exercício para soltar os gases?

Os melhores exercícios para eliminar gases são os aeróbicos de baixa intensidade, que estimulam os movimentos peristálticos. Entre eles, destacamos os exercícios abdominais, prática de yoga, caminhada por 20 a 30 minutos, pular corda ou fazer alongamento ¹,³,⁵.

Como soltar gases presos rápido?

Para soltar gases de forma rápida, indica-se caminhar por 20 a 30 minutos, pular corda, fazer alongamento que pressione o abdômen, realizar uma automassagem na barriga com movimentos da esquerda para direita, ou deitar com a barriga para cima e abraçar os joelhos, pressionando-os contra o abdômen ¹,³,⁵,⁶.

Remédio para gases: qual tomar?

Uma das indicações de remédios para gases são os antiespasmódicos, que agem diretamente na musculatura do intestino, aliviando sintomas como gases, distensão abdominal, espasmos na barriga e cólica ⁷.

O Buscopan® da caixinha verde, por exemplo, é recomendado para dores leves e cólicas na região da barriga. Conheça mais sobre ele!