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Quais são os exercícios físicos que ajudam a eliminar gases?

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Por que o esporte é aliado contra os gases intestinais?

O esporte, como um todo, tem dois lados quando se trata de digestão, pois dependendo da frequência realizada, o nível de flatulências também aumenta. Positivamente, os exercícios fortalecem o trato gastrointestinal regularizando os distúrbios da motilidade do cólon, como também a diminuição do fluxo sanguíneo intestinal.1

Entende-se também que o esporte contribui para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas em indivíduos com sintomas de doenças gastrointestinais. Isso porque a ativação do cérebro após a realização de uma atividade reduz a ansiedade e o estresse emocional, logo, a prisão de ventre ou a retenção de gases estão atribuídos a doenças psíquicas. Um estudo realizado com esportistas constatou que 32% dos atletas que se queixam de problemas gastrointestinais são considerados estressados.1

Mas como a atividade física pode impactar mal nesta situação? O prejuízo se reflete ao fato de que exercícios aeróbicos intensos e de longa duração provocam vômitos, náuseas, diarreia, perda de apetite, além de acelerar os movimentos intestinais e a cólica abdominal, fator primordial para incitar os gases. Esse reflexo é medido em triatletas e maratonistas, pois o mesmo estudo afirmou que de 20 a 50% da população praticante de esportes sofrem com algum tipo de sintoma.1

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Exercícios para eliminar gases

Exercícios de baixa intensidade protegem o trato gastrointestinal de doenças como o câncer de cólon e a constipação intestinal.2 O grande exemplo são as pessoas com distensão abdominal, aqueles que sofrem com a invasiva sensação de inchaço.3

Normalmente eles deixam de se queixar das cargas de gases intestinais após a realização de algum esporte de baixa intensidade.4

No passo a passo sugerido por profissionais de saúde, são apontados aos idosos exercícios leves a moderados por 30 minutos, com caminhada diária ou em até três vezes por semana. Aos pacientes que por algum motivo estão acamados, devem virar-se de um lado para o outro girando o tronco e movimentando os braços.2

Por fim, uma técnica recomendada para estimular a motilidade intestinal é a massagem abdominal feita da esquerda para a direita por 30 minutos após as refeições. De acordo com especialistas, o resultado se torna benéfico quando a pessoa permanece sentada com os pés apoiados no chão, além das costas retas para aumentar a pressão sobre a região abdominal. E vale destacar que a posição agachada é a mais indicada para o massageio, visto que ela ajuda na defecação.2