Cólicas

Buscopan® faz a menstruação descer? Tire essa dúvida

Imagem dio post Buscopan faz a menstruação descer

Todo medicamento tem um objetivo e deve ser usado para uma finalidade. No entanto, muitas vezes, o boca a boca espalha informações erradas e gera dúvidas sobre os remédios. Um desses casos é se Buscopan faz a menstruação descer.

O medicamento tem ação antiespasmódica, ou seja, age sobre as contrações dolorosas e ajuda a aliviar, de forma rápida e prolongada cólicas, dores e desconfortos abdominais1.

Mas será que, além disso, Buscopan atrasa a menstruação ou tem algum efeito em relação ao seu início?

Neste artigo, esclareceremos essa dúvida e também responderemos algumas perguntas frequentes em relação ao atraso no período menstrual.

Continue a leitura e saiba qual a informação correta.

Mito ou verdade: Buscopan faz a menstruação descer?

A ideia de que Buscopan faça a menstruação descer é um mito. Isto é, não utilize o medicamento caso sua menstruação esteja irregular.

Isso porque a versão de Buscopan Composto, indicada para aliviar as cólicas do período menstrual, possui duas substâncias: butilbrometo de escopolamina (10 mg) e dipirona monoidratada (250 mg)1.

Esses ativos agem nas dores da região pélvica, aliviando o sintoma, porém influenciam as funções do organismo que regulam a menstruação.

Consequentemente, é seguro afirmar que Buscopan Composto não faz descer a menstruação.

Para que serve o Buscopan?

O Buscopan, na versão composto, é um medicamento que serve para dois objetivos: como antiespasmódico, que interrompe as contrações musculares involuntárias, ajudando a aliviar as dores abdominais, e como analgésico, pela ação combinada da dipirona, que faz com que a percepção da dor diminua1.

O butilbrometo de escopolamina é o agente antiespasmódico da fórmula. O ativo é um dos mais utilizados do mercado na venda livre e também sob prescrição2.

A substância é comercializada tanto como monodroga, como em Buscopan, quanto associado a analgésicos, como em Buscopan Composto, que possui a dipirona.

O butilbrometo de escopolamina é um alcaloide derivado da beladona com propriedades farmacológicas anticolinérgicas, que o tornam eficaz para a redução da frequência e intensidade dos movimentos do tipo espasmo no trato gastrointestinal e na região abdominal2.

Por isso, é muito eficiente durante a menstruação. No caso, especificamente para o alívio da dor.

Leia também: Como funciona o Buscopan® para cólica menstrual + dicas caseiras para aliviar a dor.

O que fazer para a menstruação descer?

Diretamente, não existe uma prática ou medicação que induza a menstruação a descer. Isso porque é necessário identificar as causas dos atrasos, principalmente se as irregularidades forem frequentes e gerarem desconfortos físicos.

Algumas fatores que afetam o ciclo menstrual e atrasam a descida da menstruação são:

  • Perimenopausa, fase de transição para a menopausa, que começa no final dos 40 e início dos 50 anos)3;
  • Distúrbios alimentares, como anorexia nervosa ou bulimia3;
  • Exercícios físicos em excesso3;
  • Disfunção na tireoide, tanto excesso quanto falta do hormônio tireoidiano3;
  • Diabetes não controlado3;
  • Síndrome de Cushing, que aumenta os níveis do hormônio cortisol do corpo em resposta ao estresse3;
  • Uso de pílulas, injeções e implantes para controle contraceptivo3;
  • Dispositivos intra-uterinos (DIU) que contém hormônios3;
  • Medicamentos para tratar epilepsia ou problemas de saúde mental3.

Para saber se alguma dessas causas está influenciando o seu organismo e interferindo na menstruação, é fundamental consultar um médico ginecologista para avaliar as possibilidades.

Dessa forma, o especialista pode indicar exames complementares para fazer o diagnóstico correto e propor um tratamento adequado e individualizado para o quadro.

Em alguns casos, é necessário o apoio de outras especialidades médicas para que o tratamento seja 100% eficaz.

Existe remédio para descer a menstruação?

Como explicamos anteriormente, não existe remédio para fazer a menstruação descer. Portanto, caso esteja passando por episódios frequentes de atraso no fluxo ou menstruando em datas diferentes, seja muito antes ou muito depois do previsto, busque orientação médica para encontrar a causa dessa inconsistência.

Apenas assim será possível definir se algum medicamento precisará ser utilizado para tratar o problema e regular o ciclo.

Quantos dias de atraso da menstruação é normal?

Um atraso médio de três dias na menstruação é considerado normal. Em geral, o ciclo menstrual dura 28 dias. Porém, para algumas mulheres, esse período é mais curto (21 dias) ou mais longo (35 dias). Desde que o ciclo mantenha a regularidade de dias, não existe problema em não seguir o padrão4.

Vale destacar que a avaliação da antecipação ou do atraso da menstruação não é baseada apenas em um único mês fora do ciclo regular.

Primeiramente, é necessário descartar a possibilidade de gravidez por meio de um exame. Caso os atrasos aconteçam por mais de três ciclos seguidos, o médico deve ser acionado para investigar a causa da irregularidade menstrual4.

Quais os sinais de que a menstruação vai descer?

Os sinais de que a menstruação vai descer começam a aparecer de uma a duas semanas antes, como cãibras, dor, seios mais sensíveis e alterações de humor. 90% das mulheres têm TPM, outro sinal da chegada do fluxo menstrual, em algum momento da vida reprodutiva, que varia entre sintomas leves e graves5.

Outros sinais perceptíveis de que período menstrual está chegando são:

  • aparecimento de acne cíclica, que surge antes da menstruação, especificamente na na área do queixo e da mandíbula5;
  • aumento da sensação de cansaço5;
  • mudança na atividade intestinal, que pode ser constipação ou diarreia5;
  • episódios de dor de cabeça5;
  • sensação de estar mais ansiosa ou deprimida5;
  • dores na área da coluna lombar5.

Em geral, estes sinais desaparecem depois de três a quatro dias da menstruação descer.

Cuidado com as dicas para menstruação descer

Além de saber que Buscopan não faz a menstruação descer, é importante ter cuidado com qualquer tipo de indicação que não venha de um médico capacitado.

Dessa forma, você não coloca sua saúde em risco e nem mascara sintomas que precisam ser investigados com mais profundidade.

Se o seu objetivo é aliviar as cólicas menstruais, o Buscopan Composto, da caixinha roxa, fornece alívio rápido necessário por meio da ação dupla do medicamento que age no foco da dor, relaxando a musculatura1.

Seja qual for sua dor na barriga, vai de Buscopan!