Saúde

O que é antiespasmódico? Entenda como funciona e para que serve esse medicamento

Imagem dio post O que é antiespasmódico

Você sabe o que é antiespasmódico? Não faz ideia? Pois saiba que é bem provável que você já tenha tomado esse tipo de medicamento!

Duvida? Então, confira neste artigo o que é antiespasmódico e para que ele serve, de forma detalhada!

O que é antiespasmódico?

Os antiespasmódicos são um grupo de substâncias que previnem ou interrompem a contração dolorosa e involuntária dos músculos do intestino, abdômen e sistema reprodutor¹.

Essa contração, conhecida também como espasmos, é a “culpada” pela sensação de cólica, seja ela gastrointestinal, das vias biliares e menstrual¹.

Os antiespasmódicos, dependendo do seu mecanismo de ação, são classificados em três principais grupos¹:

  • Agentes relaxantes diretos do músculo liso (mebeverina, agentes derivados de papaverina);
  • Anticolinérgicos (butilhioscina, hioscina, hiosciamina, levocina, dicicloverina, butilescopolamina, trimebutina y bromuro de cimetropio);
  • Agentes bloqueadores dos canais de cálcio (bromuro de pinaverio, bromuro de otilonio, alverina, fenoverina, rociverina y pirenzepina).

Antiespasmódico - Para que serve?

Para entender o que é antiespasmódico também é preciso saber para que ele serve. E dependendo do grupo ao qual pertence, esse medicamento pode ser indicado para diferentes problemas.

Relaxantes diretos do músculo liso

Esse tipo de antiespasmódico atua no músculo liso do sistema digestivo, reduzindo o tônus e o peristaltismo, aliviando os espasmos intestinais¹.

Os únicos efeitos colaterais dessa classe de medicamentos são a dor de cabeça e tontura, no entanto, ocorrem em raros casos¹.

Antiespasmódicos anticolinérgicos

Essa classe de antiespasmódico serve para atenua os espasmos na barriga ou contrações do intestino, reduzindo a dor abdominal¹.

Entre seus efeitos colaterais estão dor de cabeça, tontura, visão turva e erupção cutânea¹.

Bloqueadores de canais de cálcio

Esse tipo de antiespasmódico possui a função de impedir que o cálcio entre nas células musculares lisas intestinais. Sem o cálcio, o intestino fica mais relaxado¹

As reações adversas desse medicamento podem incluir náusea, erupção cutânea e diarreia¹.

Analgésico e antiespasmódico

Outra informação importante sobre o que é antiespasmódico é que ele é um dos medicamentos mais vendidos no mercado. Ele pode ser comercializado como um monodroga (apenas um ativo) ou associado a um analgésico².

Um estudo duplo-cego comparou a eficácia da associação de um analgésico com um antiespasmódico no alívio de contrações espasmódicas em relação a uma associação de sal sódico de fenildimetilpirazolonametilaminometanossulfonato de sódio, cloridrato de pitofenona e brometo de fenpiverina³.

O estudo foi realizado em 40 pacientes, sendo 20 tratados com cada uma das associações. O resultado demonstrou que a associação de analgésico com antiespasmódico foi significativamente superior a de outra medicação, começando a fazer efeito em 20 minutos após a administração do medicamento e tendo duração de até 4 horas³.

Remédio antiespasmódico 

Há mais de 50 anos atuando contra a dor na barriga, Buscopan é o medicamento para dores na barriga mais prescrito pelos médicos4.

É especialista em dor na barriga porque possui o ativo que alivia as contrações na barriga: butilbrometo de escopolamina.

Indicado para dores na barriga leves, Buscopan , esse da caixinha verde, é adequado para crianças acima de 6 anos e adultos. Mais informações sobre o produto, você confere na bula de Buscopan.

Já para dores na barriga moderadas, o remédio antiespasmódico mais indicado é o Buscoduo. Isso porque além do butilbrometo de escopolamina, essa versão da caixinha laranja de Buscopan possui paracetamol (um tipo de analgésico) em sua composição, aliviando cólicas e dores na barriga moderadas. Veja mais informações sobre o Buscoduo!