Loja Buscopan
Buscopan Composto
Cólicas

Remédio forte para cólica: 4 tipos de Buscopan® para dor

Dr. Márcio de Queiroz Elias Publicado em: 19/12/2024 - Atualizado em: 21/08/2025
Imagem do post Imagem do post Remédio forte para cólica: 4 tipos de Buscopan® para dor

Não tem jeito: tem horas que só um remédio forte para cólica consegue amenizar a dor, não é? ¹

Seja sintoma de uma condição gastrointestinal ou a famosa (e temida) dor durante o período menstrual, uma cólica severa pode até te impedir de seguir sua rotina normalmente. ¹

Nessas horas, embora os truques caseiros ajudem, um antiespasmódico, como Buscopan, pode ser mais eficiente para aliviar o desconforto. ²

Afinal, esse tipo de medicamento interrompe a contração involuntária e dolorosa dos músculos abdominais, o que melhora o seu bem-estar durante a menstruação ou enquanto você enfrenta um problema digestivo. ²

Por isso, trouxemos este conteúdo para explicar os diferentes tipos de cólica e apresentar os melhores remédios para esses momentos de pontadas da barriga e espasmos.

Resumo

  • Cólicas fortes na barriga podem estar relacionadas a diferentes condições, como gases acumulados, intoxicação alimentar, diarreia, síndrome do intestino irritável ou problemas mais graves, como apendicite ¹.
  • Existem diferentes tipos de cólica, que variam conforme a origem: cólica menstrual, causada por contrações uterinas; cólica intestinal, ligada a gases ou constipação; cólica biliar, associada a cálculos na vesícula; e cólica renal, causada por pedras nos rins ¹.
  • O Buscopan composto é um exemplo de remédio forte para cólica abdominal, pois combina butilbrometo de escopolamina, que relaxa os músculos do trato gastrointestinal, e dipirona, que atua como analgésico 5.
  • O alívio das cólicas pode incluir medidas simples, como compressas mornas na barriga, hidratação adequada, repouso e evitar alimentos que aumentem gases. Medicamentos antiespasmódicos, como o Buscopan, também podem ajudar 3, 6, 7.

Conteúdos relacionados

Cólicas fortes na barriga: o que pode ser?

Devido à grande quantidade de órgãos nesta região do corpo, várias condições e fatores podem provocar a cólica, como: ¹

  • constipação intestinal;
  • infecção gastrointestinal;
  • diverticulite;
  • alergias e intolerâncias alimentares;
  • cólica menstrual;
  • pedra nos rins;
  • pedra na vesícula.

É importante procurar o atendimento médico para descobrir o motivo da sua dor e receber o tratamento adequado, principalmente porque esse pode ser um sintoma de uma condição mais séria. ¹

Em todo caso, um remédio forte para cólica, sob orientação médica, pode ajudar a aliviar o incômodo, seja para você seguir o seu dia mais confortável ou para conseguir reorganizar as demandas para ir até o hospital ¹.

Quais são os tipos de cólica?

Os principais tipos de cólica são a menstrual, a ovulatória, a intestinal, a biliar, a renal e as dores abdominais associadas à gastrite, úlcera ou refluxo ¹. Confira!

  • Cólica menstrual: a dismenorreia, provocada pelas contrações do útero durante a menstruação, pode irradiar para a lombar e as coxas e vir acompanhada de náuseas, fadiga ou diarreia;
  • Cólica ovulatória: ocorre no meio do ciclo, geralmente em apenas um dos lados do abdômen, e costuma durar de algumas horas a dois dias;
  • Cólicas intestinais: podem ser causadas por gases, constipação, intolerâncias alimentares ou infecções. Nesses casos, o desconforto é difuso e pode melhorar após evacuar ou eliminar gases;
  • Cólica biliar: cálculos podem provocar cólica forte no lado superior direito, geralmente após refeições gordurosas;
  • Cólica renal: pode desencadear uma das dores mais intensas, com irradiação para a virilha e presença de sangue na urina;
  • Cólicas pélvicas não menstruais: podem estar ligadas a endometriose, miomas ou infecções ginecológicas;
  • Cólica do lactente: comum em bebês, marcada por choro persistente e abdômen tenso.

É importante estar atento a sinais de alerta, como dor muito intensa ou que não melhora, febre, vômitos persistentes, sangue nas evacuações, pele amarelada ou dor abdominal em gestantes e idosos ¹.

Nessas situações, a avaliação médica é fundamental, já que algumas cólicas podem indicar condições graves que exigem tratamento imediato ¹.

4 opções de remédio forte para cólica

Confira 4 opções de medicamentos para dor na barriga e quando usar cada versão.

1. Buscopan para cólica menstrual

O Buscopan tradicional, aquele da caixinha verde, serve para aliviar dores e cólicas na barriga. Seu uso é ideal para quando o incômodo aparece e continua leve ².

Seu princípio ativo é o butilbrometo de escopolamina, uma substância antiespasmódica que controla movimentos involuntários anormais das vias biliares, do estômago e intestino, e as cólicas dos órgãos sexuais e urinários. ²

2. Buscopan gotas

Para cólica menstrual, Buscopan gotas também é uma ótima opção de medicamento, mas para quando o incômodo ainda não está tão forte. ³

Basicamente, essa é a versão líquida do Buscopan, pensada para facilitar a administração, principalmente para crianças a partir do primeiro mês de vida. ³

3. Buscoduo

Se a dor é um pouco mais forte ou evolui para uma cólica moderada bastante incômoda, vá de Buscoduo 4.

Além do antiespasmódico butilbrometo de escopolamina, a versão da caixinha laranja contém paracetamol, um analgésico que diminui a sensação de dor 4.

Essa dupla torna o Buscoduo mais potente que o Buscopan tradicional e a sua versão em gotas quando o assunto é remédio forte para dor na barriga 4.

4. Buscopan Composto

Agora, se você quer um remédio forte para cólica intensa, o Buscopan Composto é a melhor opção 5.

Aqui, também temos dois ativos: o butilbrometo de escopolamina com a dipirona, uma combinação que tem efeito quase imediato e dura de 6 a 8 horas 5.

Não é aconselhável usar a linha de medicamentos de Buscopan por mais de três dias, a não ser sob orientação profissional. E nós esperamos que você não demore tanto tempo para ir ao médico investigar uma cólica tão forte e diferente, viu? 2-4

Buscopan Composto serve para cólica?

Sim, Buscopan Composto serve para cólica. A opção mais forte da linha de Buscopan é indicada para dores e cólicas severas devido à sua ação antiespasmódica e analgésica, que alivia a sensação de dor enquanto reduz os espasmos musculares na região da barriga 5.

Quando devo tomar Buscopan Composto?

O Buscopan Composto atua em diversas condições que envolvem espasmos abdominais intensos e pontadas da barriga, como cólicas menstruais, dores abdominais e intestinais, distúrbios funcionais do trato digestivo e cólica renal e biliar 5.

Como tomar Buscopan Composto?

A dosagem de Buscopan Composto depende da idade e da intensidade dos sintomas 5:

  • adultos e crianças acima de 12 anos: 1 a 2 comprimidos até 4 vezes ao dia;
  • crianças entre 6 e 12 anos: siga a posologia orientada pelo médico, com ajuste na dosagem conforme o peso.

É importante não ultrapassar o limite de 8 comprimidos por dia (no caso de adultos) e evitar o uso prolongado para não arriscar efeitos colaterais 5.

Agora que você sabe como e quando tomar Buscopan Composto, confira outras medidas que podem ajudar no alívio da cólica.

Como aliviar cólicas intensas?

Além de tomar um remédio forte para cólica, existem cuidados complementares que podem ajudar a amenizar a dor. Por exemplo 6, 7:

Aplique compressas de água morna na barriga

Se você está com cólica menstrual, aplicar uma bolsa de água quente na região do abdômen pode ajudar. Uma compressa durante 10 a 15 minutos é o suficiente para aliviar temporariamente o incômodo 6.

Tome um chá com efeito antiespasmódico

Chás de plantas com efeito antiespasmódico, como erva-doce e hortelã, são ótimos para incluir nos seus cuidados caseiros, já que ajudam a relaxar a musculatura e diminuir as contrações 7.

Também vale a pena usar ervas com ação analgésica e relaxante, como o chá de camomila e o de canela 7.

Faça uma massagem na região da cólica

Fazer uma automassagem na região abdominal ou pélvica também pode auxiliar na redução da dor. Durante três minutos, faça movimentos circulares em sentido horário, de preferência deitado em um lugar tranquilo 7.

 

Buscopan. Butilbrometo de escopolamina. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas estomacais e intestinais, cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários. MS 1.7817.0890. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Agosto/2025.

Buscoduo. Butilbrometo de escopolamina e paracetamol. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas, dores e desconforto na barriga. MS 1.7817.0889. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Agosto/2025.

Buscopan Composto. Butilbrometo de escopolamina e dipirona. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas intestinais, estomacais, urinárias, das vias biliares, dos órgãos sexuais femininos e menstruais. MS 1.7817.0891. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Agosto/2025.

Para potência no alívio da dor na barriga, vai de Buscopan Composto!

ONDE COMPRAR

Líder e top of mind em cólicas e dores na barriga1, a família Buscopan lançou o Buscopan Composto pensando nas pessoas que sofrem com dores intensas na barriga.

Por conter Dipirona em sua composição, Buscopan Composto possui um forte efeito analgésico, além de sua ação antiespasmódica garantida pelo Butilbrometo de escopolamina, ativo específico que alivia as contrações na barriga.

Para identificá-lo, é só buscar pelo Buscopan da caixinha roxa. Entenda melhor o funcionamento de Buscopan Composto.

Buscopan composto. butilbrometo de escopolamina e dipirona. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas intestinais, estomacais, urinárias, das vias biliares, dos órgãos sexuais femininos e menstruais. MS 1.7817.0891. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 07/2022.

Referências Consultadas:
  1. 1. Bula do Produto Buscopan Composto

Visite também