Dor na Barriga

Dor no estômago: veja 8 principais causas e como tratar

Imagem dio post dor no estômago

A dor no estômago é um sintoma característico de vários distúrbios gastrointestinais. Foi o que mostrou um estudo multinacional. Segundo ele, até 30% da população adulta nos países ocidentais sofrem de algum problema digestivo1.

Na análise, o Brasil (43%) registrou maior prevalência de cólica/dor abdominal, ficando atrás apenas do México (46%). O número de casos ainda é maior entre mulheres do que em homens em todas as faixas etárias analisadas1.

Para tratar corretamente esse sintoma, é fundamental descobrir a causa. Por isso, reunimos neste artigo as principais, além de dicas para aliviar a dor de estômago rápido e respostas de dúvidas frequentes sobre o tema.

Boa leitura!

Quais são as principais causas de dor no estômago?

As causas da dor no estômago podem indicar tanto casos simples e passageiros como mais graves, que vão requerer mais tratamento. Conheça alguns gatilhos para o problema a seguir:

1. Má digestão

A má digestão é um dos motivos da dor no estômago após comer refeições volumosas, por exemplo, o que dificulta a digestão. A mucosa fica irritada e provoca excesso de gases, refluxo e inchaço abdominal, que passam em algumas horas. Se os episódios forem frequentes, é importante procurar um médico2.

2. Refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico, além de dor, causa queimação e regurgitação, devido ao retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago, o que também amarga o paladar. O quadro é tratável com medicamentos prescritos por um especialista, e mudanças nos hábitos alimentares3.

3. Gastrite causa dor no estômago

Uma das causas mais comuns da dor no estômago e gases é a gastrite. O consumo excessivo de medicamentos (AINESs), bebidas alcoólicas e infecção pela bactéria H. pylori inflamam a mucosa estomacal, o que torna a digestão mais lenta, provocando arrotos e mal-estar. O tratamento é medicamentoso e inclui mudanças na alimentação4.

4. Úlcera gástrica causa intensa dor no estômago

A úlcera gástrica é uma complicação da gastrite ou infecção por H. pylori não tratadas. O quadro causa dor forte no estômago, que se parece com a sensação de fome ou queimação3.

Geralmente, os sintomas começam depois de 2 a 5 horas das refeições ou com estômago vazio, o que pode causar dor no estômago pela manhã. O diagnóstico é por endoscopia e o tratamento com remédios e alimentação3.

5. Pancreatite aguda

A pancreatite aguda e outros problemas no pâncreas, como câncer, provocam dor no estômago e nas costas por irradiação bem severa. Outros sintomas para ficar atento são: emagrecimento e icterícia (amarelamento da pele e olhos). O diagnóstico é feito por tomografia computadorizada ou ressonância magnética do abdômen3.

6. Gastroenterite é outra causa comum da dor no estômago

A gastroenterite infecciosa atinge o estômago e o intestino, geralmente provocada pela ingestão de alimentos contaminados por vírus ou bactérias. Além de dor no estômago e vômito, o quadro causa diarreia, febre baixa, dor muscular e de cabeça. A condição é passageira e tratada com ingestão de água e/ou soro caseiro, para evitar desidratação, e remédios para dor5.

Leia também: Tratamentos para gastroenterite: 3 mais indicados e motivos.

7. Uso prolongado de anti-inflamatórios

Outra causa da dor no estômago é devido ao uso prolongado de anti-inflamatórios não-esteroides, os AINEs, como ácido acetilsalicílico, ibuprofeno, diclofenaco, entre outros. Essas substâncias sensibilizam a mucosa que protege a parede do estômago do ácido gástrico. Por isso, o recomendado é evitar a automedicação e, quando necessário tomar esses remédios, ingeri-los após a refeição3.

8. Câncer de estômago

O câncer de estômago pode evoluir de casos de úlceras não tratados, causando dor no estômago que não passa, além de falta de apetite, vômito, perda de peso sem causa aparente e fezes com sangue. O diagnóstico é confirmado por endoscopia, tomografias e biópsia6.

Como aliviar a dor no estômago?

Os analgésicos, antibióticos (se houver infecção), anti-inflamatórios ou antiespasmódicos são remédios utilizados para aliviar a dor no estômago. Outras classes de medicamentos podem ser utilizadas em conjunto, dependendo da causa do sintoma, como inibidores da bomba de prótons, anti-histamínicos H2 e agentes procinéticos (acelera o esvaziamento do gástrico)3 6.

Buscopan está na categoria de medicamentos antiespasmódicos usados no tratamento para alívio do desconforto no estômago7.

A fórmula contém butilbrometo de escopolamina, ativo responsável por relaxar a musculatura dos órgãos da barriga, atuando nos movimentos involuntários (espasmos), o que ajuda a passar a dor. Ou seja, Buscopan age apenas no foco7.

A versão da caixinha verde, tanto no formato gotas quanto drágeas, é indicada para as dores leves em bebês a partir do primeiro mês de vida, crianças e adultos. A dose varia conforme a idade e orientação médica7.

Perguntas frequentes

Agora que já falamos das causas e dos medicamentos utilizados para dor, respondemos dúvidas frequentes sobre o tema:

O que fazer para aliviar a dor no estômago?

Para aliviar a dor no estômago, tome um remédio leve, como Buscopan, e evite alimentos pesados e bebidas gasosas no dia. Prefira frutas, vegetais e legumes e pratique uma atividade física leve8.

Quando devo me preocupar com dor no estômago?

A dor é preocupante se vier acompanhada de sintomas como azia, náuseas, vômito com sangue, fezes escuras, enjoo e perda de apetite. Caso tenha um ou mais desses sinais, o recomendado é procurar atendimento médico imediatamente9.

O que pode ser uma dor no estômago?

A dor no estomago é um sintoma comum em diversos problemas no trato gastrointestinal, como má digestão, refluxo, gastrite, pancreatite, úlcera, síndrome do intestino irritável, entre outras.

O que tomar para aliviar a dor na boca do estômago?

Antiespasmódicos, analgésicos e antibióticos, quando prescritos pelo médico, ajudam a aliviar a dor no estômago causada pelos diferentes distúrbios digestivos.

Como aliviar a dor de estômago rápido natural?

Uma forma natural de aliviar a dor no estômago é fazer compressas de água quente na região da barriga, o que ajuda a relaxar a musculatura e diminuir a sensação de desconforto9.

Como aliviar a dor de estômago naturalmente?

Outra dica para diminuir a dor naturalmente é tomar chás, como espinheira santa, boldo, artemísia e dente de leão. A acupuntura e a homeopatia também são terapias naturais utilizadas em tratamentos, porém evidências científicas da real eficácia são baixas3 8 9.

Fique atento aos sintomas

A dor no estômago é apenas um dos sinais de distúrbios gastrointestinais passageiros ou duradouros. Por isso, observe os sintomas e comunique ao médico em detalhes tudo que sentir.

Dessa forma, você segue um tratamento personalizado e que vai agir tanto na causa quanto no alívio dos sintomas.

E já sabe: seja qual for a sua dor na barriga, vai de Buscopan!

1. QUIGLEY EMM, LOCKE GR, MUELLER-LISSNER S, PAULO LG, TYTGAT GN, HELFRICH I, et al. Prevalence and management of abdominal cramping and pain: a multinational survey. Alimentary Pharmacology and Therapeutics. 2006 Jul;24(2):411–9. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2036.2006.02989.x. Acesso em junho de 2023.2. É normal sentir dor no estômago? [Internet]. Dr. Marcel. Disponível em: https://drmarcel.com.br/blog/e-normal-sentir-dor-no-estomago/. Acesso em junho de 2023.3. Ferreira J, Lied M, Luiz L, Mazzoleni E. DISPEPSIA FUNCIONAL: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO [Internet]. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2018/03/881599/dispepsia-funcional-diagnostico-e-tratamento.pdf. Acesso em junho de 2023.4. Gastrite | Farmácia Saúde [Internet]. Disponível em: https://farmaciasaude.pt/gastrite/. Acesso em junho de 2023. 5. JBM. Gastroenterites infecciosas. 2013. Disponível em: http://files.bvs.br/upload/S/0047-2077/2013/v101n2/a3986.pdf. Acesso em junho de 2023. 6. Dor no estômago: 8 causas e como tratar [Internet]. Clínica Lucídio Portella. 2022. Disponível em: https://clinicalucidioportella.com.br/dor-no-estomago/. Acesso em junho de 2023. 7. Produto Buscoduo® Gotas | Buscopan [Internet]. www.buscopan.com.br. Disponível em: https://www.buscopan.com.br/produtos/buscopan-gotas. Acesso em junho de 2023.8. Dor de estômago: Descubra as 7 principais causas e como tratar! - LEIA [Internet]. Hospital Santa Júlia. 2022. Disponível em: https://hospitalsantajulia.com.br/dor-de-estomago/. Acesso em junho de 2023.9. Dor de estômago: O que é, sintomas, tratamentos e causas. [Internet]. www.rededorsaoluiz.com.br. Disponível em: https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/dor-de-estomago. Acesso em junho de 2023.