O que causa gastrite? Como cuidar corretamente?

Saber o que causa gastrite é o primeiro passo para cuidar corretamente desse problema. Em linhas gerais, essa condição é desencadeada pela ingestão de medicamentos, bebidas e alimentos que causam inflamação ou inchaço nas paredes de revestimento do estômago1.
Porém, é preciso deixar claro que existem outros fatores que podem levar uma pessoa a ter gastrite, a exemplo de algumas doenças autoimunes, como a anemia perniciosa, e até mesmo quadros recorrentes de estresse1.
Por conta disso, a inflamação na mucosa que reveste o estômago internamente costuma ser classificada pelos médicos como gastrite infecciosa, gastrite autoimune ou gastrite erosiva2, de acordo com o que a provocou.
Isso significa também que, dependendo do que causou a inflamação estomacal, a cura pode não acontecer, como é o caso da versão autoimune, que ocasiona um processo inflamatório crônico3.
Entretanto, a boa notícia é que, a maioria dos casos de gastrite é tratável e pode ser definitivamente eliminado1.
Tirar da rotina alimentos que potencializam esse quadro, seguir corretamente o tratamento prescrito pelo médico, e usar medicamentos que aliviam a dor e a cólica geradas, estão na lista do que pode ser feito1.
Mas, para isso, tudo começa com a compreensão sobre o que causa gastrite. E é justamente sobre esse tema que falaremos agora, neste artigo. Por isso, siga a leitura e confira!
Afinal, o que causa gastrite?
Seguindo com a nossa explicação sobre o que causa gastrite, é possível dizer que os principais motivos e/ou fatores de risco são:
- uso contínuo de remédios à base de ibuprofeno, naproxeno e ácido acetilsalicílico1;
- consumo excessivo de bebidas alcoólicas1;
- infecção estomacal causada pela bactéria Helicobacter Pylori, popularmente chamada de H. Pylori1.
Outras causas das crises de gastrite, mas menos comuns, são:
- consumo de drogas ilegais, como cocaína1;
- ingestão, acidental ou não, de substâncias corrosivas ou cáusticas, como venenos1;
- infecções virais, como herpes, especialmente em pessoas com o sistema imunológico debilitado1;
- refluxo biliar1.
Dica de leitura: "O que é bom para refluxo? Saiba quais alimentos comer e evitar"