Dor na Barriga

Causas da dor no lado esquerdo da barriga abaixo das costelas

Imagem dio post Dor forte do lado esquerdo da barriga

A dor no lado esquerdo da barriga abaixo das costelas é um sintoma bastante comum. Na maioria das vezes, pode ser apenas reflexo de uma distensão abdominal, mas pode também ser resultado de um problema mais grave1.

Essas dores podem ocorrer tanto como espasmos de cólica intermitentes, como também como uma sensação dolorosa constante1.

As dores na região abdominal podem ser difusas ou localizadas, como nas laterais esquerda e direita do corpo, na boca do estômago e no pé da barriga2.

As cólicas focadas em um único ponto da barriga indicam que o problema está provavelmente relacionado aos órgãos que ficam nessa parte do abdômen2.

Mas, afinal, quais são as causas mais comuns de dor no lado esquerdo da barriga? Por que essa dor ocorre e o que fazer para aliviá-la? Leia o conteúdo até o fim para tirar suas dúvidas sobre o tema!

Qual o órgão que fica abaixo da costela do lado esquerdo?

No lado esquerdo da barriga, abaixo das costelas, ficam vários órgãos ou partes deles, como:

  • lobo hepático esquerdo6;
  • baço6;
  • estômago6;
  • corpo/cauda do pâncreas6;
  • rim esquerdo6;
  • flexura esplênica do cólon6;
  • porções do cólon transverso e descendente6;
  • cólon sigmoide6;
  • tuba uterina esquerda6;
  • ovário esquerdo6;
  • ureter esquerdo6;
  • útero6;
  • parte da bexiga (se distendida)6.

Por isso, quando sentimos dor tanto no quadrante superior quanto inferior do lado esquerdo da região abdominal, as causas são as mais variadas, exigindo mais investigação.

O que pode ser dor no lado esquerdo da barriga abaixo das costelas?

Gases e má digestão são problemas comuns e facilmente resolvíveis, mas o que mais pode ser dor no lado esquerdo da barriga abaixo das costelas?

É válido destacar que, caso as dores sejam mais intensas e persistentes, um médico deve ser consultado para realizar uma análise mais profunda do caso a partir de exames. Assim, ele pode fazer um diagnóstico mais preciso para identificar possíveis causas mais sérias que sejam a raiz do problema3.

Alguns dos problemas mais sérios que também geram dor forte do lado esquerdo da barriga são:

1. Gastrite

A gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago, que funciona como uma barreira protetora. Quando está inflamada, pode causar dor. A causa pode ser uma infecção (H. pylori), uma substância ingerida (ex: medicamento) ou fluidos químicos digestivos (ex: suco gástrico)7.

A doença é silenciosa, então, os sinais podem aparecer quando há muito desgaste da parede estomacal. Além da dor, outros sintomas são: indigestão, perda de apetite, sensação de estufamento após comer, inchaço abdominal, náuseas e vômito7.

Leia mais: O que causa gastrite? Principais motivos e sintomas

2. Úlcera no estômago

A úlcera no estômago pode surgir de um caso avançado de gastrite. Como a mucosa está sensibilizada, com o tempo, o ácido gástrico “corrói” o revestimento e causa feridas que podem sangrar e causar dor no lado esquerdo da barriga abaixo das costelas8.

Outros sintomas são: sensação de queimação, inchaço abdominal, indigestão (principalmente após comer pratos gordurosos), náusea e vômito. O quadro é tratável, mas é preciso ter atenção aos sinais8.

3. Pancreatite

A pancreatite é uma inflamação no pâncreas, um quadro que pode ser temporário (agudo) ou crônico, cujo sintoma mais comum é dor abdominal, neste caso, no lado esquerdo da barriga abaixo das costelas9.

Nos quadros agudos, outros sinais adicionais são náuseas, vômito, taquicardia, respiração rápida e superficial e febre. As causas mais comuns da doença são consumo excessivo de álcool e cálculos biliares9.

4. Cálculo renal

Dor no lado esquerdo da barriga, abaixo das costelas, ou nas costas, sangue na urina e náuseas e vômito são sintomas de cálculo renal, ou como é popularmente conhecido, pedra nos rins10.

O tamanho das pedras varia, mas uma coisa é fato: o quadro é doloroso. Para muitos a pior dor possível. O corpo consegue expulsar os cálculos se eles forem pequenos, mas os maiores poderiam ser removidos cirurgicamente10.

Saiba mais sobre o quadro: O que é cálculo renal? Causas, sintomas e como tratar!

5. Síndrome do Intestino Irritável (SII)

A síndrome do intestino irritável (SII) é caracterizada por um conjunto de sintomas gastrointestinais desconfortáveis, como dor, constipação, diarreia, gases, distensão abdominal, dor e cólica11.

A recorrência dos sintomas é a principal forma de diagnóstico e, geralmente, a orientação médica envolve medicamentos e mudanças na dieta, retirando alimentos fermentativos da alimentação, e no estilo de vida, como prática diária de atividades físicas11.

6. Colite

A colite é uma inflamação no cólon, uma porção do intestino grosso localizada no lado esquerdo da barriga. Por isso, o sintoma pode estar relacionado a esse quadro12.

Porém, outras evidências reforçam o problema no cólon como diarreia urgente, sangue ou muco nas fezes, perda de apetite, barriga inchada e perda de peso. A condição pode ser temporária, mas algumas pessoas têm colite crônica, exigindo acompanhamento médico constante12.

7. Infarto esplênico

O infarto esplênico é consequência de uma obstrução arterial, causando isquemia do parênquima (parte do órgão onde estão as células que realizam sua função principal), ou seja, interrupção do fornecimento de sangue, o que pode levar a necrose do órgão13.

O bloqueio pode ser parcial ou total e, além da dor no lado esquerdo da barriga abaixo das costelas, febre, náusea, vômito e aumento do baço. Nesse caso, o atendimento médico deve ser imediato para realização de exame de imagem que confirmará o diagnóstico13.

8. Dor muscular ou fratura da costela

Quedas, acidentes em geral ou um mau jeito durante uma atividade física podem causar dor no lado esquerdo da barriga, devido a um problema muscular ou uma fratura na costela, por exemplo.

A gravidade depende do impacto e do dano muscular causado. O desconforto pode ser passageiro, mas no caso de uma fratura, a dor é mais intensa, como uma fisgada na lateral do abdômen, principalmente ao respirar, tossir ou movimentar o corpo14.

Sensibilidade e hematomas são outros indícios de uma possível fratura. Então o melhor é buscar atendimento de urgência14.

9. Diverticulite

A diverticulite é uma complicação do quadro de diverticulose. Existem pequenas bolsas na parte interna do cólon que, ao inflamarem, causam dor aguda no lado esquerdo da barriga abaixo das costelas15.

Outros sintomas mais ajudam a identificar o quadro são: cólon palpável (dá para senti-lo ao toque), distensão abdominal, febre, náusea, vômito, constipação ou diarreia (menos comum)15.

10. Câncer

O câncer em órgãos da região abdominal, como estômago e pâncreas, causa dor no lado esquerdo da barriga abaixo das costelas. Porém, o sintoma só aparece quando a doença está em estágio avançado16 17.

A doença não costuma causar sintomas nos estágios iniciais, por isso, é importante fazer um check-up anual, caso tenha problema em algum órgão16 17.

Além disso, observe a presença de sintomas, como: dificuldade para engolir, fraqueza, azia, indigestão, urina escura, fezes claras, ou esbranquiçadas, icterícia (amarelecimento da pele)16 17.

É normal sentir dor forte do lado esquerdo da barriga?

Se você sente dor forte do lado esquerdo da barriga com frequência, saiba que, na maioria das vezes, é normal e um problema simples de se resolver. Afinal, as cólicas estão geralmente ligadas ao acúmulo de gases ou à má digestão do alimento no trato gastrointestinal1.

Esses sintomas são autolimitados e benignos, facilitando a superação do problema sem a necessidade de um acompanhamento médico geralmente2.

A má digestão, também conhecida como dispepsia, gera uma sensação de desconforto na parte esquerda do abdômen, como se o estômago estivesse mais pesado mesmo sem estar efetivamente cheio3.

A dispepsia pode estar associada a alguns hábitos cotidianos e isso explica ela ser tão comum. Alguns desses comportamentos que podem estar na raiz do problema são:

  • comer rápido demais3;
  • exagerar na bebida alcoólica3;
  • comer em abundância3;
  • dormir logo após a refeição3;
  • exagerar em alimentos gorduroso e industrializados3;
  • não mastigar adequadamente o alimento3.

A dor do lado esquerdo da barriga ainda pode ser gerada por gases. Nesse contexto, é válido destacar que o acúmulo de gases no estômago e intestino é um processo natural do organismo, assim como a liberação, que pode acontecer por meio de arrotos ou flatulências4.

Entretanto, alguns comportamentos podem gerar um excesso de gases no trato gastrointestinal, causando desconforto e dor do lado esquerdo da barriga. Entre essas possíveis causas, podemos enumerar:

  • beber líquidos em canudos4;
  • comer rápido demais4;
  • mascar chicletes com frequência4;
  • ingerir bebidas gaseificadas, como refrigerantes4;
  • ingerir alimentos como feijão, ervilha, grãos, ovo, leite e derivados4;
  • falar durante a alimentação, etc4.

Em resumo, todas essas práticas contribuem para a entrada de ar no organismo. Eles podem ser facilmente liberados, mas quando em excesso, alojam-se no trato digestivo, causando dores e incômodos4.

Quando a dor do lado esquerdo da barriga é preocupante?

A dor do lado esquerdo da barriga é preocupante quando o sintoma é frequente, ou seja, vai e volta, causando episódios agudos. Quando o quadro é acompanhado de outros sintomas, como os citados acima, é fundamental buscar atendimento médico de urgência para obter um diagnóstico preciso e tratar a causa.

Como tratar a dor constante do lado esquerdo da barriga?

Mas, afinal, como tratar a dor no lado esquerdo da barriga abaixo das costelas?  Em casos mais simples, como gases e má digestão, apenas uma reeducação alimentar e mudança de alguns hábitos são suficientes1.

Coma mais devagar, evite alimentos que causam gases e evite falar durante a refeição para evitar a entrada de ar no estômago1.

Caso as dores estejam fortes, o ideal é contar com uma medicação antiespasmódica para aliviar os sintomas de forma rápida e prolongada. O Buscopan Composto, por exemplo, é a solução perfeita para cólicas e dores intensas na barriga5.

O medicamento, além de possuir dipirona em sua fórmula, que garante o efeito analgésico, tem escopolamina, que age no relaxamento dos espasmos musculares do trato gastrointestinal. Assim, diminui as dores e o desconforto especificamente na região da abdominal5.

Se, mesmo com a administração do remédio, as dores não passarem e continuarem intensas, suspenda o medicamento e busque atendimento médico para investigar a causa do problema e fazer o melhor tratamento para resolvê-lo.

Para potência no alívio da dor na barriga, vai de Buscopan Composto!

ONDE COMPRAR

Líder e top of mind em cólicas e dores na barriga1, a família Buscopan lançou o Buscopan Composto pensando nas pessoas que sofrem com dores intensas na barriga.

Por conter Dipirona em sua composição, Buscopan Composto possui um forte efeito analgésico, além de sua ação antiespasmódica garantida pelo Butilbrometo de escopolamina, ativo específico que alivia as contrações na barriga.

Para identificá-lo, é só buscar pelo Buscopan da caixinha roxa. Entenda melhor o funcionamento de Buscopan Composto.

Buscopan composto. butilbrometo de escopolamina e dipirona. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas intestinais, estomacais, urinárias, das vias biliares, dos órgãos sexuais femininos e menstruais. MS 1.7817.0891. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 07/2022.

Referências Consultadas:
  1. 1. Bula do Produto Buscopan Composto

(1) Dor no Lado Esquerdo da Barriga: O que é, sintomas, tratamentos e causas. [Internet]. www.rededorsaoluiz.com.br. [cited 2022 Dec 1]. Available from: https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/dor-no-lado-esquerdo-da-barriga(2) Pinheiro DP. 40 Causas de dor abdominal (dor na barriga) | MD.Saúde [Internet]. www.mdsaude.com. Available from: https://www.mdsaude.com/gastroenterologia/dor-na-barriga/(3) Rede D’Or São Luiz. O que é má digestão? Disponível em https://www.rededorsaoluiz.com.br/sintomas/ma-digestao .(4) Gas and gas pains - Symptoms and causes [Internet]. Mayo Clinic. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/gas-and-gas-pains/symptoms-causes/syc-20372709.(5) Produto Buscopan® Composto | Buscopan [Internet]. www.buscopan.com.br. Available from: https://www.buscopan.com.br/produtos/buscopan-composto6. Curso de Especialização - Linhas de Cuidado em Enfermagem [Internet]. unasus2.moodle.ufsc.br. Disponível em: https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/16344/mod_resource/content/1/un01/top03p01.html. Acesso em setembro de 2023.7. Cleveland Clinic. Gastritis (Dyspepsia) | Cleveland Clinic [Internet]. Cleveland Clinic. 2016. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/10349-gastritis. Acesso em setembro de 2023.8. Cleveland Clinic. Stomach (Peptic) Ulcer: Signs, Symptoms, Causes & Treatment [Internet]. Cleveland Clinic. 2022. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/22314-stomach-peptic-ulcer. Acesso em setembro de 2023.9. Cleveland Clinic. Pancreatitis | Cleveland Clinic [Internet]. Cleveland Clinic. 2016. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/8103-pancreatitis. Acesso em setembro de 2023.10. Cleveland Clinic. Kidney Stones: Symptoms, Causes, Diagnosis, Treatment & Prevention [Internet]. Cleveland Clinic. 2021. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/15604-kidney-stones. Acesso em setembro de 2023.11. Cleveland Clinic. Irritable bowel syndrome: IBS, symptoms, causes, treatment [Internet]. Cleveland Clinic. 2020. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/4342-irritable-bowel-syndrome-ibs. Acesso em setembro de 2023.12. Colitis: Symptoms, What it Is, Types & Treatment [Internet]. Cleveland Clinic. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/23384-colitis. Acesso em setembro de 2023.13. Infarto esplênico: única manifestação de um infarto agudo do miocárdio silencioso [Internet]. Disponível em: https://clinicamedica2015.iweventos.com.br/upload/trabalhos/VOc1s6HEqAtMMT7kzGBdgJfqKcc8.pdf. Acesso em setembro de 2023.14. Rib Fracture (Broken Rib): Symptoms, Healing Tips & Treatment [Internet]. Cleveland Clinic. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/17434-rib-fracture-broken-rib. Acesso em setembro de 2023. 15. Cleveland Clinic. Diverticulitis [Internet]. Cleveland Clinic. 2023. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/10352-diverticulitis. Acesso em setembro de 2023.16. Stomach Cancer: Causes, Symptoms, Diagnosis & Treatment [Internet]. Cleveland Clinic. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/15812-stomach-cancer. Acesso em setembro de 2023.17. Cleveland clinic. Pancreatic Cancer: What Is It, Symptoms, Causes & Treatment [Internet]. Cleveland Clinic. 2023. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/15806-pancreatic-cancer. Acesso em setembro de 2023.