Dor na Barriga

Fisgada na lateral do abdômen: veja o que pode causar

Imagem dio post fisgada na lateral do abdômen

Já sentiu uma fisgada na lateral do abdômen durante uma atividade física ou em outros momentos? Como é um sintoma, a dor pode indicar inúmeros problemas, passageiros ou não, que podem exigir cuidados e tratamentos.

A localização da dor é uma informação importante para o médico direcionar o diagnóstico, principalmente quando o incômodo é frequente.

Neste artigo, explicamos o que é a dor nos flancos, as possíveis causas do desconforto e como aliviar o sintoma.

Boa leitura!

O que é uma fisgada na lateral do abdômen?

A fisgada na lateral do abdômen, dor de lado ou nos flancos, é um incômodo repentino, porém passageiro, sentido na área abaixo das costelas e acima da pelve. O momento em que ocorre dá sinais do que pode ser, como uma fadiga do exercício físico ou um distúrbio gastrointestinal1.

Quando o sintoma é persistente, ou acontece com frequência, ele pode estar relacionado com alguma doença ou infecção como, por exemplo, problemas nos rins, infecção do trato urinário, desidratação, entre outros1.

Esse sintoma também é chamado de dor abdominal transitória, que acontece durante a prática de atividades físicas, e está relacionado ao desempenho do diafragma, além de ter influência do preparo feito no pré-treino2.

Como a fisgada na lateral do abdômen do lado direito ou do lado esquerdo do corpo é um sintoma ligado a diversas condições, quando ele acontece fora dos momentos de exercício, é necessário investigar.

Nesses casos, o recomendado é buscar assistência médica e repassar todos os detalhes do que está sentido, como:

  • local da dor1;
  • quando o sintoma começou1;
  • como é a sensação causada pela dor1;
  • com que frequência o incômodo aparece1;
  • há quanto tempo sente a dor1;
  • outros sintomas presentes1.

Essas informações são importantes para direcionar a análise do médico e a definição dos exames de imagens e laboratoriais para obter o diagnóstico correto.

O que pode causar a fisgada na lateral do abdômen?

As causas da fisgada na lateral do abdômen são variadas, mas listamos alguns motivos comuns, entre os pontuais e os que vão exigir mais investigação para chegar a uma conclusão. Veja quais são e como funcionam:

Câimbras que geram dor abdominal

A câimbra é resultado do despreparo físico, seja para uma modalidade de treino, prova ou esforço excessivo. Já tentou correr sem um tênis adequado e a técnica certa? Provavelmente, o resultado foram muitas câimbras e fisgadas na lateral do abdômen4.

É fundamental que o tipo de atividade física, assim como sua intensidade, volume e frequência, seja adequado individualmente para cada pessoa. À medida que o desempenho melhora, os desconfortos tendem a diminuir2.

Disfunções gastrointestinais

Algumas disfunções gastrintestinais causam fisgada na lateral do abdômen. O lado em que o sintoma acontece é um indicativo para sua provável causa, associada a outros sintomas.

  • Fisgada na lateral do abdômen lado direito: excesso de gases, apendicite, doença de Crohn, inflamação do intestino3.
  • Fisgada na lateral do abdômen lado esquerdo: inflamação do intestino, excesso de gases e hérnia inguinal3.

Nos casos citados acima, a fisgada pode acontecer em qualquer momento do dia, causando desconforto.

Porém, um distúrbio temporário nas funções digestivas acontece quando líquidos ou alimentos difíceis de digerir são consumidos muito próximos ao horário de um treino físico2.

A fisgada na lateral do abdômen ao respirar acontece porque o bolo alimentar que está no estômago dificulta o movimento do diafragma, o músculo que auxilia na respiração, comprometendo o desempenho2.

Leia também >>> Distúrbios gastrointestinais: sintomas e causas das doenças.

Falta de oxigênio no diafragma pode causar fisgada na lateral do abdômen?

A falta de oxigênio no diafragma acontece por causa da fadiga no músculo durante as atividades físicas. O motivo é a redução do fluxo sanguíneo, que leva a exaustão precoce do diafragma e, consequentemente, a fisgada na lateral do abdômen2.

Dessa forma, sem a oxigenação necessária, falta energia para os músculos realizarem as ações necessárias. Isso acontece porque o esforço ao qual o corpo está sendo submetido é maior do que o suportado2.

Daí a importância das cargas e a intensidade do treino serem adequados à capacidade de cada pessoa para evitar dor abdominal durante os exercícios. Esse quadro pode acontecer durante corridas, caminhadas, musculação, entre outras atividades2.

Baixo condicionamento físico

O baixo condicionamento físico é outra causa da fisgada na lateral do abdômen, que segue o mesmo mecanismo explicado no tópico anterior.

Pessoas sedentárias ou paradas que estão voltando a fazer uma atividade física, sentem mais o desconforto uma vez que, mesmo exercícios leves, exigem um esforço do corpo, além da capacidade atual.

Por isso, à medida que o condicionamento melhora a dor na lateral direita ou esquerda da barriga melhora. O ideal é que o treino seja menos intenso no início e evolua conforme a resposta de cada pessoa.

Leia mais >>> Benefícios dos exercícios físicos: top 5 + dicas.

Fisgada na lateral do abdômen: como aliviar a dor?

Para aliviar a dor da fisgada na lateral do abdômen, o ideal é adequar o tipo e a intensidade de treino, evitar esforço superior à capacidade física e se alimentar antes do exercício com comidas leves, dando o intervalo da digestão, para evitar a compressão do diagragma2.

Buscopan alivia a fisgada na lateral do abdômen?

Sim, Buscopan alivia a fisgada na lateral do abdômen de forma rápida e prolongada, pois tem componentes antiespasmódicos e analgésicos na fórmula. A vantagem do medicamento é que existem opções diferentes para cada intensidade de dor5.

É importante destacar que o Buscopan alivia, mas não trata as causas. Então, se o sintoma é frequente e acontece fora do contexto de treino, é importante buscar orientação médica5.

Como usar Buscopan para aliviar a dor na lateral do abdômen?

O uso de Buscopan é orientado pela intensidade da dor. A fórmula para dores leves pode ser utilizada por bebês e crianças, já as opções para dor moderada e intensa são indicadas apenas para uso adulto5.

Tanto a fórmula em gotas quanto a versão em comprimido devem ser ingeridas com um pouco de água. A dosagem é específica de acordo com a versão utilizada, assim como o tempo para o remédio fazer efeito5.

Dúvidas frequentes

O que pode ser fisgada na lateral da barriga?

A fisgada na lateral da barriga, como vimos acima, pode ser causada pelo baixo condicionamento físico, falta de oxigênio no diafragma durante exercícios, cãibras e distúrbios gastrintestinais.

O que pode ser fisgada do lado esquerdo do abdômen?

A fisgada no lado direito do abdômen pode indicar excesso de gases, apendicite, doença de Crohn, inflamação do intestino, cisto no ovário direito3.

O que pode ser pontada no abdômen?

As causas de pontadas no abdômen podem ser problemas simples como espasmos musculares nos exercícios, até problemas nos rins, infecção na bexiga ou uma doença inflamatória intestinal1.

Qual é o órgão que fica do lado esquerdo do abdômen?

Os órgãos que ficam do lado esquerdo do abdômen são pâncreas, baço, estômago, parte dos intestinos e o rim esquerdo6.

Fique atento às dores

Observar quando a dor acontece, a frequência e a sua intensidade, é essencial para não adiar a procura por orientação médica.

Para dores intensas, conte com a ação dupla de Buscopan Composto, que tem butilbrometo de escopolamina, que diminui os espasmos musculares dos órgãos da região abdominal, e dipirona, um analgésico bem reconhecido e efetivo7.

Conheça mais sobre a fórmula e seu efeito rápido no bloqueio da dor.