Lançamento
A combinação de ativos cria fórmulas eficazes e seguras de medicamentos com potencial de dupla ação, que auxiliam no tratamento de sintomas dos mais variados quadros de saúde. Uma dessas uniões é o butilbrometo de escopolamina e dipirona.
As duas substâncias são conhecidas pelos seus efeitos individuais, mas que, quando associadas, contribuem para o alívio eficaz da dor.
Continue a leitura do artigo e entenda para que o remédio serve, as diferenças entre os tipos de dipirona e a versão de Buscopan que contém os dois ativos.
Conteúdos relacionados:
Essa é uma substância antiespasmódica que relaxa a musculatura lisa dos órgãos da barriga (estômago, intestino, útero, bexiga, rins e vesícula biliar). A sua ação evita ou reduz os movimentos involuntários, chamados de espasmos. Por isso, é indicada para aliviar dores e cólicas na região abdominal 1.
O composto é encontrado no mercado com o nome comercial de Buscopan®, cujo ativo principal das fórmulas é o butilbrometo de escopolamina 1.
Ao todo, são comercializadas cinco versões do medicamento, o que inclui apresentações em gotas, comprimido revestido e injetável (uso hospitalar) 2.
Sim, uma fórmula que une dipirona a um ativo antiespasmódico, como o butilbrometo de escopolamina, oferece essa dupla função. A dipirona age como um potente analgésico para aliviar a sensação de dor, enquanto o butilbrometo de escopolamina atua como antiespasmódico, relaxando as contrações que causam a cólica 3, 9.
Essa combinação do butilbrometo de escopolamina e dipirona ataca a dor em duas frentes: na sua causa, o espasmo, e no seu sintoma, a dor em si 3.
Por essa razão, a união dos ativos cria um completo remédio antiespasmódico e analgésico, ideal para o tratamento de dores intensas na região da barriga 3.
Com uma fórmula de dupla ação, o butilbrometo de escopolamina e a dipirona atuam em conjunto como antiespasmódico e analgésico para o alívio de dores e cólicas. Essa combinação, presente em medicamentos como Buscopan® Composto, oferece um tratamento eficaz para desconfortos e age diretamente na causa da dor 1.
A composição do Buscopan® Composto contém 10 mg de butilbrometo de escopolamina e 250 mg de dipirona monoidratada. É indicada para o tratamento dos sintomas de dor e cólicas intestinais, estomacais, urinárias, das vias biliares, dos órgãos sexuais femininos e menstruais intensas 3.
Porém, é importante destacar que o uso separado dos dois ativos não tem o mesmo efeito da fórmula conjunta fabricada em laboratório.
Segundo o Laboratório Boehringer Ingelheim, responsável pela fabricação da linha Buscopan®, em resposta a Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, não é possível fazer uma correlação de bioequivalência das substâncias da composição do Buscopan® e dipirona separadamente, em relação à Buscopan® Composto 4.
Por isso, o uso de qualquer remédio antiespasmódico e analgésico deve contar com a orientação médica para evitar a automedicação, que pode desencadear reações adversas graves, de acordo com a condição de saúde do paciente.
A combinação de butilbrometo de escopolamina e dipirona, que é a composição de Buscopan® Composto, serve para dor e cólicas no trato gastrointestinal, geniturinário, vias biliares e outras áreas da região abdominal.
Entenda a ação desse remédio para cólica forte em cada caso!
As cólicas e dores fortes na região da barriga são sintomas comuns relacionados aos mais diversos quadros de saúde. Por isso, o local do desconforto é utilizado como referência para descobrir a causa do sintoma 5.
Por exemplo, na parte superior do abdômen, a dor indica má digestão, excesso de gases, gastrite, refluxo, úlcera gástrica, entre outros. Na parte inferior, pode sinalizar inflamação no intestino, apendicite, infecção urinária, entre outros 5.
Claro que este não é o único fator considerado pelo médico na avaliação. A intensidade da dor e o histórico geral do paciente também são avaliados 5.
Para dores agudas e intensas, o medicamento com butilbrometo de escopolamina e dipirona é recomendado para eliminar os espasmos musculares, de modo a relaxar as fibras, e, assim, aliviar a dor 1.
As cólicas biliares são causadas pela formação de cálculos (pedras) dentro da vesícula, órgão responsável pelo armazenamento da bile e sua condução até o intestino, onde auxilia na digestão de gorduras 6.
Quando algum problema impede a secreção da bile, a vesícula aumenta de volume, o que provoca uma inflamação. O excesso de bile forma os cálculos que, ao se movimentarem, causam sintomas, como cólica biliar, febre, náuseas e vômitos 6.
O ponto focal da cólica é na parte superior direita do abdômen, podendo irradiar para as costelas e para a parte de cima do tórax. A dor é aguda e intensa e, geralmente, começa 30 minutos após a alimentação 6.
A dupla ação de Buscopan Composto é eficaz para aliviar o sintoma, pois o butilbrometo de escopolamina age diretamente onde a cólica ocorre, e a dipirona bloqueia a sensação de dor e ainda reduz a febre 1.
A cólica renal é classificada como uma das piores dores provocadas por um problema de saúde, conforme relatos de pacientes e médicos 7.
O sintoma é causado pelos temidos cálculos renais, chamados popularmente de pedra nos rins, que podem bloquear partes do trato urinário (rins, ureteres, bexiga ou uretra) quando o corpo tenta expeli-los 8.
Esse movimento alarga as estruturas, o que causa uma dor aguda, intensa e incapacitante na parte inferior e lateral das costas (onde ficam os rins) e na parte inferior do abdômen (na área da bexiga) 8.
Para aliviar a dor da cólica renal, as fórmulas combinadas, como a de butilbrometo de escopolamina e dipirona, que compõem o Buscopan Composto, são utilizadas. Porém, o recomendado é procurar um atendimento de urgência 3.
No hospital, a fórmula líquida injetável pode ser aplicada de forma segura para proporcionar um alívio ainda mais rápido do sintoma e a realização do tratamento completo do problema 3.
Sim, a associação entre butilbrometo de escopolamina e dipirona é eficaz no alívio de cólicas menstruais 3. Isso porque a escopolamina age diretamente nos espasmos e contrações dolorosas do útero para relaxar a musculatura, enquanto a dipirona atua como um potente analgésico e combate a sensação de dor 3, 9.
A cólica menstrual, também chamada de dismenorreia, ocorre devido às fortes contrações do útero para a eliminação do endométrio (a camada que reveste o órgão internamente) durante a menstruação. Esses espasmos podem comprimir os vasos sanguíneos da região e causar dor abdominal que varia entre leve a muito intensa 5.
É nesse cenário que a ação conjunta do butilbrometo de escopolamina e dipirona se mostra tão eficiente. O butilbrometo de escopolamina age diretamente na origem da dor, que é o espasmo muscular 3.
Sua função é relaxar a musculatura lisa do útero, o que ajuda a reduzir a intensidade e a frequência das contrações dolorosas. Esse mecanismo, portanto, confirma que a dipirona com escopolamina ajuda em cólica menstrual 3.
Ao mesmo tempo, a dipirona atua com sua potente ação analgésica, que combate a dor já existente e o desconforto geral 9.
Por unir essas duas frentes de ação, a associação dessas substâncias é uma opção considerada como remédio para cólica forte, já que proporciona um alívio mais completo do que um medicamento com apenas uma função 3.
Não, o butilbrometo de escopolamina e o ibuprofeno são medicamentos diferentes com funções distintas. O butilbrometo de escopolamina é um antiespasmódico, que age para relaxar a musculatura dos órgãos para aliviar cólicas e espasmos, enquanto o ibuprofeno é um anti-inflamatório que atua no combate à dor e à inflamação 3, 11.
O butilbrometo de escopolamina age diretamente nos músculos internos da barriga, bexiga e útero, que são aqueles que não conseguimos controlar. O ativo alivia a dor de cólica porque faz esses músculos, que estavam apertados e causando dor, relaxarem 3, 5.
Já o ibuprofeno funciona de outra maneira. Esse é um anti-inflamatório que impede o corpo de fabricar as substâncias que funcionam como um "alarme" para a dor e a inflamação. É por isso que costuma ser usado para aliviar dores de cabeça e dores musculares, por exemplo 11.
A dúvida se o butilbrometo de escopolamina é o mesmo que ibuprofeno surge porque os dois podem aliviar cólicas, mas cada um segue um caminho diferente: um acalma o músculo e o outro combate a inflamação 3, 11.
A união de butilbrometo de escopolamina com a dipirona é um exemplo de remédio antiespasmódico e analgésico, capaz de unir duas forças para um alívio mais eficaz 3.
Para o paciente, não há diferença prática entre a dipirona sódica e a monoidratada. Ambas têm o mesmo princípio ativo e agem da mesma maneira no corpo no alívio da dor e febre. A única distinção real é que a versão monoidratada tem uma molécula de água em sua estrutura 10.
A semelhança no efeito é tão grande que, em 2011, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a Resolução n.º 19. O documento oficializa as seguintes alterações na nomenclatura:
Em relação à sua apresentação, é comum encontrar a dipirona monoidratada em versões líquidas, como gotas, que por vezes incluem sabores para facilitar a ingestão por crianças e adultos 9.
Essa versatilidade na forma de apresentação, no entanto, não altera a eficácia do medicamento 9.
Desse modo, não faz diferença se a composição de Buscopan Composto usa a forma sódica ou a monoidratada. A associação do butilbrometo de escopolamina e dipirona serve para a mesma função de aliviar dores e cólicas, pois a substância ativa que age no corpo para combater a dor é idêntica nos dois casos 3, 4.
A principal diferença está na composição e na dupla ação. O Buscopan tradicional contém apenas butilbrometo de escopolamina, um antiespasmódico que alivia a cólica. Já o Buscopan Composto adiciona dipirona à fórmula, que tem função analgésica para combater a dor, inclusive as mais intensas 2, 3.
O Buscopan (da embalagem verde) age unicamente na causa da cólica: o espasmo muscular. Sua função é relaxar a musculatura dos órgãos da barriga e aliviar o desconforto que essa contração gera. Por isso, é indicado para dores de intensidade leve a moderada, voltadas para os espasmos 2.
Ao entender qual a diferença entre Buscopan e Buscopan Composto, você passa a saber que a versão "Composto" (da embalagem roxa) oferece uma ação dupla 3.
A fórmula com butilbrometo de escopolamina e dipirona alivia o espasmo e também tem um potente efeito analgésico que combate a dor já instalada, o que a torna mais completa para quadros de dor forte 3.
Depois de descobrir qual a diferença entre Buscopan e Buscopan Composto e selecionar a versão adequada para o seu caso, é comum ter dúvidas sobre a ingestão. Um dos pontos principais envolve a possibilidade de tomar Buscopan em jejum. Continue a leitura para descobrir qual é a recomendação nesse caso 1,2.
Sim, tanto o Buscopan quanto o Buscopan Composto podem ser tomados em jejum, acompanhados de um pouco de água. A presença de alimentos no estômago não interfere de forma significativa na absorção ou no efeito do medicamento. Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar 2, 3.
Diferentemente de alguns anti-inflamatórios que podem ser mais agressivos para o estômago, a fórmula com butilbrometo de escopolamina e dipirona, como na versão Composto, costuma ser bem tolerada pela maioria das pessoas, mesmo sem alimentação prévia. A principal recomendação é que a ingestão seja sempre feita com algum líquido 2, 3.
A orientação sobre tomar Buscopan em jejum vale tanto para a versão tradicional quanto para o Buscopan Composto, o que permite o alívio da dor sem a necessidade de se alimentar antes 2, 3.
Agora que você sabe que pode tomar Buscopan em jejum, é interessante entender em quanto tempo o medicamento faz efeito. Assim, você identifica com mais clareza a partir de quando pode contar com o alívio do incômodo.
O início do alívio com Buscopan, seja a versão tradicional ou Composto, ocorre geralmente entre 20 e 80 minutos após a ingestão oral. Esse é o tempo que o organismo leva para absorver os componentes ativos e iniciar a ação antiespasmódica e, no caso da versão Composto, também a analgésica 2, 3.
É importante notar que esse intervalo pode variar um pouco entre as pessoas. Fatores variados, como o metabolismo individual de cada um, influenciam a velocidade com que o corpo absorve o medicamento 3.
No caso da fórmula com butilbrometo de escopolamina e dipirona, a ação dupla acontece nesse período: o antiespasmódico relaxa a musculatura e o analgésico bloqueia a dor. Saber em quanto tempo o Buscopan faz efeito ajuda a ter uma expectativa realista sobre o início do alívio dos sintomas de dores e cólicas fortes 3.
Como vimos, a associação de butilbrometo de escopolamina e dipirona oferece uma abordagem completa para o alívio de dores e cólicas intensas.
O Buscopan Composto, da caixinha roxa, é pensado para quem sente dores fortes na região da barriga, que vão além de um simples incômodo e precisam de um alívio que atue tanto no espasmo muscular quanto na própria sensação de dor, como em cólicas menstruais, renais ou biliares.
Conheça o Buscopan Composto e saiba mais sobre a solução completa para dores e cólicas intensas na barriga!
Buscopan. butilbrometo de escopolamina. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas estomacais e intestinais, cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários. MS 1.7817.0890. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Outubro/2025.
Buscopan Composto. butilbrometo de escopolamina e dipirona. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas intestinais, estomacais, urinárias, das vias biliares, dos órgãos sexuais femininos e menstruais. MS 1.7817.0891. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Outubro/2025.
Há mais de 50 anos atuando contra a dor na barriga, Buscopan é o medicamento para dores na barriga mais prescrito pelos médicos1.
É especialista em dor na barriga porque possui o ativo específico que age no local das contrações, aliviando a dor.
Indicado para dores na barriga leves, Buscopan da caixinha verde, é adequado para crianças acima de 6 anos e adultos. Mais informações sobre o produto, você confere na bula de Buscopan.
Buscopan. butilbrometo de escopolamina. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas estomacais e intestinais, cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários. MS 1.7817.0890. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 07/2022.11. IQVIA PMB MAT JAN/22
12. Bula do Produto Buscopan. Acesso em outubro/2025.
13. Bula do Buscopan Composto. Acesso em outubro/2025.
14. BOEHRINGER INGELHEIM. Resposta a consulta sobre bioequivalência de Buscopan® e dipirona. Comunicação direta ao Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN-SP)
Lançamento