Lançamento
Uma pontada no lado esquerdo da barriga pode surgir de repente e causar dores e desconfortos. Afinal, essa região do abdômen é complexa, pois abriga órgãos importantes, como intestino, estômago, baço, rins e, no caso das mulheres, ovários e útero ¹.
Por isso, identificar a causa nem sempre é fácil, mas prestar atenção à intensidade, frequência e duração da dor ajuda a diferenciar a gravidade da condição ¹.
Muitas vezes, pequenas alterações na digestão, gases ou esforço físico são suficientes para provocar pontadas leves. No entanto, em outros casos, a dor pode indicar condições mais sérias, como diverticulite, infecção urinária ou inflamações nos órgãos internos ¹.
Neste guia, você entenderá os diferentes motivos que podem causar dor na barriga, reconhecerá sinais e conhecerá formas de alívio. Descubra também quando a dor do lado esquerdo é preocupante e exige atenção médica.
Resumo
Conteúdos relacionados
Essa dor pode surgir por diversas razões, desde gases até problemas intestinais e no estômago, infecção renal ou cistos ovarianos. Alguns exemplos são gastrite, úlcera, inflamação no intestino e prisão de ventre. Portanto, o autodiagnóstico não é recomendado, e você deve consultar um médico ao sentir pontadas intensas ¹.
Confira abaixo o que pode ser pontada no lado esquerdo da barriga.
O acúmulo de gases no intestino provoca distensão abdominal, sensação de pressão e pontadas agudas ².
A fermentação de alimentos no trato gastrointestinal gera gases que, se não eliminados por arrotos ou flatos, se acumulam no intestino grosso e causam desconforto. Vale destacar que a constipação intestinal pode aumentar a produção de gases e a dor aguda ².
A gastrite é uma inflamação do revestimento interno do estômago e pode ser aguda ou crônica ³.
As causas comuns incluem uso prolongado de anti-inflamatórios, álcool, tabagismo, infecção por Helicobacter pylori ou gastrite autoimune. Seus sintomas podem envolver dor intensa na barriga, azia, indigestão, estufamento do estômago, náusea, vômito e presença de sangue nas fezes ³.
A úlcera é uma lesão na parede do estômago ou duodeno causada pelo ácido gástrico e pepsina. As principais causas são infecções pela bactéria H. pylori e o uso contínuo de AINE (anti-inflamatórios não esteroides) ⁴.
Manifesta-se por dor epigástrica, azia, indigestão, náusea, vômito, perda de apetite e gases ⁴.
Doenças inflamatórias intestinais, como Crohn e retocolite ulcerativa, envolvem inflamação crônica do trato digestivo ⁵.
Entre os sintomas, estão diarreia persistente, sangramento retal, dor abdominal, febre, perda de apetite, perda de peso, lesões na boca, articulações doloridas e atraso no crescimento ⁵.
Os cistos são formações preenchidas por líquido no ovário, comuns em mulheres de 15 a 35 anos ⁶.
Os chamados cistos funcionais geralmente desaparecem sozinhos. Porém, se permanecerem, o médico pode recomendar medicamentos e cirurgias.
Os sintomas do cisto são dor no ovário afetado, menstruação irregular, fluxo intenso, dor pélvica e desconforto nas relações sexuais ⁶.
A hérnia inguinal se caracteriza pela projeção de tecido abdominal pelo canal inguinal, que pode causar dor na lateral da barriga e, principalmente, na virilha ⁷.
Os sintomas adicionais incluem caroço visível sob a pele, sensação de peso ou queimação na região ⁷.
A constipação intestinal, ou prisão de ventre, é causada especialmente por baixa ingestão de fibras, consumo de água insuficiente e sedentarismo ⁸.
Quando o intestino não funciona adequadamente e você tem dificuldade de evacuar ou tem a sensação de evacuação incompleta, pode sentir dor na barriga, sensação de estufamento e aumento de gases ⁸.
Geralmente, as dores têm causas benignas, mas alguns sinais podem indicar problemas mais sérios e exigem atenção médica imediata, como ⁹:
Especialistas alertam que, mesmo desconfortos aparentemente leves, como gases, inchaço ou dispepsia, podem ser os primeiros sinais de complicações mais graves. Alterações sutis, como fezes escuras ou fraqueza e palidez persistente, podem indicar perda de sangue lenta, mas contínua, o que também exige avaliação médica imediata ⁴,⁹.
Portanto, jamais ignore dores persistentes ou intensas no lado esquerdo do abdômen. A observação cuidadosa dos sintomas, combinada com orientação profissional, garante diagnóstico correto, tratamento adequado e prevenção de complicações ⁴,⁹.
Para identificar quando a dor do lado esquerdo é preocupante, fique atento especialmente se a pontada for inexplicável, intensa, persistente ou ocorrer após trauma ou na gravidez ⁹.
Se a dor estiver relacionada à digestão ou gases, medidas simples podem ajudar, como repouso intestinal, ingestão de alimentos leves, hidratação adequada e terapia de calor, como colocar uma bolsa de água morna ou tomar um banho quente. Além disso, os medicamentos antiespasmódicos são eficazes, pois aliviam as contrações dolorosas ¹,⁹.
Existem também remédios para pontadas na barriga mais naturais e caseiros, como chá de hortelã, gengibre ou alcaçuz, que podem relaxar os músculos intestinais e melhorar o conforto ⁹.
Leia também: Contrações abdominais involuntárias: você deve se preocupar com elas?
Os antiespasmódicos são medicamentos para aliviar espasmos e cólicas que afetam os músculos lisos do sistema digestivo e urinário. Assim, são recomendados para tratar condições, como Síndrome do Intestino Irritável (SII), dispepsia funcional, cólicas menstruais, dor na vesícula e nos rins, pancreatite e bexiga hiperativa ¹⁰.
Esses medicamentos atuam diretamente na origem da pontada no lado esquerdo da barriga e reduzem a contração muscular involuntária que causa desconforto abdominal e urinário ¹⁰.
Além do uso cotidiano, os antiespasmódicos também podem ser administrados antes de procedimentos médicos para relaxar órgãos internos e facilitar exames ou intervenções ¹⁰.
O Buscopan, por exemplo, é um antiespasmódico que alivia cólicas e espasmos abdominais diretamente na origem da dor. Seu princípio ativo, o butilbrometo de escopolamina 10mg, atua no relaxamento da musculatura intestinal, o que diminui a intensidade das contrações e proporciona alívio rápido e prolongado de desconfortos leves a moderados ¹¹.
Não existe melhor horário para tomar Buscopan. Sua indicação de consumo é para adultos e crianças acima de 6 anos e deve ser administrado por via oral, com ingestão de líquido. Você deve respeitar a dose recomendada de 1 a 2 drágeas, de 3 a 5 vezes ao dia ¹¹.
É fundamental não mastigar, partir ou usar de forma contínua sem avaliação médica. Buscopan tem início de ação entre 20 e 80 minutos após a ingestão e garante eficácia na redução de cólicas, espasmos e desconfortos digestivos ¹¹.
Para conhecer mais sobre o Buscopan e suas indicações, o medicamento está disponível em diversas farmácias pelo Brasil e também em nosso e-commerce ¹¹.
Buscopan. Butilbrometo de escopolamina. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas estomacais e intestinais, cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários. MS 1.7817.0890. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 09/2025.
Há mais de 50 anos atuando contra a dor na barriga, Buscopan é o medicamento para dores na barriga mais prescrito pelos médicos1.
É especialista em dor na barriga porque possui o ativo específico que age no local das contrações, aliviando a dor.
Indicado para dores na barriga leves, Buscopan da caixinha verde, é adequado para crianças acima de 6 anos e adultos. Mais informações sobre o produto, você confere na bula de Buscopan.
Buscopan. butilbrometo de escopolamina. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas estomacais e intestinais, cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários. MS 1.7817.0890. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 07/2022.Lançamento