Lançamento

Se você sente alguma dor localizada na parte superior direita do abdômen, precisa saber o que é vesícula. Esse órgão armazena a bile e se conecta ao fígado. Em alguns casos, inflama e gera a chamada colecistite, que requer remoção via cirurgia1.
Diante dessa possibilidade, vale a pena saber quais são os sintomas de problemas para procurar um médico, se necessário. Por esse motivo, criamos este conteúdo com as principais informações sobre o assunto.
Quer saber mais para que serve a vesícula e entender seu funcionamento? Continue a leitura!
Resumo:
Conteúdos relacionados:
A vesícula biliar é um órgão situado abaixo do fígado2. Tem um formato de pera e consiste em uma bolsa formada de tecido muscular3. Tem a função de armazenar e liberar a bile, líquido de cor amarelo-esverdeada que auxilia na digestão e na eliminação de resíduos3. Mede entre 7 e 10 cm de comprimento e se conecta ao duodeno e ao fígado por dutos específicos4.
Essas conexões — o trato biliar — expelem a bile do interior da vesícula sempre que necessário, como no momento da alimentação. Quando há formação de cálculos, ocorre a inflamação denominada colecistite1.
Leia também: O que é cálculo na vesícula e como eliminar?
A vesícula serve para armazenar a bile, líquido produzido pelo fígado para a digestão dos alimentos4. Assim, durante esse processo, o órgão se contrai e expele o fluido por meio de tubos, que formam o duto biliar. No final, a bile chega ao duodeno, a primeira parte do intestino delgado, para contribuir com a absorção de nutrientes e a quebra da gordura4.
Aqui, vale destacar que esse fluido tem uma composição variada. Entre as substâncias que a compõem está o colesterol, que geralmente causa o aparecimento dos cálculos que surgem devido ao bloqueio do fluxo do fluido para o intestino. Então, acontece a inflamação2.
As doenças que surgem neste pequeno órgão afetam os dutos e outras estruturas relacionadas à produção e transporte da bile para o fígado e duodeno. Os principais problemas na vesícula biliar são5, 6, 7:
Leia também: Quais são as causas de dor na vesícula e como aliviar o sintoma? Veja a resposta!
Os sintomas de problemas na vesícula podem variar, mas os principais são1, 2:
Uma grande variedade de fatores pode afetar a composição da bile e desencadear alguma enfermidade. Por exemplo, dieta pobre em fibras e rica em carboidratos e gordura, sedentarismo, hipertensão, diabetes, fumo e predisposição genética2.
A vesícula fica abaixo do fígado, no lado superior direito do abdômen6. Mais especificamente, localiza-se no lobo hepático direito, atrás das costelas. Utiliza os diferentes dutos que formam o trato biliar para transportar a bile até o duodeno8.
Saber onde fica a vesícula ajuda na identificação de uma possível doença, já que a região do desconforto revela se há necessidade de procurar um médico.
A cirurgia de vesícula, ou colecistectomia, é o procedimento de retirada da vesícula biliar. Geralmente feita por videolaparoscopia, é uma operação considerada simples, de baixo risco e recuperação rápida, mesmo com a exigência de aplicação de anestesia geral2.
Existem casos em que é necessário fazer a cirurgia com a abertura do abdômen. Quando esta é a opção dos médicos, o paciente fica de 2 a 3 dias no hospital em recuperação e leva de 4 a 6 semanas para a melhora total da saúde9.
Normalmente, sua indicação é válida em caso de cálculos biliares sintomáticos ou inflamações recorrentes. Também pode ocorrer na colecistite, pancreatite derivada de pedras na vesícula e grandes pólipos, que podem se tornar cancerosos9.
Por esse motivo, é importante saber o que é vesícula e investigar as dores abdominais, porque podem representar uma situação mais grave que requer intervenção ou tratamento. Assim, tenha atenção à sua saúde e sempre consulte um médico.
Os fatores que causam dor na vesícula são pedras e obstruções nos dutos biliares, inflamações, doenças que acometem o órgão, pólipos, câncer (nessa parte do organismo ou no trato biliar)10.
A situação mais comum é que o desconforto se manifeste no lado direito do abdômen10. Também pode ocorrer do meio para a parte superior da barriga ou como uma dor no peito. Ainda é possível irradiar para as costas ou ombro direito10.
Agora que você sabe o que é vesícula, está na hora de ter atenção às dores abdominais. Se notar sinais que possam indicar problemas na vesícula, consulte um médico e veja quais tratamentos pode fazer.
No campo dos medicamentos, converse com seu médico sobre Buscopan. Confira a indicação e deixe sua saúde em dia!
Sim, é possível viver sem a vesícula biliar. A remoção do órgão não impede a digestão, pois a liberação da bile ocorre diretamente do fígado para o intestino delgado 2,3.
Cálculos e obstruções nos dutos biliares, inflamações, doenças que acometem o órgão, pólipos e câncer (nessa parte do organismo ou no trato biliar) podem causar dor na vesícula 10.
Você pode estar com problemas na vesícula biliar se tiver os seguintes sintomas: dor intensa na parte superior direita do abdômen, náuseas, vômitos, inchaço abdominal, febre, calafrios e icterícia, em casos mais graves.
Alimentos gordurosos, frituras e produtos ultraprocessados podem agravar problemas na vesícula.
Lançamento