Lançamento
Antes de saber se a pedra na vesícula causa gases e seus principais sintomas, é importante entender a importância desse pequeno órgão em formato de pera, localizado abaixo do fígado ¹.
A vesícula biliar atua diretamente na digestão de alimentos, especialmente os mais gordurosos. Logo, quando ocorre algum desequilíbrio no local, é comum surgirem desconfortos gastrointestinais, como os cálculos biliares, conhecidos popularmente como pedras na vesícula ¹.
Esses cálculos são depósitos endurecidos de bile (fluido digestivo produzido no fígado), formados quando substâncias, como colesterol e pigmentos, se acumulam no órgão ao longo do tempo. Assim, impedem que realize suas funções, especialmente as de digestão ¹,².
E fatores, como idade, histórico familiar, obesidade e o sexo feminino, aumentam a probabilidade de formação de cálculos, o que torna o problema bastante comum no Brasil, com cerca de 10 milhões de pessoas afetadas ¹.
Portanto, é importante se informar para reconhecer os primeiros sintomas e buscar ajuda médica. Se você quer descobrir os sinais e as consequências desse problema, continue a leitura para descobrir o que a pedra na vesícula pode causar e os tratamentos indicados.
Conteúdos relacionados
Sim, a pedra na vesícula causa gases e inchaço abdominal, com sensação de estufamento. Isso porque esse órgão armazena e libera bile para digerir as gorduras. Quando há pedras, seu esvaziamento pode ser incompleto ou irregular, o que dificulta a digestão, acelera a fermentação de alimentos no intestino e aumenta a produção de gases ².
Os cálculos biliares se formam principalmente por três motivos ²:
Portanto, independentemente do motivo, essa condição afeta diretamente a sua capacidade digestiva. Porém, os gases são apenas um dos sintomas. Veja a seguir o que a pedra na vesícula pode causar.
A pedra na vesícula causa gases e outros sintomas digestivos, que variam de leves a intensos. Além do desconforto abdominal e da sensação de estufamento, pode provocar dor, náuseas, vômitos e, em casos mais graves, inflamação da vesícula, icterícia ou pancreatite ¹-³.
Os sintomas mais comuns incluem ¹-³:
Esses sintomas acontecem porque a vesícula se contrai contra a resistência imposta pelo cálculo ³.
Porém, cabe destacar que nem todas as pessoas apresentam sintomas, e muitas podem permanecer assintomáticas por anos ¹,².
Entender esses sinais e realizar exames de check-up regularmente ajuda a identificar problemas precocemente e iniciar o tratamento mais adequado ².
Saiba mais: O que pode ser a sensação de estufamento após comer?
O diagnóstico da vesícula inflamada acontece principalmente por ultrassonografia ou ecografia do abdômen, que permitem visualizar os cálculos e alterações no órgão. A tomografia, por outro lado, nem sempre consegue detectar pedras em todos os pacientes ¹.
O tratamento definitivo da inflamação envolve a remoção da vesícula biliar, conhecida como colecistectomia. A maioria das cirurgias ocorre por laparoscopia, um método minimamente invasivo em que o cirurgião insere uma câmera e instrumentos por pequenos furos no abdômen. Assim, dispensa cortes grandes e facilita a visualização da região ¹.
Além disso, apesar de ninguém gostar de cirurgias, nesse caso, o paciente tem rápida recuperação com resolução completa da doença, cicatriz mínima, pouco desconforto pós-operatório e menor risco de infecção ¹.
No entanto, nem todas as pessoas precisam operar, principalmente aquelas sem sintomas. Logo, cabe ao médico avaliar a necessidade de intervenção cirúrgica ¹,².
Procure atendimento médico imediato se houver dor intensa que não permita permanecer em posição confortável, icterícia ou febre alta com calafrios. Lembramos que identificar precocemente a vesícula inflamada garante tratamento eficaz, prevenção de complicações e alívio rápido dos sintomas ².
Leia também: Como identificar os sintomas de cólica biliar e quais são os tratamentos?
Os espasmos na barriga são contrações involuntárias dos músculos do trato gastrointestinal, que podem causar dor, cólicas, sensação de aperto e desconforto abdominal. Em alguns casos, se relacionam a problemas, como pedra na vesícula que causa gases e dificulta a digestão ¹,²,⁴.
Outras causas comuns de espasmos incluem má digestão, intolerâncias alimentares e estresse. Os espasmos podem variar de leves a intensos e, em alguns casos, persistirem por horas ou dias, o que prejudica atividades diárias e alimentação ¹,².
Para aliviar os espasmos na barriga, o uso de Buscopan é uma opção recomendada.
Isso porque é um antiespasmódico que age diretamente nos músculos do trato gastrointestinal, relaxa a musculatura e reduz dores, cólicas e desconfortos abdominais. O início de ação ocorre entre 20 e 80 minutos após a ingestão, o que promove alívio rápido ⁴.
Você pode encontrar Buscopan em farmácias e drogarias de todo o Brasil ou comprar online no nosso e-commerce!
Buscopan. Butilbrometo de escopolamina. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas estomacais e intestinais, cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários. MS 1.7817.0890. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Setembro/2025.
Há mais de 50 anos atuando contra a dor na barriga, Buscopan é o medicamento para dores na barriga mais prescrito pelos médicos1.
É especialista em dor na barriga porque possui o ativo específico que age no local das contrações, aliviando a dor.
Indicado para dores na barriga leves, Buscopan da caixinha verde, é adequado para crianças acima de 6 anos e adultos. Mais informações sobre o produto, você confere na bula de Buscopan.
Buscopan. butilbrometo de escopolamina. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas estomacais e intestinais, cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários. MS 1.7817.0890. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 07/2022.Lançamento