Alívio

O que é dipirona? Para que serve? Como tomar?

Imagem dio post Como tomar dipirona

Muitas pessoas têm dúvidas de como tomar dipirona e se devem ou não usá-lo. Para te ajudar, trouxemos aqui tudo sobre esse medicamento: o que é, para que serve, como funciona, quanto tempo dura, a partir de que idade pode usar e como tomar dipirona.

O que é dipirona?

Antes de aprender como tomar dipirona, é preciso entender o que é a dipirona.

Com o nome técnico de ácido 1-fenil-2,3-dimetil-5-pirazolona-4-metilaminometanossulfônico, a dipirona é um medicamento muito utilizado pelos brasileiros e pode ser encontrada em diferentes apresentações: solução oral, injetável, comprimidos e supositórios².

É um anti-inflamatório não esteroide mais fraco, mas é um potente analgésico, antipirético e antitérmico².

Dipirona é indicada principalmente para amenizar cefaleias, dores reumáticas, pós-operatórias e cólicas. Também pode ser utilizada para baixar febre².

É um fármaco rapidamente hidrolisado pelo suco gástrico no metabólito ativo 4-N-metilaminoantipirina (MAA), sendo absorvido na mesma hora pelo organismo².

A dipirona funciona inibindo a síntese de prostaglandinas, prostaciclinas e tromboxanos. Ela age tanto no sistema nervoso central quanto no sistema nervoso periférico².

No mercado mundial há mais de 90 anos, a dipirona é comercializada em mais de 100 países, entre eles Alemanha, Espanha, Rússia, Índia, Israel, Argentina e México¹.

No Brasil, não é necessária a apresentação de receita médica para sua aquisição¹.

Para que serve dipirona?

A dipirona serve para diminuir a febre e todos os tipos de dor, já que atua inibindo a prostaglandina e, assim, diminuindo a sensibilidade das terminações nervosas³.

Sua principal indicação é para aliviar³:

  • Dor de cabeça;
  • Dor de garganta;
  • Dor de ouvido;
  • Enxaqueca;
  • Dor de dente;
  • Dor nas costas;
  • Dor reumática e muscular;
  • Cólica;
  • Dor na barriga;
  • Febre;
  • Gripe.

 

Como tomar dipirona?

A dipirona pode ser tomada por adultos e adolescentes acima de 15 anos. Pode ser utilizada de 500mg a 1.000 mg (Comprimido de 1.000mg : ½ a 1 comprimido) de 6 em 6 horas ou de 8 em 8 horas, conforme a bula dos produtos. Na forma de comprimido, deve ser engolida inteira com a ajuda de um copo de água³.

Para gestante, a dipirona é contraindicada no primeiro e no terceiro trimestre. Já as lactantes devem evitar amamentar nas primeiras 48h após a administração do medicamento³.

A partir de que idade pode tomar dipirona em comprimido?

A dipirona é recomendada para adolescentes a partir de 15 anos. No entanto, crianças com mais de 3 meses ou que pesem mais de 5 kg podem tomar dipirona caso haja indicação médica³.

Neste caso, não devem receber mais que 10 mg por kg de peso corporal por dose e o consumo diário não pode passar de quatro doses por dia³.

Quanto tempo dura o efeito de dipirona?

Para saber como tomar dipirona, também é preciso ter claro quanto tempo dura o efeito desse medicamento.

A dipirona começa a fazer efeito em aproximadamente 30 minutos após sua administração oral, atingindo sua maior concentração plasmática após 2h4.

Seu efeito de redução da dor dura entre 4 e 6 horas, já que o medicamento é expelido aos poucos pela urina5.

Polêmicas sobre a dipirona

Apesar de vários estudos apontar que a dipirona é segura até mesmo para gestantes, lactantes e crianças, alguns países do mundo proibiram sua comercialização devido a um risco de causar agranulocitose e anemia aplástica².

No entanto, em 2001, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) considerou que os medicamentos com esse fármaco, quando comparados com outros analgésicos/antipiréticos disponíveis no mercado, apresentam bom risco-benefício, além de possuir toxicidade em níveis aceitáveis².

Outro ponto é que o uso da dipirona pode causar uma leve baixa na pressão arterial, então pessoas que possuem essa patologia, devem ficar mais atentas no uso desse medicamento7.

Mas é claro que, assim como qualquer outro medicamento, seu uso deve ser racional e idealmente acompanhado por um médico².

Quando a dipirona é indicada?

A dipirona é indicada principalmente para aliviar dores intensas. Por isso, a família Buscopan lançou o Buscopan Composto específico para dores na barriga. Por conter dipirona em sua composição, Buscopan Composto possui um forte efeito analgésico, além de sua ação antiespamódica garantida pelo butilbrometo de escopolamina, ativo específico que alivia as contrações na barriga.

Para identificá-lo, é só buscar pelo Buscopan da caixinha roxa. Entenda melhor o funcionamento de Buscopan Composto.

PARE DE SOFRER COM DOR NA BARRIGA! ENCONTRE ALÍVIO NO BUSCOPAN COMPOSTO!