Dicas

O que são espasmos musculares?

Imagem dio post O que são espasmos musculares?

Você já sentiu algum músculo tremer ou se contrair de forma involuntária? Os espasmos musculares são queixas frequentes em consultórios médicos. Eles podem atingir todas as partes do corpo, mas, geralmente, acontecem nas costas e no pescoço ¹.

Há diversas formas de tratamentos tradicionais e alternativos mais simples e rápidos e, em poucos casos, há a necessidade de alguma cirurgia ¹.

Continue a leitura e entenda o que é espasmo muscular, seus sintomas, suas causas e o que fazer para acabar com ele!

O que é espasmo muscular?

O espasmo muscular é uma reação protetora do corpo que desencadeia contrações involuntárias das fibras musculares para reduzir lesões ou inflamações locais ¹.

A maior característica de um espasmo muscular considerado leve são as contrações duradouras que podem se deslocar para outras áreas corporais, causando posturas anormais. Ou então, ele acontece de forma curta e rítmica, como tremores nos músculos ².

Existem duas classificações de espasmos ²:

  • contínuos: que resultam em posturas fixas e que, por sua vez, passam muitas vezes despercebidos por quem assiste;
  • intermitentes: são predominantemente contrações repetitivas e rítmicas.

Quais são os sintomas do espasmo muscular?

Os sintomas do espasmo muscular variam de acordo com o local do corpo. Ele pode atingir um músculo ou um grupamento muscular completo. Geralmente, a manifestação do espasmo é a sensação de um aperto intenso nos músculos (contração ou tremor), que pode vir ou não acompanhada de dor ¹.

O espasmo dos músculos dura de segundos até vários minutos, dependendo da condição imposta sobre aquela região do organismo ¹.

Ele serve para proteger tecidos e estruturas corporais e avisar que algo está em desequilíbrio e precisa receber um tratamento adequado, evitando novas lesões ¹.

O que causa espasmos musculares?

Biologicamente, o corpo humano é formado por mais de 600 músculos esqueléticos compostos por fibras constituídas de proteínas contráteis chamadas de miosina e actina ³.

Os espaços musculares involuntários acontecem justamente quando essas fibras sofrem um tipo de encurtamento, inflamando órgãos como braços, pernas, olhos, entre outros ².

Os espasmos musculares podem surgir a partir de um tipo de condição neurológica o qual denominamos de distonia, ou seja, um tipo de processo mental que estimula o aparecimento dos movimentos repetitivos ou posturas anormais ².

Leia também: Entenda as principais causas de espasmos na barriga

Cãibra: o doloroso tipo de espasmo muscular

Quando se fala em cãibra, o ser humano a associa imediatamente à dor muscular, já que a ligação acontece porque a cãibra é um tipo de espasmo de origem nervosa que endurece os músculos.

Geralmente, ela surge após a prática de atividade física, afetando a região da batata da perna, a posterior da coxa e a barriga ⁴.

Entende-se que a cãibra se manifesta devido ao suor liberado durante o esporte. Como nesse momento perde-se uma quantidade considerável de água do organismo, o desequilíbrio nos fluidos corporais interfere no mecanismo contrátil dos músculos ⁴.

 

Exemplo

Uma pessoa, com cerca de 60kg, que perde uma quantidade significativa de 1500ml de líquido pelo suor durante a realização de uma prática esportiva, pode começar a sentir cãibras musculares. Caso o dano chegue ao dobro, as cãibras se tornam ainda mais graves ⁵.

A partir dessa tese, é importante destacar que a desidratação propicia as cãibras musculares. Porém, entenda que ela não está ligada efetivamente à falta de atividade física, mas à  pouca água no organismo ⁵.

Isso também se reflete em pessoas sedentárias que, embora não tenham o costume de suar - por não realizar algum tipo de atividade física -, elas podem consumir bebidas alcoólicas. Por si, o álcool não tem o poder de reabsorver a água durante as etapas da função renal, causando a desidratação ⁵.

Como parar com os espasmos musculares?

Como vimos anteriormente, a falta de água e o sedentarismo estão relacionados ao por que temos espasmos. Porém, o estresse do dia a dia também contribui para o aparecimento dos sintomas.

Por essa razão, para romper a possibilidade de contrações, é indicado aliviar a tensão dos músculos com sessões frequentes de repouso e relaxamento. Saiba que durante uma boa noite de sono os movimentos distônicos desaparecem por completo ¹.

Outra sugestão é a indução de “truques sensitivos”. Isto é, estímulos táteis provocados pela própria pessoa em pontos específicos do órgão que podem diminuir a contração muscular ⁶.

Como parar espasmos musculares? Mais dicas

Veja mais algumas opções de como parar com os espasmos musculares:

  • não ficar muito tempo em repouso e investir em realizar as atividades diárias de forma mais lenta ¹;
  • aplicar compressas frias no local dos espasmos musculares, durante 20 minutos, várias vezes por dia, nas primeiras 72h das manifestações dos sintomas ¹;
  • fazer termoterapia após os três primeiros dias do início dos espasmos. A terapia de calor contribui para o relaxamento da tensão dos músculos e aumenta o fluxo sanguíneo no local. Pode colocar compressa de água quente ou usar a água do chuveiro ou da banheira ¹;
  • ingerir remédios para espasmo muscular, que sejam compostos por analgésicos e/ou anti-inflamatórios ¹;
  • usar uma órtese externa, ou seja, uma cinta ou um espartilho para auxiliar no alívio dos espasmos e imobilizar os músculos inflamados ¹;
  • fazer massagem terapêutica, fisioterapia, acupuntura e/ou quiropraxia ¹.

Além disso, recomenda-se praticar atividades físicas regularmente e exercícios de alongamento para manter a força e a flexibilidade dos músculos esqueléticos e suas estruturas para evitar espasmos e o desenvolvimento de possíveis lesões ¹.

Por último, não deixe de consultar um médico caso sinta a regularidade dos espasmos, pois eles indicarão o método correto para a recuperação.

FAQ

O que provoca espasmos musculares?

Os espasmos musculares são resultado de algumas situações, como distonia, exercício físico intenso, sedentarismo, estresse excessivo, desidratação, entre outras ²,³,⁴. O corpo possui mais de 600 músculos esqueléticos que, quando lesionados ou inflamados, geram espasmos involuntários em uma parte ou grupamento muscular completo ².

É normal ter espasmos musculares?

Sim, é normal sentir espasmos musculares. Geralmente, eles representam apenas alguma inflamação ou sobrecarga muscular e dura pouco tempo. Mas, caso sejam mais frequentes e venham acompanhados por dores moderadas a intensas, é preciso investigar outras causas ¹.

O espasmo muscular, na verdade, é um aviso do corpo de que determinada parte não está funcionando de modo 100%. Logo, é necessário reduzir o ritmo e evitar sobrecarregar os músculos que tremem ou se contraem ¹,².

Remédio para espasmo muscular

O Buscopan® é um remédio para espasmo muscular e desconfortos que age diretamente nos músculos que estão inflamados. Logo, alivia dores e a sensação de contração dos músculos ⁷.

Saiba mais como funciona a sua ação antiespasmódica no organismo!