Dicas

Entenda as principais causas de espasmos na barriga

Imagem dio post Entenda as principais causas de espasmos na barriga

É bastante comum sentirmos espasmos na barriga. A boa notícia é que, na maior parte dos casos, eles não estão relacionados a nenhuma condição grave de saúde e podem ser rapidamente reduzidos ou eliminados ⁴.

A sensação do estômago pulsando possui diversas causas. Neste texto, apresentamos o que são espasmos na barriga, os principais motivos e algumas formas de tratá-los. Afinal, ninguém gosta de sentir espasmos no estômago, certo? Leia até o final e saiba como resolver!

O que são espasmos na barriga?

Os espasmos na barriga, também conhecidos como espasmos abdominais ou estomacais, são contrações involuntárias dos músculos responsáveis pelo processo de digestão.

Quando há pulsação no estômago, acompanhada ou não por algum desconforto, é sinal de que há algum distúrbio no sistema digestivo ¹.

Os espasmos na barriga podem ser acompanhados por dores, enjôos, vômitos e até dificuldade de locomoção. Mas, isso não quer dizer que há alguma patologia mais grave causando essa sensação. Pode ser apenas uma reação espontânea do organismo, sem motivos aparentes ¹.

De onde surgem os espasmos na barriga?

Diversos motivos levam a contrações na região abdominal. Veja abaixo os mais comuns na população em geral.

Infecção pela bactéria Helicobacter Pylori

Inflamações gastrointestinais fazem parte dessa lista, e, aliadas à bactéria Helicobacter Pylori podem acarretar dores abdominais, diarreia, digestão lenta, náuseas e vômitos ².

Embora a bactéria não esteja sempre relacionada à gastrite, a sua presença reflete 3,5 vezes mais risco de apresentar distensão abdominal e refluxo gastroesofágico ².

Síndrome do Intestino Irritável (SII)

Quem sofre de problemas no intestino sabe quão delicada a região se torna após o consumo de alimentos indevidos. Um deles é a Síndrome do Intestino Irritável, que propicia a manifestação do espasmo estomacal. Por ser um distúrbio gastrointestinal, ela provoca constantemente dores na barriga, distensão abdominal, constipação e até diarreia ³.

Neste caso, o tratamento depende da situação do indivíduo, visto que para algumas pessoas as dores na região abdominal são mais intensas, independentemente da regularidade dos sintomas. Desse modo, as principais recomendações tendem ao tratamento terapêutico à base de antiespasmódicos, o que veremos mais adiante ³.

Mas, não só isso ajuda a melhora da contração na barriga. Mudanças no estilo de vida, como inclusão de exercícios físicos e de uma dieta rigorosa, são bastante recomendados por gastroenterologistas  ³.

Apesar dos malefícios, o espasmo estomacal pode ajudar a descobrir algum tipo de intolerância alimentar, isso porque os distúrbios gastrointestinais apresentam um mecanismo perceptível aos sintomas, como a dor abdominal ³.

A intolerância alimentar parte das reações a partir de alimentos contaminados com substâncias tóxicas. Vale ressaltar que a sensibilidade do estômago a faz detectar com exatidão alimentos que podem causar problemas aparentes ³.

Aprenda também: Você sabe o que é SII (Síndrome do Intestino Irritável) e como ela afeta o intestino?

Gases

Outro motivo bastante comum que causa a sensação de estômago pulsando ou tremendo são os gases. Essa pulsação pode ser leve, afinal, é normal que o processo digestivo gere gases durante a decomposição de alimentos ⁴.

Mas, o acúmulo frequente de gases no estômago pode ser causado por má alimentação e transtornos digestivos ⁴.

Estresse e ansiedade

O estresse excessivo e a ansiedade também podem desencadear reações no estômago, como espasmos na barriga. Quando o nervosismo chega, é possível que o corpo reaja de várias formas. E uma delas é justamente essa sensação de pulsação na barriga ⁴.

Batimento epigástrico

Caso você já tenha sentido espasmos debaixo das costelas esquerdas ou na “boca do estômago”, saiba que eles podem ser apenas pulsações geradas pelo batimento epigástrico ⁴.

Isso acontece porque a aorta abdominal, a maior artéria do corpo, passa pela região da barriga e, às vezes, a pessoa é capaz sentir as palpitações no lado esquerdo do estômago ⁴.

Má postura

Sim, a má postura também pode causar espasmos na barriga! Quando o corpo fica muito tempo em uma posição que sobrecarrega determinadas partes, palpitações podem ocorrer no estômago, causando contrações involuntárias ⁴.

Exercícios abdominais

Quando há excesso de exercícios físicos, principalmente abdominais ou com muito peso, é capaz que os músculos da barriga de contraírem e relaxarem involuntariamente, causando espasmos. Nesse caso, não há dores e nem desconfortos maiores ⁴.

Tremores no pé da barriga: o que podem ser?

Há ainda outra razão para você sentir a barriga tremer do lado direito ou esquerdo: gravidez! Até porque, além do bebê se mexer ao longo de desenvolvimento, a pressão sanguínea da mulher aumenta, acelerando o deslocamento do sangue pelo organismo ⁴.

Por isso, é comum sentir pulsações quando o sangue passa pelas artérias que atravessam a barriga ou então espasmos no baixo ventre gerados pela grande liberação do hormônio progesterona ⁴.

Mas, nem sempre os tremores no pé da barriga são sinais de gestação. Eles podem ser causados pela ovulação, que desencadeia espasmos na região do útero e dos ovários  ⁴.

Continue lendo: Como aliviar o desconforto abdominal? Entenda as causas e o que tomar

Terapia cognitivo-comportamental ajuda a relaxar e a aliviar os espasmos na barriga

Se você já fez algum tipo de tratamento baseado na terapia cognitivo-comportamental identificou que o método consiste em relaxar o pensamento.

Saiba que a abordagem psicológica tem poder dualístico, tanto físico como mental, e, segundo especialistas, em muitos casos são mais promissores do que os conceitos clássicos ⁵.

Os resultados funcionais da terapia podem ser medidos a partir da queda da ansiedade.

Além disso, o tratamento contribui para mudar pensamentos disfuncionais a respeito dos hábitos intestinais e da imagem corporal, fazendo com que a imaginação seja mais leve a caminho do bem-estar do organismo ⁵.

Nesse sentido, a técnica oriental Mindfulness já faz parte da medicina comportamental no combate ao estresse. Ela é conhecida pela atenção plena, concentrada no momento atual a favor da tranquilidade abdominal ⁵.

FAQ

Quais são as causas da barriga tremendo?

É possível sentir a barriga tremer do lado direito ou do lado esquerdo devido à gestação, que inclui os movimentos realizados pelo feto, aumento do volume sanguíneo ou alta liberação de progesterona, ou pela ovulação, que pode causar espasmos no baixo ventre ⁴.

Quais são as causas de espasmos musculares na barriga?

As principais causas para a barriga ficar tremendo são: infecção pela bactéria Helicobacter Pylori, Síndrome do Intestino Irritável (SII), gases, estresse, ansiedade, má postura, excesso de exercícios físicos (principalmente abdominais e os que utilizam muito peso), gravidez, ovulação ou batimentos epigástricos ²,³,⁴.

Qual remédio para espasmo muscular devo tomar?

O ideal é auxiliar o tratamento com remédio para espasmo muscular, como o Buscopan®. Com efeito antiespasmódico, ele alivia o desconforto abdominal, como pulsações, cólicas e dores mais leves ⁶.

Isso acontece porque o Buscopan® age diretamente nos músculos do trato gastrointestinal, reduzindo as pulsações e outros sintomas sentidos na barriga ⁶.

Conheça mais sobre os benefícios e a ação do nosso tradicional Buscopan®!