Loja Buscopan
Buscopan
Dicas

Espasmos na barriga: principais causas e como tratar

Dr. Márcio de Queiroz Elias Publicado em: 15/12/2023 - Atualizado em: 07/07/2025
Imagem do post homem mais velho sentado com as duas mãos na barriga

É bastante comum sentirmos espasmos na barriga. A boa notícia é que, na maior parte dos casos, não estão relacionados a condições graves de saúde. ⁴

A sensação pulsante no estômago pode ter diversas causas. Neste texto, você vai entender o que são contrações abdominais e espasmos, se é normal sentir a barriga mexer e como tratar esse desconforto.

Resumo

  • Espasmos na barriga são contrações involuntárias dos músculos do trato gastrointestinal. Podem causar dor, sensação de movimento ou cólica. São comuns em situações de estresse, má digestão, viroses ou alterações intestinais ¹.
  • Embora sejam inofensivos, espasmos frequentes ou intensos podem indicar problemas digestivos que exigem avaliação médica ¹.
  • É normal sentir a barriga mexer. As causas incluem gases, digestão ativa, contrações intestinais ou espasmos musculares. Estresse, alimentação pesada ou prisão de ventre também provocam essa sensação ².
  • Para aliviar espasmos na barriga, recomenda-se repouso, compressas mornas na região e evitar alimentos pesados ou que causam gases. Chás de camomila ou erva-doce ajudam a relaxar o trato digestivo ³.

Conteúdos relacionados

O que são espasmos na barriga?

Os espasmos na barriga são contrações involuntárias dos músculos responsáveis pelo processo de digestão. Quando há pulsação no estômago, pode ser um sinal de distúrbio no sistema digestivo ¹.

Os espasmos na barriga podem se manifestar na companhia de dores, enjoos, vômitos e dificuldade de locomoção. Porém, nem sempre esses sintomas indicam patologia grave. Pode ser apenas uma reação espontânea do organismo, sem motivos aparentes ¹.

É normal sentir a barriga mexer? Principais causas

De modo geral, é normal sentir a barriga mexer devido ao processo digestivo. Porém, essa movimentação pode ser desconfortável em alguns casos e sinalizar problemas sérios ².

Entenda abaixo as principais causas para contrações abdominais e espasmos.

Infecção pela bactéria Helicobacter pylori

Infecção pela bactéria Helicobacter pylori pode acarretar dores abdominais, diarreia, digestão lenta, náuseas e vômitos ².

A presença desse agente infeccioso oferece 3,5 vezes mais risco de o indivíduo apresentar distensão abdominal e refluxo gastroesofágico ².

Síndrome do Intestino Irritável (SII)

A Síndrome do Intestino Irritável pode provocar espasmos abdominais. Por ser um distúrbio gastrointestinal, provoca constantemente dores na barriga, distensão abdominal, constipação e diarreia ³.

O tratamento depende da situação do indivíduo, visto que para algumas pessoas as dores na região abdominal são mais intensas, independentemente da regularidade dos sintomas.

Mudanças no estilo de vida, como inclusão de exercícios físicos e dieta equilibrada, são indispensáveis³.

Aprenda também: Você sabe o que é SII (Síndrome do Intestino Irritável) e como ela afeta o intestino?

Gases fazem a barriga mexer

Gases fazem a barriga mexer e provoca sensação de “pulsar” ou “tremer”. Essa pulsação pode ser leve, afinal, é normal que o processo digestivo gere gases durante o processamento de alimentos ⁴.

Porém, o acúmulo frequente de gases no estômago resultar de má alimentação e transtornos digestivos ⁴.

Estresse e ansiedade

O estresse excessivo e a ansiedade também podem desencadear reações no estômago, como espasmos na barriga ⁴.

Quando o nervosismo se manifesta, é possível que o corpo reaja de várias formas, como a sensação de “pulsar” na barriga ⁴.

Batimento epigástrico

Caso você já tenha sentido espasmos debaixo das costelas esquerdas ou na “boca do estômago”, saiba que podem ser apenas pulsações decorrentes do batimento epigástrico ⁴.

A aorta abdominal, a maior artéria do corpo, passa pela região da barriga e, às vezes, a pessoa é capaz sentir as palpitações no lado esquerdo do estômago ⁴.

Má postura

A má postura também pode causar espasmos na barriga. Quando o corpo permanece muito tempo em uma posição que sobrecarrega determinadas partes, palpitações podem ocorrer no estômago e provocar contrações involuntárias ⁴.

Exercícios abdominais

Quando há excesso de exercícios físicos, principalmente abdominais ou com muito peso, os músculos da barriga podem contrair e relaxar involuntariamente, o que causa espasmos ⁴.

Tremores no pé da barriga e contrações abdominais: o que podem ser?

Há outra razão para você sentir a barriga tremer do lado direito ou esquerdo: gravidez! Além de o bebê se mexer ao longo do desenvolvimento, a pressão sanguínea da mulher aumenta, o que acelera o deslocamento do sangue pelo organismo ⁴.

Por isso, é comum sentir pulsações quando o sangue passa pelas artérias que atravessam a barriga ou então espasmos no baixo ventre decorrentes da grande liberação do hormônio progesterona ⁴.

Porém, nem sempre os tremores no pé da barriga são sinais de gestação. Esse sintoma pode sinalizar ovulação, que desencadeia espasmos na região do útero e dos ovários  ⁴.

Veja também: Como aliviar o desconforto abdominal? Entenda as causas e o que tomar

Terapia cognitivo-comportamental ajuda a aliviar os espasmos na barriga

Se você já fez algum tipo de tratamento baseado na terapia cognitivo-comportamental, identificou que o método consiste em relaxar o pensamento.

Saiba que a abordagem psicológica tem poder dualístico, tanto físico como mental. Por exemplo, é possível observar os resultados funcionais da terapia a partir da queda da ansiedade ⁵.

Além disso, o tratamento contribui para mudar pensamentos disfuncionais a respeito dos hábitos intestinais e da imagem corporal ⁵.

Nesse sentido, a técnica de Mindfulness já faz parte da medicina comportamental no combate ao estresse — com atenção plena, concentrada no agora e a favor da tranquilidade abdominal ⁵.

FAQ

Quais são as causas de tremores na barriga?

É possível sentir a barriga tremer do lado direito ou do lado esquerdo devido à gestação, que inclui os movimentos do feto, aumento do volume sanguíneo e alta liberação de progesterona. A ovulação também pode causar espasmos no baixo ventre ⁴.

Quais são as causas de espasmos musculares na barriga?

As principais causas para a barriga tremer são: infecção por Helicobacter pylori, Síndrome do Intestino Irritável (SII), gases, estresse, ansiedade, má postura, excesso de exercícios físicos (principalmente abdominais e os que utilizam muito peso), gravidez, ovulação ou batimentos epigástricos ² ³ ⁴.

Buscopan: remédio para espasmos na barriga

Com efeito antiespasmódico, Buscopan® alivia o desconforto abdominal, como pulsações, cólicas e dores mais leves ⁶.

O medicamento age diretamente nos músculos do trato gastrointestinal e reduz os espasmos ⁶.

Para crianças menores de 12 anos, o médico deve determinar a dosagem adequada. Sempre leia a bula antes de administrar o Buscopan e siga as orientações do profissional de saúde6.

Você pode encontrar Buscopan em farmácias e drogarias de todo o Brasil. Se preferir, peça o medicamento na nossa loja online.

Buscopan. butilbrometo de escopolamina. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas estomacais e intestinais, cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários. MS 1.7817.0890. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Abril/2025.

Bebê com dor na barriga? Vai de Buscopan Gotas

ONDE COMPRAR

Há mais de 50 anos atuando contra a dor na barriga, Buscopan é o medicamento para dores na barriga mais prescrito pelos médicos1.

É especialista em dor na barriga porque possui o ativo específico que age no local das contrações, aliviando a dor.

Indicado para dores na barriga leves, Buscopan da caixinha verde, é adequado para crianças acima de 6 anos e adultos. Mais informações sobre o produto, você confere na bula de Buscopan.

Buscopan. butilbrometo de escopolamina. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas estomacais e intestinais, cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários. MS 1.7817.0890. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 07/2022.
Referências Consultadas:
  1. 1. IQVIA PMB MAT JAN/22
  2. 2. Bula do Produto Buscopan

Visite também