Pediátrico

Remédio para dor na barriga infantil: veja como escolher

Imagem dio post remédio para dor na barriga infantil

Apesar de ser um sintoma comum, a dor abdominal é uma das razões mais frequentes para os pais levarem os filhos ao médico. Entre várias dúvidas esclarecidas pelo pediatra, uma das principais é qual remédio para dor na barriga infantil pode ser utilizado.

Você também tem essa dúvida? Continue a leitura do artigo e entenda as causas da dor na barriga e qual medicamento indicado para alívio rápido do sintoma.

Causas mais comuns para dor na barriga infantil

A dor na barriga infantil é um sintoma que pode ser causado por uma variedade enorme de fatores. Listamos abaixo os motivos mais comuns para o desconforto:

Constipação ou prisão de ventre

A dor da constipação, ou prisão de ventre, geralmente, acontece na parte central da barriga (acima do umbigo) e nos lados inferiores direito e esquerdo do abdômen1.

95% das crianças têm constipação funcional, ou seja, o quadro não tem causas orgânicas. Os principais motivos são comportamentais ou relacionados à alimentação (ex: dieta pobre em fibras)2.

Adiar a ida ao banheiro é um comportamento comum em crianças, o que faz com que as fezes percam água e endureçam, o que torna o momento da evacuação difícil e até doloroso2.

Distensão abdominal

A distensão abdominal é outra causa frequente de dor na barriga infantil, provocada pelo excesso de gases no estômago ou intestino. Por isso, a cólica relacionada a problemas de digestão acontece na parte central do abdômen1.

Situações comuns em crianças, como engolir ar durante as refeições, beber líquidos com canudo, comer rápido demais, mascar chiclete, consumir doces com frequência e falar enquanto mastiga, favorecem o acúmulo de gases3.

Infecção intestinal

A infecção intestinal, ou gastroenterite, é uma contaminação viral que provoca vômito, diarreia, febre e dor abdominal. Os agentes causadores mais comuns são o rotavírus e o norovírus.

O principal risco para crianças e bebês com esse quadro é a desidratação. Por isso, a ingestão de água e outros líquidos deve ser reforçada, além do soro caseiro4.

Qual é o melhor remédio para dor na barriga em crianças?

O melhor remédio infantil para dor na barriga é o butilbrometo de escopolamina, um antiespasmódico que proporciona alívio rápido e prolongado do sintoma. Nas fórmulas de Buscopan, o ativo é encontrado tanto sozinho quanto associado a analgésicos, como paracetamol e dipirona.

A principal função do antiespasmódico é manter as contrações da musculatura dos órgãos da região do abdômen (ex: estômago, bexiga, útero) no seu ritmo natural, eliminando as dores5.

Os espasmos, movimentos que provocam a sensação desconfortável das cólicas, é uma reação involuntária e intensa causada por algum problema de saúde como citados acima.

Buscopan, portanto, é um remédio antiespasmódico e a versão em gotas pode ser usada por bebês a partir do primeiro mês de vida e por crianças para alívio de dores e cólicas leves na barriga5.

Como o Buscopan age para aliviar a dor na barriga de crianças?

Antes de usar um remédio para dor na barriga infantil, é fundamental conhecer as indicações e formas de uso adequadas. Entenda os principais pontos sobre Buscopan para essa finalidade:

Quanto tempo leva para um remédio para dor na barriga infantil fazer efeito?

No caso de Buscopan Gotas, o tempo médio para fazer efeito no aparelho digestivo e aliviar a dor na barriga infantil varia entre 20 e 80 minutos.

Como usar Buscopan Gotas para dor na barriga em crianças?

O uso de Buscopan Gotas para dor na barriga em crianças deve ser feito por via oral, diluído em um pouco de água. Como o frasco possui um gotejador, basta virá-lo, mantendo-o na vertical e bater levemente no fundo para que o líquido saia5.

Quantas gotas de Buscopan posso administrar em crianças?

O número de gotas de Buscopan varia de acordo com a faixa etária. Crianças acima de 6 anos podem tomar de 20 a 40 gotas, três a cinco vezes ao dia; entre 1 e 6 anos, a dose é de 10 a 20 gotas, três vezes ao dia, e lactentes tomam 10 gotas, até três vezes ao dia5.

Quais são as contraindicações de Buscopan como remédio para dor na barriga infantil?

A principal contraindicação de Buscopan, como remédio para dor na barriga infantil, é a presença de diarreia aguda ou persistente5. Nesse caso, a melhor solução é procurar o pediatra para uma avaliação detalhada.

Outras dúvidas sobre dor na barriga infantil

Agora que você já sabe como aliviar dor na barriga rápido com Buscopan Gotas, respondemos mais algumas dúvidas sobre o tema:

O que é bom para dor na barriga caseiro?

Uma dica caseira boa são os chás para dor na barriga infantil. Muitas plantas possuem propriedades analgésicas, calmantes e antiespasmódicas naturais. Alguns exemplos são: camomila, hortelã-pimenta, poejo, álamo (folhas, brotos ou casca), bagas de zimbro e endro6.

Qual remédio é bom para diarreia e dor de barriga infantil?

O melhor remédio quando a criança tem diarreia e dor na barriga é um antiespasmódico, como Buscopan Gotas, para aliviar as cólicas. A diarreia não deve ser medicada, pois o quadro se resolve em poucos dias. O recomendado é reforçar a ingestão de líquidos, como água, chás e soro caseiro7.

Qual o melhor remédio para dor na barriga e diarreia?

Não existe um único remédio melhor para dor na barriga e diarreia. Como explicamos acima, o antiespasmódico alivia as contrações dolorosos. Porém, não é recomendado utilizar remédio para diarreia, pois o quadro pode piorar, caso o motivo seja uma infecção, impedindo que a bactéria ou vírus seja eliminado8.

O que é bom para cortar a dor na barriga?

O Butilbrometo de Escopolamina é bom para cortar dor na barriga porque tem ação antiespasmódica, relaxando a musculatura dos órgãos da região, aliviando os movimentos involuntários (espasmos) e, consequentemente, a dor causada por eles5.

O que ajuda a parar a dor de barriga?

O que ajuda a parar a dor na barriga é utilizar um medicamento com ação antiespasmódica, como Buscopan Gotas, que é recomendado para crianças com constipação (intestino preso), distensão abdominal associada a problemas digestivos, infecção intestinal, entre outros casos.

Buscopan: alívio rápido e seguro da dor

Quando o assunto é remédio para dor na barriga infantil, Buscopan Gotas é uma solução segura e eficiente que alivia o sintoma e ajuda a cuidar da saúde das crianças.

Em caso de dúvidas sobre o medicamento, procure orientação do farmacêutico ou do pediatra para fazer o uso correto. E lembre-se: caso os sintomas não desapareçam, procure orientação de seu médico de confiança.

1. Stomach Pain in Kids - Children’s Health [Internet]. Childrens.com. 2020. Disponível em: https://www.childrens.com/health-wellness/stomach-pain-in-kids-when-to-worry. Acesso em junho de 2023.2. Consolini DM. Constipação em crianças [Internet]. Manuais MSD edição para profissionais. Manuais MSD; 2022. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/pediatria/sintomas-em-lactentes-e-crian%C3%A7as/constipa%C3%A7%C3%A3o-em-crian%C3%A7as. Acesso em junho de 2023.3. Gas and gas pains - Symptoms and causes [Internet]. Mayo Clinic. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/gas-and-gas-pains/symptoms-causes/syc-20372709. Acesso em junho de 2023.4. Austrália H. Abdominal pain in children [Internet]. www.healthdirect.gov.au. 2022. Disponível em: https://www.healthdirect.gov.au/abdominal-pain-in-children. Acesso em junho de 2023.5. Produto Buscoduo® Gotas | Buscopan [Internet]. www.buscopan.com.br. Disponível em: https://www.buscopan.com.br/produtos/buscopan-gotas. Acesso em junho de 2023.6. Funes JAR. Remedios caseros para el dolor de estómago [Internet]. Revista Vinculando. 2006. Disponível em: https://vinculando.org/remedios_naturales/remedios_d2.html. Acesso em junho de 2023.7. Diarreia aguda nas crianças | Hospital da Luz [Internet]. www.hospitaldaluz.pt. Disponível em: https://www.hospitaldaluz.pt/pt/dicionario-de-saude/diarreia-aguda-criancas-tratamento. Acesso em junho de 2023.8. Diarreia: quais as causas, como aliviar e o que comer [Internet]. Telemedicina Morsch: Referência em laudo a distância no Brasil. 2023. Disponível em: https://telemedicinamorsch.com.br/blog/diarreia. Acesso em junho de 2023.