Lançamento

O intestino preso, ou constipação, ocorre quando o intestino grosso não elimina o bolo fecal. Pelo menos 20% da população mundial sofre com essa condição, principalmente mulheres e idosos.²
Esse fenômeno é muito comum e causa bastante desconforto, mas há algumas estratégias interessantes para evitá-lo, além de aliviar a cólica e o inchaço abdominal¹.
Neste artigo, vamos explorar as causas da dificuldade de evacuar e os alimentos para prisão de ventre que podem ajudar seu intestino a funcionar corretamente.
Resumo
Conteúdos relacionados
A constipação acontece quando os músculos do intestino grosso não têm força o suficiente para eliminar o bolo fecal. O material “estacionado” reabsorve água e endurece¹.
As fezes mais rígidas exigem mais esforço do indivíduo para expeli-las¹.
As principais causas de intestino preso são³:
A manifestação dos sintomas pode variar de paciente para paciente, principalmente os que apresentam quadro funcional e crônico¹⁵.
De maneira geral, os sintomas do intestino preso crônico são¹⁵:
A prisão de ventre pode ser tanto funcional quanto crônica. No primeiro caso, acontece apenas eventualmente e não predomina na vida do paciente a longo prazo².
Já quando a prisão de ventre é crônica, a dificuldade da musculatura do intestino grosso é mais recorrente. O paciente evacua menos de três vezes por semana².
Nesses casos, é fundamental o acompanhamento de um médico gastroenterologista para o tratamento mais adequado, pois a constipação gera sintomas que podem prejudicar a qualidade de vida².
Existem algumas estratégias bem eficientes para facilitar o trânsito intestinal, como³⁴:
Os principais alimentos para prisão de ventre que você pode inserir na sua dieta são³⁴:
O Buscopan é uma boa opção de remédio para dor na barriga, sintoma comum de intestino preso.6
Buscopan age onde dói. O princípio ativo é a escopolamina, um antiespasmódico que bloqueia os impulsos nervosos que causam as contrações involuntárias nos músculos lisos.6
Para crianças menores de 12 anos, o médico deve determinar a dosagem adequada. Sempre leia a bula antes de administrar o Buscopan e siga as orientações do profissional de saúde.6
Você pode encontrar Buscopan em farmácias e drogarias de todo o Brasil. Se preferir, peça o medicamento na nossa loja online.
Buscopan, butilbrometo de escopolamina. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas estomacais e intestinais, cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários. MS 1.7817.0890. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Maio/2025.
Líder e top of mind em cólicas e dores na barriga1, a família Buscopan lançou o Buscopan Composto pensando nas pessoas que sofrem com dores intensas na barriga.
Por conter Dipirona em sua composição, Buscopan Composto possui um forte efeito analgésico, além de sua ação antiespasmódica garantida pelo Butilbrometo de escopolamina, ativo específico que alivia as contrações na barriga.
Para identificá-lo, é só buscar pelo Buscopan da caixinha roxa. Entenda melhor o funcionamento de Buscopan Composto.
Buscopan composto. butilbrometo de escopolamina e dipirona. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas intestinais, estomacais, urinárias, das vias biliares, dos órgãos sexuais femininos e menstruais. MS 1.7817.0891. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 07/2022.
Referências Consultadas:
Lançamento