Lançamento

O intestino pode ficar lento por vários motivos, como alimentação pobre em fibras, baixa ingestão de água, sedentarismo, efeito de medicamentos e estresse. Uma das estratégias para contornar o problema é preparar um chá para intestino preso com plantas que apresentam propriedades laxativas ¹.
Porém, vale reforçar que a dificuldade recorrente ou prolongada para evacuar pode sinalizar problemas gastrointestinais que apenas os chás para prisão de ventre não conseguem resolver ¹.
Feita essa ressalva, continue a leitura e confira as principais opções que podem te ajudar a liberar o intestino.
Resumo:
Conteúdos relacionados
As opções de chá caseiro para intestino preso podem ser mais ou menos efetivas, a depender da causa. Por isso, as bebidas não devem ser a única estratégia para melhorar o problema.¹
A orientação do médico é fundamental para investigar e descobrir o motivo, além de avaliar se há risco de reações adversas do chá, baseado no histórico de saúde ou fase de vida. Por exemplo, na gravidez, é comum haver restrições dietéticas ¹.
Para montar a lista abaixo, reunimos plantas cientificamente eficazes no alívio do intestino preso. Confira!
A Senna alexandrina Mill., conhecida popularmente como sene, é uma planta medicinal da família Leguminosae, utilizada no tratamento da constipação intestinal ocasional ².
As folhas e frutos servem para a fabricação de cápsulas e comprimidos fitoterápicos com extratos do vegetal, além de consumo na forma de chá para intestino preso com preparo por infusão ².
O sene tem efeito laxativo devido aos derivados antraquinônicos e senosídeos A e B presentes na planta que agem no intestino ².
Em um estudo realizado com ratos que receberam extratos de sene com os senosídeos A e B, a evacuação normal foi adiantada entre três e quatro horas, além de melhorar a consistência das fezes.²
O tempo de trânsito intestinal variou conforme a dose e a duração do tratamento de cada grupo da pesquisa. Em média, o intervalo de trânsito de seis horas no grupo de controle passou para 90 minutos no grupo tratado com extrato de sene ².
Outro estudo clínico, dessa vez com humanos, acompanhou 21 pessoas por 33 meses, em média tratadas com doses padronizadas de sene. 81% dos participantes responderam rápida e positivamente ao tratamento com uma drágea por dia. Alcançou-se o ritmo de evacuação normal em 28 dias ².
Apesar dos benefícios, a superdosagem do chá ou de outras apresentações pode causar dores abdominais, cólicas, espasmos, náuseas e diarreias severas com perdas de fluidos ².
Por isso, não se recomenda o uso por mais de duas semanas sem orientação médica. Nesse período, deve-se reforçar a ingestão de líquidos para manter a hidratação corporal ².
Leia também: Constipação intestinal: o que é? Como tratar? Guia completo
A cáscara-sagrada é o nome popular da Rhamnus purshiana DC., uma planta da família Rhamnaceae. Prepara-se esse chá para intestino preso a partir da infusão das cascas frescas, ricas em antronas livres, que após a oxidação formam as antraquinonas ².
Os glicosídeos antraquinônicos e cascarosídeos A-D são metabólitos com ação laxativa. Para garantir a liberação no chá, as cascas devem permanecer um ano em secagem ou ser envelhecidas artificialmente ².
Conforme estudos clínicos com a cáscara-sagrada, a planta se classifica como laxante estimulante ou irritante de contato. É muito útil para o tratamento de curto prazo da constipação intestinal ocasional ².
A planta apresenta dois mecanismos de ação²:
O efeito se manifesta entre 6 e 12 horas após o consumo da cáscara-sagrada. Porém, deve-se controlar o uso para evitar superdosagem, o que pode provocar cólicas intestinais e diarreia severa com perda de fluidos e eletrólitos ².
Assim como o chá de sene, não se recomenda o uso contínuo da cáscara por mais de uma ou duas semanas. Por isso, o acompanhamento médico também é fundamental ².
Existem outras plantas medicinais, menos pesquisadas pela ciência, mas que podem servir para o preparo de chá para soltar o intestino, ainda que tenham efeito laxativo leve ³ 4.
As folhas de hortelã são ricas em compostos fenólicos, como ácido rosmarínico e flavonoides (eriocitrina, luteolina e hesperidina). O chá melhora as funções digestivas, evita as contrações, relaxa a musculatura lisa, minimiza espasmos no intestino e favorece a motilidade ³.
O chá de dente-de-leão apresenta propriedades laxativas e promove o alívio de gases e plenitude gástrica (sensação de estômago cheio). Recomenda-se a bebida para indivíduos acima de 12 anos ³.
O chá de camomila é bom para intestino preso por ajudar no relaxamento da musculatura dos órgãos do trato gastrointestinal, além de estimular a motilidade do intestino e contribuir para a evacuação normal ⁵.
Agora que você sabe qual chá é bom para intestino preso, listamos alguns alimentos que apresentam efeito laxativo natural e que podem fazer parte da sua alimentação para melhorar o trânsito intestinal ⁷.
Leia também: Evite a constipação: 4 alimentos que prendem o intestino.
O chá de sene é um dos mais eficazes para aliviar o intestino preso, pois tem efeito laxativo natural. Outras boas opções incluem chá de cáscara-sagrada, hortelã e erva-doce, que ajudam na digestão e estimulam o funcionamento do intestino de forma mais suave ¹.
Ferva 200 ml de água, adicione 1 colher de chá da erva escolhida (como sene ou cáscara-sagrada) e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Coe e beba morno. Não se recomenda consumir mais de uma xícara por dia sem orientação médica para evitar efeitos indesejados ².
Não é ideal consumir chás laxativos todos os dias. O uso contínuo pode irritar o intestino ou causar dependência para evacuar. Prefira usar essas bebidas pontualmente e busque corrigir a causa do intestino preso com mudanças na alimentação e hábitos de vida saudáveis ³.
Um chá para intestino preso pode ser eficaz, mas não dispensa orientação médica, principalmente quando o problema persiste ou acontece com frequência¹.
Nessa jornada, Buscopan é um antiespasmódico que age onde dói. Esse medicamento pode auxiliar no alívio da dor abdominal de gases e outros desconfortos relacionados à constipação ⁸.
Porém, sua ação é complementar. Consulte um médico para um tratamento completo e personalizado ⁸.
Buscopan. butilbrometo de escopolamina. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas estomacais e intestinais, cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários. MS 1.7817.0890. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Abril/2025.
Há mais de 50 anos atuando contra a dor na barriga, Buscopan é o medicamento para dores na barriga mais prescrito pelos médicos1.
É especialista em dor na barriga porque possui o ativo específico que age no local das contrações, aliviando a dor.
Indicado para dores na barriga leves, Buscopan da caixinha verde, é adequado para crianças acima de 6 anos e adultos. Mais informações sobre o produto, você confere na bula de Buscopan.
Buscopan. butilbrometo de escopolamina. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas estomacais e intestinais, cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários. MS 1.7817.0890. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 07/2022.8. Bula Buscopan.
Lançamento