Lançamento

Sentir cólica sem estar menstruada é uma situação que pode causar bastante preocupação e dúvida ¹.
Muitas mulheres estão acostumadas a associar a cólica apenas ao período menstrual, por isso, quando essa dor se manifesta em outras fases do ciclo, é comum surgirem questionamentos: será normal? Preciso me preocupar? ¹
A verdade é que as dores na barriga podem ter diversas origens. Em alguns casos, resultam de alterações hormonais naturais, como no período de ovulação ¹.
Em outras situações, podem estar relacionadas a estresse, problemas intestinais, infecções urinárias ou condições ginecológicas, como endometriose e miomas ¹.
Neste artigo, vamos te ajudar a entender o que causa cólica abdominal e quando a dor pode indicar um problema mais sério.
Continue a leitura para conferir dicas práticas de como melhorar a dor de cólica e quando procurar um médico.
Resumo
Conteúdos relacionados
Existem várias razões possíveis para esse desconforto, especialmente no contexto feminino. Algumas causas são mais simples, enquanto outras exigem mais atenção ¹.
Durante o ciclo menstrual, a ovulação ocorre por volta da metade do período, geralmente entre o 12º e o 16º dia ¹.
Nesse processo, o rompimento do folículo no ovário pode provocar uma dor leve ou moderada, chamada de "dor do meio do ciclo", localizada em um dos lados da parte inferior da barriga ¹.
A endometriose é uma condição ginecológica em que o tecido semelhante ao endométrio cresce fora do útero. Essa alteração pode causar cólica sem estar menstruada, além de dor durante as relações sexuais, sangramento irregular e dificuldade para engravidar ¹.
A infecção urinária é uma causa comum de cólicas abdominais em mulheres. A inflamação na bexiga pode provocar dor no pé da barriga, além de ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro ¹.
Alterações no funcionamento intestinal, como excesso de gases, prisão de ventre ou síndrome do intestino irritável, também podem se manifestar por meio de cólica abdominal ¹.
Nestes casos, a dor costuma ser difusa, com sensação de inchaço e desconforto que melhora após a eliminação de gases ou fezes ¹.
O estresse emocional pode gerar tensões musculares e alterações na motilidade intestinal, o que provoca cólicas. Muitas mulheres percebem piora nas dores abdominais em períodos de tensão psicológica mais acentuada ¹.
Geralmente, não há motivo para alarde. Situações, como ovulação, alterações intestinais ou efeitos de estresse, são causas benignas. Porém, a cólica sem estar menstruada é grave quando se observam os seguintes sinais ²:
Se algum desses sintomas aparecer com a cólica, é fundamental buscar orientação médica para investigar a causa e iniciar o tratamento adequado ².
Existem algumas estratégias simples e acessíveis para aliviar o desconforto ².
Sim, o Buscopan é um dos medicamentos mais utilizados para aliviar cólicas abdominais. Com ação antiespasmódica, age diretamente no local da dor ao relaxar a musculatura lisa do trato gastrointestinal e dos órgãos pélvicos ³.
No entanto, se a dor persistir ou vier acompanhada de outros sintomas preocupantes, é fundamental consultar um médico para um diagnóstico correto ³.
Você pode encontrar Buscopan Gotas em farmácias e drogarias de todo o Brasil. Se preferir, peça o medicamento na nossa loja online.
Buscopan. Butilbrometo de escopolamina. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas estomacais e intestinais, cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários. MS 1.7817.0890. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Junho/2025.
Há mais de 50 anos atuando contra a dor na barriga, Buscopan é o medicamento para dores na barriga mais prescrito pelos médicos1.
É especialista em dor na barriga porque possui o ativo específico que age no local das contrações, aliviando a dor.
Indicado para dores na barriga leves, Buscopan da caixinha verde, é adequado para crianças acima de 6 anos e adultos. Mais informações sobre o produto, você confere na bula de Buscopan.
Buscopan. butilbrometo de escopolamina. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas estomacais e intestinais, cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários. MS 1.7817.0890. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 07/2022.3. Bula Buscopan.
Lançamento