Dor na Barriga Publicado em: 22/08/2022

Barriga estufada – O que fazer? Que remédio alivia?

Imagem do post Barriga estufada o que fazer

O que fazer com a barriga estufada é a preocupação de muitas pessoas já que essa distensão abdominal é um problema comum, chegando a atingir até 25% dos indivíduos saudáveis³. Entre as mulheres, cerca de 75% costumam se queixar de inchaço na barriga antes ou durante o período menstrual.

No entanto, apesar de a barriga estuda ser comum, é fundamental se atentar aos sinais, já que ela pode ser um sintoma de alguma doença ou condição médica¹.

O que pode ser barriga estufada?

A barriga estufada pode ser causada por inúmeros problemas, no entanto, as causas mais comuns são:

Gases

A barriga estufada e dura indica um possível acúmulo de gases. Esses gases podem ser tanto provenientes da digestão quanto de maus hábitos alimentares.

Ou seja, pode ser que os gases escaparam do intestino e ficaram no abdômen¹ ou pode ser que você tenha engolido excesso de ar ao comer ou beber muito rápido, mascar chiclete, fumar, falar enquanto come ou ao tomar bebidas gaseificadas².

Esse excesso de gases no abdômen causa inchaço e desconforto, mas o incomodo passa rapidamente.

Retenção de líquido

Barriga inchada e mole costuma ser resultante de um edema abdominal ou de retenção de líquido causada pelo consumo excessivo de alimentos com alto teor de sódio¹. Nesse último caso, a resposta para o que fazer com barriga estufada é: tomar bastante líquido e reduzir o consumo de sal. 

Gastrite

A sensação de barriga estufada também pode ser proveniente de uma gastrite, que é uma inflamação da mucosa interna do estômago5.

Nesse caso, há outros sintomas envolvidos como: azia, queimação, perda de apetite, náuseas e vômitos5.

Para melhorar, evite fazer jejum e a ingestão de frutas ácidas, refrigerantes, café, bebidas alcóolicas e medicamentos anti-inflamatórios5.

Prisão de ventre

Prisão de ventre é outro problema que pode causar a barriga estufada e dura¹. Ela pode ser ocasionada por hábitos alimentares, viagens ou ser crônica.

Nesse caso, para passar a sensação de barriga estufada, você precisa usar o banheiro. Ingerir muita água e alimentos ricos em fibras, como verduras, frutas, cereais e farinhas integrais podem ajudar nessa missão, uma vez que eles contribuem para o bom funcionamento digestivo³.

Intolerância alimentar

Um dos principais sintomas que indicam a existência de uma doença celíaca, intolerância à lactose ou alimentar é a barriga estufada4.

Nesse caso, é preciso ficar atento se você tem distensão abdominal sempre que come determinados tipos de alimentos e, caso sim, é recomendado buscar um médico para investigar o problema. 

Gravidez

Gravidez também provoca a sensação de barriga estufada e dura, especialmente na região abaixo do umbigo. Por isso, se a distensão abdominal demorar a passar e você observar um atraso no período menstrual, faça um teste de farmácia ou procure uma ginecologista para verificar se está grávida ou não5.

Outras condições médicas que também podem causar a barriga estufada são:

  • Síndrome do intestino irritável (SII);
  • Doença inflamatória intestinal (como colite ulcerativa ou doença de Crohn);
  • Outros distúrbios gastrointestinais funcionais (FGIDs);
  • Giardíase (infecção parasitária intestinal);
  • Distúrbios alimentares (como anorexia nervosa ou bulimia nervosa);
  • Fatores associados à saúde mental (como estresse, ansiedade, depressão);
  • Alguns medicamentos.

Barriga estufada - O que fazer?

Se você sentiu a barriga estufada após comer, o que você deve fazer é tomar um chá de ervas e relaxar para que o incômodo passe. Normalmente passa em questão de horas ou, no máximo, em dois dias3.

Caso seu problema seja constipação, a fibra deve ser introduzida em seus hábitos alimentares ou, então, ingerida por meio de fibras solúveis adquiridas em farmácias.

Receitas que ajudam a aliviar a sensação de barriga estufada são³:

  • Chás de hortelã-pimenta, camomila, gengibre, açafrão e erva-doce que ajudam a digestão e eliminação de gases;
  • Chá dente de leão que alivia a retenção de líquido;
  • Cápsulas de óleo de hortelã-pimenta atuam como um antiespasmódico natural, relaxando os músculos intestinais;
  • Suplementos de magnésio ajudam a neutralizar o ácido estomacal e também atuam no relaxamento dos músculos intestinais;
  • Probióticos ajudam a reequilibrar a flora intestinal;
  • Cascas de psyllium são um suplemento de fibra que ajuda a fazer cocô.

Abaixo, também listamos o que fazer para evitar barriga estufada:

  • Faça exercícios físicos regularmente³;
  • Coma e beba devagar²;
  • Evite refrigerantes e cerveja²;
  • Não fume;
  • Evite mascar chiclete;
  • Evite comer alimentos que causam gases, como feijão, ervilha, lentilha, repolho, brócolis, cogumelos.
  • Caso desconfie de intolerância à lactose, busque um médico e evite comer alimentos derivados do leite;
  • Ingira menos alimentos gordurosos.

Na maioria das vezes, você consegue resolver o incômodo do inchaço abdominal sozinho. No entanto, se não souber mais o que fazer com a barriga estufada que não passa, e sentir outros sintomas, como fraqueza, perda de apetite, diarreia, perda de peso, febre ou ver sangue nas fezes, procure um médico.

Deseja aliviar as dores na barriga?

Indicado para dores na barriga leves, Buscopan esse da caixinha verde, é adequado para crianças acima de 6 anos e adultos. Mais informações sobre o produto, você confere na bula de Buscopan.

DOR NA BARRIGA? VAI DE BUSCOPAN

Bebê com dor na barriga? Vai de Buscopan Gotas

ONDE COMPRAR

Há mais de 50 anos atuando contra a dor na barriga, Buscopan é o medicamento para dores na barriga mais prescrito pelos médicos1.

É especialista em dor na barriga porque possui o ativo específico que age no local das contrações, aliviando a dor.

Indicado para dores na barriga leves, Buscopan da caixinha verde, é adequado para crianças acima de 6 anos e adultos. Mais informações sobre o produto, você confere na bula de Buscopan.

Buscopan. butilbrometo de escopolamina. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas estomacais e intestinais, cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários. MS 1.7817.0890. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 07/2022.
Referências Consultadas:
  1. 1. IQVIA PMB MAT JAN/22
  2. 2. Bula do Produto Buscopan

Sobre o autor

Buscopan

Buscopan® é uma medicação antiespasmódica que alivia especificamente desconforto e dor abdominais devido a cólicas e espasmos.

Buscopan® oferece um alívio direcionado de seus desconfortos e cólicas abdominais. Ele age onde a dor se desenvolve - no abdômen. Buscopan® funciona diretamente sobre os músculos de seus intestinos para aliviar as cólicas e espasmos que causam o desconforto. Com Buscopan®, você pode confiar que está visando o foco de seu desconforto e cólicas e aliviar o problema.

Conheça o autor