Dor na Barriga

Dor na barriga após comer: o que fazer para aliviar os sintomas?

Imagem dio post dor na barriga após comer o que fazer

Acabo de comer e me dá dor na barriga”. Muitas pessoas reclamam desse desconforto logo depois das refeições e existem diversas causas para o sintoma. Porém, o que fazer para aliviar a dor na barriga após comer?

Continue a leitura do artigo e entenda as causas, além de alimentos específicos que podem desencadear o sintoma e como aliviar a dor de forma segura.

O que pode causar dor na barriga após comer?

A causa da dor na barriga pode estar relacionada a quadros passageiros, como gases e má digestão até doenças, como gastrite, problemas na vesícula e refluxo gastroesofágico. Além desses, existem outros motivos, então, observar a frequência do sintoma é o principal para buscar orientação médica adequada.

Explicamos sobre as possíveis causas e suas principais características a seguir para que você fique atento ao funcionamento do seu sistema digestório.

Gases podem levar a dor na barriga após comer

O acúmulo de gases no estômago provoca arrotos (pela ingestão de ar ou consumo de bebidas com gás), flatulência em excesso (pelo consumo de certos alimentos ou má absorção de nutrientes) e distensão abdominal (devido a distúrbios gastrointestinais)1.

Com isso, vem a dor no estômago após comer e barriga inchada. E o que fazer para melhorar o sintoma? O principal é evitar os gatilhos, como tomar refrigerante nas refeições ou mascar chicletes. Se as ocorrências forem frequentes, a orientação médica é importante para descartar problemas digestivos e intestinais1.  

Má digestão

Em geral, a má digestão é um desconforto leve e passageiro. O quadro causa sensação de plenitude precoce mesmo comendo pouco ou depois de uma refeição normal, provocando a sensação de que o alimento está parado no estômago2.

Outros sinais que acompanham são queimação e ardência. E o que fazer para aliviar a cólica após comer nesse caso? Se o sintoma é contínuo, a principal ação é descobrir a causa e tratá-la2.

Gastrite

A gastrite é a inflamação da mucosa do estômago, a camada mais interna que reveste e protege o órgão dos ácidos digestivos. Uso excessivo de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), bebidas alcoólicas e infecção pela bactéria H. pylori são algumas das causas3.

A dor na barriga como se fosse cólica é um sintoma que aparece após comer e as indicações para aliviar incluem remédios que reduzem a produção de ácido e antibiótico se a causa da gastrite for causada pela bactéria3.

Problemas na vesícula

A inflamação (colecistite) ou pedras (cálculos biliares) são problemas na vesícula que causam dor na parte superior da barriga após comer, especialmente se a comida for pesada, seja ela gordurosa ou não4.

O tratamento pode ser cirúrgico para remoção da vesícula ou apenas para retirada de cálculos ou com medicamentos para dissolver as pedras4.

Refluxo é outra causa comum para dor na barriga após comer

O refluxo causa dor na barriga após comer, que abrange a região inferior do tórax, porque o conteúdo do estômago volta para o esôfago. A azia é outro sintoma característico do quadro5.

Para evitar o desconforto, recomenda-se evitar alimentos gordurosos e ácidos, bebidas gasosas, cafeinadas e alcoólicas e tabaco5.

Leia mais: O que é bom para refluxo? Saiba quais alimentos comer e evitar.

Quais alimentos podem causar dor na barriga?

O processo de digestão de alguns alimentos pode estufar a barriga, além aumentar as chances de ter dor na barriga após comer. Alguns exemplos são ovos malpassados, maionese, feijão e pimenta. Entenda o motivo dessas reações a seguir:

Ovos malpassados

Um dos riscos de consumir ovos malpassados ou crus é a contaminação do alimento por bactérias, como a Salmonella sp and E. coli, que causam intoxicação alimentar. Caso isso aconteça, o principal sintoma é dor na barriga depois de comer e diarreia intensa, além de vômito, dores musculares e fadiga6

Maionese

A maionese é outro alimento que pode causar intoxicação alimentar e provocar dor na barriga após comer pratos com o ingrediente. Isso acontece porque muitas receitas caseiras levam ovo cru, que pode estar contaminado. O armazenamento inadequado também aumenta as chances da maionese estragar7.

Feijão

O feijão é um alimento do grupo dos FODMAPS, que são carboidratos de cadeia curta que os intestinos não absorvem adequadamente. Sua digestão tende a provocar dor e desconforto abdominal, inchaço, gases e alterações no trânsito intestinal em pessoas mais sensíveis8.

Pimenta

As comidas temperadas com pimenta podem causar indigestão em algumas pessoas e, em episódios de diarreia após comer qualquer coisa, e gastrite, por exemplo, o condimento deve ser evitado, pois as substâncias presentes sensibilizam a parede do estômago6.

Dor na barriga após comer: o que fazer?

Quando a dor na barriga após comer é um sintoma pontual, causada por um alimento de digestão difícil ou uma refeição volumosa, dá para aliviar o desconforto com um remédio que alivia a dor.

Buscopan é um exemplo desse tipo de medicamento que alivia o desconforto na barriga após as refeições graças a ação do butilbrometo de escopolamina, um antiespasmódico que age no foco da dor, diminuindo os espasmos no estômago9.

A versão de Buscopan em gotas é indicada para dores leves. Porém se o problema não melhorar e se intensificar, o ideal é consultar um médico9.

Dúvidas frequentes

Como aliviar a dor na barriga depois de comer?

Se a dor na barriga após comer for pontual e leve, Buscopan gotas é indicado, pois age apenas no foco do desconforto e da cólica, aliviando o problema de forma rápida e segura9.

Por que acabo de comer e me dá dor na barriga?

As causas da dor ao acabar de comer têm causas variadas, como as listadas acima. Portanto, observe a frequência com que o desconforto aparece e, caso um remédio antiespasmódico não alivie e o sintoma piore, busque orientação médica.

Estou com muita dor na barriga, o que pode ser?

Refluxo gastroesofágico, gastrite, má digestão, excesso de gases e problemas na vesícula podem causar dor na barriga leve e até mais intensa. Por isso, é importante ter um diagnóstico preciso.

Quando a dor na barriga é preocupante?

A dor na barriga é comum, mas converse com um médico se estiver perdendo peso, sem apetite, cansaço, cólicas, sangramento, dor e outros sintomas contínuos por muito tempo10.

O que fazer para tirar a dor na barriga?

Uma dica de como aliviar a dor na barriga rápido é tomar um remédio, como Buscopan, que age no foco da dor e alivia o sintoma em poucos minutos9.

Qual é o remédio caseiro que é bom para dor na barriga?

Uma solução caseira é fazer as posições para aliviar a dor na barriga. Deite-se de barriga para cima e dobre os joelhos, pressionando-os por 10 segundos e depois solte. Ficar em posição fetal ou se sentar e se curvar em cima das pernas também ajuda11.

Cuide da sua saúde

Agora que você sabe o que fazer e possíveis causas da dor na barriga após comer, fique atento ao sintoma. Cuidados imediatos são importantes, mas saber a causa também. Cuide-se!

Seja qual for a sua dor na barriga, vai de Buscopan!

1. Gotfried J. Gases [Internet]. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Manuais MSD; 2022. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-digestivos/sintomas-de-dist%C3%BArbios-digestivos/gases. Acesso em junho de 2023.2. Gotfried J. Indigestão [Internet]. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Manuais MSD; 2022. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-digestivos/sintomas-de-dist%C3%BArbios-digestivos/indigest%C3%A3o. Acesso em junho de 2023.3. Vakil N. Gastrite [Internet]. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Manuais MSD; 2023. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-digestivos/gastrite-e-%C3%BAlcera-p%C3%A9ptica/gastrite?query=gastrite. Acesso em junho de 2023.4. Lindenmeyer CC. Cálculos biliares [Internet]. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Manuais MSD; 2020. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/doen%C3%A7as-hep%C3%A1ticas-e-da-ves%C3%ADcula-biliar/dist%C3%BArbios-da-ves%C3%ADcula-biliar-e-dutos-biliares/c%C3%A1lculos-biliares. Acesso em junho de 2023.5. Kristle Lee Lynch. Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) [Internet]. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Manuais MSD; 2022. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-digestivos/dist%C3%BArbios-esof%C3%A1gicos-e-de-degluti%C3%A7%C3%A3o/doen%C3%A7a-do-refluxo-gastroesof%C3%A1gico-drge?query=refluxo%20gastroesof. Acesso em junho de 2023.6. 11 Foods to Avoid During Digestive Problems and Disorders | Everyday Health [Internet]. EverydayHealth.com. Disponível em: https://www.everydayhealth.com/digestive-health/diet/foods-to-avoid-during-digestive-problems/. Acesso em junho de 2023.7. Healthfully [Internet]. Healthfully. Disponível em: https://healthfully.com/173472-mayonnaise-food-poisoning.html. Acesso em junho de 2023.8. Best foods to eat and avoid on an upset stomach [Internet]. www.medicalnewstoday.com. 2020. Disponível em: https://www.medicalnewstoday.com/articles/food-for-upset-stomach. Acesso em junho de 2023.9. Pharma H. Produto Buscopan® [Internet]. buscopan. Disponível em: https://www.buscopan.com.br/produtos/buscopan-gotas. Acesso em junho de 2023.10. WebMD. Slideshow: What to Eat (or Not) When Your Stomach Hurts [Internet]. WebMD. 2019. Disponível em: https://www.webmd.com/digestive-disorders/ss/slideshow-food-stomach-upset. Acesso em junho de 2023.11. Existe alguma posição para deitar que ajude a eliminar os gases? [Internet]. Cuidados Pela Vida. 2023. Disponível em: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/saude-gastrointestinal/posicao-para-deitar-eliminar-gases. Acesso em junho de 2023.