Dor na Barriga Publicado em: 25/07/2023

Vômito constante: o que pode ser e como tratar essa condição?

Imagem do post vômitos constantes o que pode ser

Se vomitar de vez em quando já é desconfortável, imagine ter vômitos constantes. O que pode ser esse sintoma depende de vários fatores, desde doenças preexistentes e até fatores emocionais.

Geralmente, sinais como náuseas e vômitos em adultos não indicam nada sério, podendo durar apenas 1 ou 2 dias1. Porém, as crianças têm frequentemente o que se denomina como síndrome do vômito cíclico, um tipo de vômito constante e bastante incômodo.

Quer entender melhor o que esse sintoma indica, suas causas e quais são os principais cuidados para lidar com vômito repentino?

Basta seguir com sua leitura!

O que pode ser vômito constante?

O vômito é a maneira mais imediata do corpo se livrar de algo nocivo ou que não fez bem ao estômago ou pode ser uma reação a algo que está irritando o intestino1. Os vômitos constantes acontecem em diferentes situações: uso de medicamentos, dor abdominal intensa e frequente, estresse emocional e intoxicação alimentar.

Alguns distúrbios gastrointestinais, entre eles inflamação da vesícula biliar, gastroenterite viral, obstrução intestinal e esvaziamento lento do estômago (gastroparesia) são outros casos em que o sintoma é comum2.

Esses são apenas alguns exemplos do que pode ser vômito constante. É essencial ter atenção à intensidade e à frequência do sintoma para não adiar a ida ao médico.

A dor na barriga com vômito é um exemplo de como o sintoma pode escalar, pois o ato de vomitar força os músculos abdominais e, dependendo da frequência, associa-se a um novo desconforto3

Leia também >>> Comer pouco e se sentir cheio: o que pode ser? Como tratar?

O que causa ânsia de vômito constante?

As principais causas da ânsia de vômito constante são doenças gastrointestinais, intoxicação ou alergia a determinados alimentos, crises de enxaqueca, gravidez e medicamentos utilizados em alguns tratamentos de saúde. Entenda como o organismo reage em cada um desses quadros:

Doenças gastrointestinais

As doenças gastrointestinais, como gastroenterite, refluxo gastroesofágico, gastrite, pancreatite e problemas na vesícula biliar (cálculos ou inflamação), causam vômitos constantes.

A gastroenterite é uma das causas mais comuns de vômito em adultos. Outro sintoma conjunto é a diarreia. Os causadores desses problemas são o norovírus e bactérias, ambos transmitidos em alimentos ou bebidas contaminados. Porém, em poucos dias o organismo se recupera1.

Leia mais >>> Tratamentos para gastroenterite: quais são os mais utilizados?

Intoxicação ou alergia alimentar

A intoxicação acontece por conta de bactérias que contaminam os alimentos como Salmonella, Escherichia Coli, Staphylococcus e os Rotavírus. Além de vômitos constantes, outros sintomas são náuseas, diarreia, dor abdominal, febre, cólicas — em casos mais graves ocorre desidratação, queda de peso e pressão arterial4.

A alergia alimentar é uma resposta do sistema imunológico a determinado alimento. Os principais exemplos são: leite de vaca, ovo, soja, trigo, peixe e crustáceos. Os sintomas mais comuns são alterações na pele, no sistema respiratório e gastrointestinal (diarreia, dor abdominal e vômitos)5

Enxaqueca

Pessoas com episódios de vômitos constantes associado a dores de cabeça intensas e latejantes que duram horas e até dias por crise. Soa familiar? A causa tem nome: a enxaqueca.

Esse quadro exige um tratamento duplo, orientado por um médico para controlar a dor (ex: paracetamol) e prevenir o vômito de acontecer com medicamentos antieméticos1.

Gravidez

Outra causa de vômitos constantes é a gravidez. O sintoma aparece junto com as náuseas nos estágios iniciais da gestação, sendo mais comum pela manhã, mas pode acontecer a qualquer hora do dia1.

A náusea ocorre em aproximadamente 50% a 90% de todas as gestações e vômitos em 25% a 55%2.

Uso de medicamentos

Antibióticos e analgésicos opioides podem causar vômitos constantes em pessoas que utilizam esses medicamentos em seus tratamentos1. Os protocolos para câncer (quimio e radioterapia) também desencadeiam o quadro após as sessões6.

Para aliviar o sintoma, é recomendado ingerir frutas cítricas durante as sessões, fracionar as refeições em porções menores, priorizar alimentos leves e de fácil digestão e manter o organismo bem hidratado.

O que é a síndrome do vômito cíclico?

A síndrome do vômito cíclico é caracterizada por episódios de vômito sem causa aparente que podem durar horas ou dias, alternando com períodos sem sintomas7.

Um detalhe que ajuda a identificar a síndrome é se ela acontece sempre na mesma hora do dia, mantendo a duração e a intensidade dos sintomas. Ela pode ocorrer em adultos, mas é bastante comum em crianças de 3 a 7 anos7.

Nos pequenos, estresse ou excitação emocional é a principal causa do problema, algo comum quando mudanças na rotina começam a acontecer, gerando insegurança e até medo7

Já nos adultos, crises de pânico e ansiedade, exercícios em excesso na rotina, assim como comer demais podem causar a síndrome do vômito cíclico7.

Sem tratamento, os vômitos constantes podem causar desidratação, lesão no esôfago e danos ao esmalte no dente. Conhecer os gatilhos dos sintomas é essencial para tratar a síndrome, especialmente nas crianças que precisam de mais assistência7.

Dependendo da frequência do sintoma, o médico pode recomendar medicamentos para prevenir os vômitos, mas mudanças nos hábitos de vida são fundamentais7.

Como parar vômitos constantes?

A principal recomendação para parar vômitos constantes é descobrir a causa do problema para que o tratamento seja completo. Outros cuidados recomendados independentemente da idade ou causa são:

  • tomar pequenos goles de água com frequência para evitar a desidratação1;
  • beber uma bebida doce (ex: suco de frutas) para repor o açúcar perdido1;
  • comer algo salgado e leve, como batatas fritas ou sopa, ajudar a recuperar o sal perdido1;
  • evitar outros alimentos sólidos e mais pesados até o vômito passar2.

Por causa da força feita na musculatura durante um episódio de vômito constante é possível sentir dor abdominal. Esse sintoma também pode estar relacionado a causa do vômito. Então, além dos cuidados acima, Buscopan ajuda a reduzir a dor e a cólica na região da barriga8.

A versão em drágeas da caixa verde é indicada para uso adulto e pediátrico acima de 6 anos. O remédio relaxa os espasmos dos músculos e proporciona alívio rápido e prolongado da dor8.

Quando o vômito é preocupante?

O vômito é preocupante se durar mais de um dia e houver sinais de desidratação grave (confusão mental, batimentos cardíacos acelerados, olhos fundos e parar ou reduzir a urina), perda de peso, diarreia e febre. Outros sinais agravantes são sangue no vômito, dor de cabeça forte e pescoço rígido1 2.

Dê atenção aos sintomas e observe o progresso, buscando atendimento médico o mais rápido possível ao identificar sinais de piora.

Seja qual for sua dor na barriga, vai de Buscopan!

Sobre o autor

Buscopan

Buscopan® é uma medicação antiespasmódica que alivia especificamente desconforto e dor abdominais devido a cólicas e espasmos.

Buscopan® oferece um alívio direcionado de seus desconfortos e cólicas abdominais. Ele age onde a dor se desenvolve - no abdômen. Buscopan® funciona diretamente sobre os músculos de seus intestinos para aliviar as cólicas e espasmos que causam o desconforto. Com Buscopan®, você pode confiar que está visando o foco de seu desconforto e cólicas e aliviar o problema.

Conheça o autor